Tenha uma visão estratégica da sua empresa e garanta um melhor planejamento
Muitas empresas acabam estagnadas com o decorrer do tempo e não conseguem enxergar pontos de melhoria. A Análise SWOT é usada para analisar cenários e fundamentar a tomada de decisões. Sendo assim, proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar melhor suas oportunidades.
O que é a Análise SWOT?
A análise SWOT (em português, análise FOFA) trata-se de uma ferramenta clássica de planejamento estratégico e de autoconhecimento criada entre as décadas de 60 e 70 pelo norte americano Albert Humphrey.
De acordo com Philip Kotler, “A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats.)”, ou seja, trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar o ambiente interno e externo à organização, com o intuito de auxiliar na tomada de decisão.
Por que fazer a Análise SWOT?
A análise SWOT pode ser usada tanto para uso pessoal quanto para o seu negócio. Nesse texto, iremos explicar como adotá-la no seu negócio, mas ela é facilmente adaptável. Além disso, também pode ser usada tanto para empresas que já estão no mercado faz tempo quanto para novas empresas.
Mas qual a importância disso? Bom, a análise SWOT te dá um grande conhecimento sobre o mercado e sobre o seu negócio. E além disso, te possibilita analisar a sua empresa de novas maneiras e pontos de vista.
Com a análise SWOT, você definirá as forças e fraquezas do seu negócio, como poderá utilizá-las para aproveitar as oportunidades e se proteger de ameaças.
Os 4 indicadores da Análise SWOT
Para realizar a análise SWOT, precisamos ter em mente dois ambientes principais: o ambiente interno e o ambiente externo. Com base nisto, classificamos 4 indicadores principais:
- Strenghts (Forças): São as vantagens sobre a concorrência e o mercado, aqueles os quais já domina e possui qualidade.
Exemplo: Atendimento de qualidade; Entrega no prazo; Ambiente acolhedor, entre outros.
- Weaknesses (Fraquezas): São as desvantagens sobre a concorrência e o mercado, os quais precisam ser alterados e necessitam de atenção especial;
Exemplo: Má comunicação entre setores; Mal atendimento ao cliente, entre outros.
- Opportunities (Oportunidades): Estão mais relacionadas com o ambiente externo, é o estudo do cenário favorável para a sua empresa.
Exemplo: Perspectivas do público alvo; Mudança na economia; Entre outros.
- Threats (Ameaças): Também são mais relacionadas ao ambiente externo, é o ambiente desfavorável, problemas que o seu negócio enfrenta ou pode enfrentar com a concorrência
Exemplo: Diferenciação no atendimento da concorrência; Ambiente econômico instável; entre outros.
A partir do momento em que você compreende quais são os campos de atuação da análise SWOT, podemos partir para a ação!
Passo a passo para elaboração da Análise SWOT
Em primeiro lugar, é necessário definir qual será a equipe a realizar a análise SWOT, para que assim estejam preparados para utilizar a ferramenta, através de conhecimento sobre o meio em que a empresa está inserida.
Mas vamos elencar por passos, para ficar mais fácil para você:
1°) Alocar um time para realizar a análise SWOT.
2°) Definir as premissas a serem analisadas pela empresa, para isso, você pode fazer um brainstorming com sua equipe, para definir quais os principais pontos a serem considerados pela sua empresa.
3°) Realize pesquisas internas e externas, como pesquisa de mercado, análise da concorrência e pesquisa de satisfação, em relação à organização e aos fatores a serem analisados (tanto internos quanto externos), a fim de entender melhor a percepção das pessoas em relação ao seu negócio, à concorrência e às tendências do seu nicho.
4°) Depois da coleta dos dados, é preciso realizar uma análise detalhada de quais são os pontos mais importantes a quais aspectos foram os mais ressaltados diante à pesquisa.
5°) É hora de montar sua análise SWOT! Primeiro, separe os elementos dos dados recolhidos para cada uma das 4 vertentes.
6°) Depois de elencados os dados, é hora de colocá-los na sua matriz SWOT, e para isto, montamos um documento, no qual você pode imprimir para preencher com os dados da sua empresa!
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7°) Agora que você já possui os seus dados alocados em seus quadrantes, é hora de fazer os cruzamentos e estruturar os planos de ação para organizar os próximos passos e quais estratégias serão tomadas pela sua empresa!
Cruzamento SWOT ou Análise TOWS
Após o mapeamentos de todos os itens da análise SWOT, é feito o cruzamento entre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. O objetivo do cruzamento, também chamado de análise TOWS, é gerar uma base para que possam ser elaborados quatro tipos de estratégia, sendo elas:
Estratégia Ofensiva: resultado do cruzamento entre forças e oportunidades.
Tem como objetivo garantir o aperfeiçoamento das forças e o melhor aproveitamento das oportunidades.
Estratégia de Defesa: feita a partir da junção de fraquezas e ameaças.
É feita com o intuito de diminuir o impacto das fraquezas da empresa no aumento de ameaças.
Estratégia de Confronto: forças e ameaças interseccionadas resultam nessa estratégia.
O objetivo principal é que as forças sejam utilizadas para atenuar as ameaças.
Estratégia de Reforço: resulta do cruzamento entre ameaças e fraquezas.
Visa identificar o baixo aproveitamento de oportunidades por conta de fraquezas e corrigir as falhas encontradas.
Mas como?
Estabeleça relações entre cada item.
- Defina quais são as oportunidades não aproveitadas;
- As fraquezas que precisam ser superadas para aproveitar as oportunidades;
- Quais ameaças as forças não conseguem suprir;
- As fraquezas que podem facilitar a ação das ameaças;
- As forças que contribuem para oportunidades;
- As forças que evitam a ação das ameaças.
Bom, mas e agora?
Basta preencher a análise SWOT e guardá-la na gaveta?
A resposta é simples. NÃO.
É preciso elaborar um plano de ação para a sua empresa, o qual irá reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso.
Para isso, analise os pontos fortes e as oportunidades, melhore os pontos fracos e busque extinguir ou minimizar o efeito das ameaças.
Dicas para fazer uma análise SWOT efetiva
Para que a sua análise SWOT tenha a melhor qualidade e você possa fazer o melhor proveito dela, aqui vão algumas dicas:
1- Mantenha a análise SWOT atualizada
Faça atualizações com frequência assim que surgir uma nova força, fraqueza, oportunidade ou ameaça significativa. Estabeleça prazos para voltar a revisar e conferir se o que está listado na análise SWOT ainda faz sentido. Dessa forma, o estudo do ambiente interno e externo ao seu negócio estará sempre em dia, evitando incoerências com o passar do tempo em relação ao seu planejamento estratégico. Lembrando que a análise SWOT deve servir de norte para os planos de ação da empresa. Além disso, tome cuidado para não construir a matriz e simplesmente “esquecê-la na gaveta”.
2- Priorize os itens mais importantes
Isso te dará um foco muito maior no seu objetivo. Para isso, liste no máximo 5 itens de cada letra da sigla da análise SWOT.
3- Tome cuidado para a sua mente não te auto sabotar
Para ajudar na imparcialidade, reúna pessoas de diferentes áreas da sua empresa, do marketing, vendas, financeiro, RH, administrativo e outras áreas da sua empresa, se possível, até seus clientes.
O processo da análise SWOT pode parecer um pouco trabalhoso, porém, é com ele que você poderá traçar as melhores decisões para sua empresa, de acordo com sua necessidade!
Por fim, ficou com alguma dúvida ou deseja ajuda para construir a sua análise SWOT? Contate um de nossos consultores!
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