Marketing estratégico: garanta maior assertividade nas campanhas

Alavanque o seu negócio com estratégias de marketing melhor definidas

Marketing é um conceito amplo que, por muito tempo, foi associado somente à comunicação. Hoje, entende-se que sua aplicação vai muito além disso e a especificação do termo ajuda no entendimento das diversas funções do Marketing para uma empresa ou marca.

Uma dessas funções é a estratégica, a qual visa resultados de médio e longo prazo

Segundo os estudiosos da área de marketing Kotler e Keller:

“O planejamento estratégico é um processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças de oportunidade de mercado. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos da empresa para que gerem os lucros e o crescimento almejado.”

Definindo o Marketing estratégico da minha empresa

Existem dois pontos essenciais a se pensar na hora de definir o marketing estratégico da sua empresa: 

Pensá-lo de forma integrada às demais áreas da empresa: 

As ações de marketing devem te ajudar a alcançar resultados estratégicos como aumento de vendas, lucratividade e visibilidade, portanto, devem ser pensados com as áreas da empresa que podem melhor quantificar esses objetivos, como o setor financeiro.

 

Pensar em ações, mas, não se prender totalmente a elas: 

 

Mudanças podem acontecer, como evidenciado acima, a adequação às oportunidades de mercado é mais importante do que seguir a risca o planejamento inicial. Dessa forma, ele deve sim nortear as ações da empresa, mas prender-se cegamente a um planejamento de longo prazo que não aceita pequenas alterações de curso pode ser fatal.

 

Além dessas dicas mais gerais, têm alguns passos essenciais para o Planejamento de Marketing Estratégico:

  • Estudo do mercado: Avaliação de boas práticas de mercado na área de atuação da sua empresa, análise de concorrentes, além da elaboração e realização de uma pesquisa de mercado com o público alvo e/ou com clientes do estabelecimento para sua melhor identificação.

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  • Análise SWOT (ou FOFA): A partir do estudo do mercado e da análise interna do negócio é importante a elaboração da Análise SWOT (FOFA) para mapear as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças que a sua empresa tem e, assim, a partir delas pensar ações de marketing estratégico.

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  • Mix de Marketing: Tendo todos os aspectos supracitados em mãos, é hora de montar estratégias. Para isso, o Mix de marketing é uma forma encontrada por estudiosos da área, em especial McCarthy, para classificar ferramentas e atribuições de marketing. Os 4 Ps de marketing:
  • Produto: bens físicos, serviços, ideias, experiências entre outras coisas que podem ser oferecidas ao mercado;
  • Preço: principal determinante da escolha do consumidor e único gerador de receita do mix de marketing;
  • Praça: fatores ligados aos caminhos percorridos desde a produção do bem até sua compra ou utilização pelo consumidor final.
  • Promoção: formas de comunicação que visam promover os produtos e marcas.

Marketing estratégico X operacional

Uma dúvida constante das pessoas são as diferenças entre o marketing estratégico e o operacional, a tabela a seguir traz alguns comparativos:

 

Passo a passo para elaborar um planejamento estratégico de marketing

Alguns dos passos essenciais para a elaboração de um Planejamento estratégico de Marketing já foram citados no artigo, mas, aqui temos um passo a passo mais detalhado:

 

1 – Conheça o Mercado e o Público Alvo:

Fazer uma análise da concorrência, bem como das tendências de mercado é importante para ter uma noção do posicionamento da sua empresa. Por isso, a realização de uma pesquisa de mercado para elaboração de persona, público alvo e posicionamento de mercado é primordial para o estabelecimento de ações de marketing.

2 – Escolha Canais e Estabeleça as Metas e Objetivos do Planejamento Estratégico

A partir de informações da persona, deve-se escolher os canais mais adequados para estabelecimento da comunicação com ela:

No marketing digital temos os seguintes canais:

  • Blog corporativo;
  • Redes Sociais;
  • E-mail Marketing;
  • Mídia Paga;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Webinars;

Além disso, dentre as mídias tradicionais temos:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Eventos;
  • Patrocínio;

3 – Acompanhe e Mensure os Resultados:

Para ter clareza da efetividade das ações e canais de marketing adotados é importante metrificar acessos, curtidas, número de vendas, entre outros fatores que você julgue relevante ao avanço do marketing da sua empresa. Para facilitar o processo, aí estão algumas das opções de plataforma de metrificação de acessos em redes sociais:

Por que vincular o marketing estratégico e operacional é importante?

Como já explicitado anteriormente no texto, o Marketing Estratégico é o cerne da comunicação da empresa, portanto, o Marketing Operacional de curto prazo deve seguir o curso estabelecido pelo Marketing Estratégico, mantendo o mesmo tom na comunicação e corroborando para o alcance das metas estratégicas. Sendo assim, é importante que eles estejam vinculados para que não enviem mensagens conflitantes ao consumidor e para que ambos sejam mais assertivos no alcance das metas, tanto de curto quanto de longo prazo.

 

Por fim, ficou com alguma dúvida ou quer saber mais de perto como nossos consultores trabalham o marketing estratégico? Contate os nossos consultores!

 

 

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