A pesquisa de mercado eleva a sua marca

Como impulsionar sua empresa através da pesquisa de mercado?

Primeiramente, entender as dores e necessidades dos seus clientes é a melhor forma de estabelecer uma conexão honesta e real e se diferenciar no mercado. É nesse cenário que se torna necessário a elaboração de uma pesquisa de mercado. 

 

O que é uma Pesquisa de Mercado?

A pesquisa de mercado é o processo de coleta de informações sobre consumidores, concorrentes e fornecedores, que visa um maior entendimento sobre o seu negócio para traçar estratégias e solucionar problemas para o mesmo, além de orientar a tomada de decisões.

Os dados coletados permitirão tomar decisões baseadas em fatos, de forma confiável e assertiva, além de estimar com maior precisão os efeitos que uma determinada atitude ou posicionamento terão sobre o seu negócio.

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Por que realizar uma pesquisa de mercado?

Realizar uma Pesquisa de Mercado permitirá ao empreendedor conhecer as necessidades de seus clientes e seus hábitos de consumo, além de promover uma análise profunda de seus concorrentes, dessa forma, fornecendo, vantagens sobre os mesmos no mercado.

Nesse contexto, possuir essas informações é essencial para o empreendedor conseguir se posicionar no mercado de forma estratégica.

Além disso, a pesquisa de mercado torna-se essencial para analisar a viabilidade e testar o conceito do seu negócio e também para estabelecer metas dentro da sua empresa.

pesquisa de mercado

 

Como realizar uma Pesquisa de Mercado?

No início, é necessário definir o seu segmento de mercado, o que pode ser estabelecido com base em alguns questionamentos:

  • O que meu negócio faz ou produz?
  • Quem são meus clientes e quais são as suas dores e necessidades?
  • Quem são meus concorrentes?

 

Encontradas algumas respostas, você poderá estimar o seu segmento, mas para precisar e certificar esses dados, é sugerível quantificar ou qualificar essas informações. Dessa forma, serão levantadas informações para auxiliar a sua estratégia de marketing no futuro.

 

A pesquisa em si é dividida em 5 etapas

 

Diagnóstico das necessidades do cliente

Nesta etapa são coletados dados para entender de maneira profunda quais são as necessidades dos seus clientes. Além disso, é necessário definir quais são os seus objetivos com a pesquisa. Para assim, elencar possíveis perguntas e respostas a serem levantadas. 

 

Criação de banco de dados para aplicação

Neste passo é criado um banco de dados, no qual estão presentes os contatos das pessoas que poderão ser entrevistadas. Muitas vezes essas informações são obtidas através de diversas redes sociais

 

Elaboração dos questionários externos

Nesta etapa será realizada a elaboração do questionário e o levantamento das perguntas que serão feitas. Podem ser perguntas abertas ou fechadas, mas o principal objetivo é que sejam claras e de fácil compreensão.

 

Aplicação dos questionários

Trata-se de um momento crucial e operacional da pesquisa. Aqui, você aplicará os questionamentos elaborados, seja por entrevistas gravadas, ligações telefônicas ou virtualmente através de formulários na internet. Atente-se que a aplicação da pesquisa atinja o público alvo almejado.

 

Análise dos dados

Neste passo, é realizada a reunião das informações coletadas, a fim de identificar padrões e semelhanças entre os dados, o que possibilita ao empreendedor adotar medidas e estratégias em seu negócio, de forma assertiva. Feita a análise dos dados e informações, cumpre ao empreendedor optar por aplicar melhorias e atualizar o seu negócio, de acordo com as demandas e descobertas encontradas tendo em vista as preferências dos seus clientes. Para isso, a melhor saída é criar um plano de ação para que essas melhorias sejam aplicadas da melhor forma, uma sugestão é usar a metodologia 5W2H.

 

 

Agora você sabe que, quanto mais informações você tiver sobre seu negócio e seus clientes, maior é a chance do seu empreendimento dar certo, e o melhor jeito de obter essas informações é através de uma pesquisa de mercado. 

 

Caso você tenha mais dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores!

 

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