Brand Equity: Que marca você deixa nos seus clientes?

Fortaleça a sua marca com estratégias de Marketing

Nenhuma atividade comercial pode se declarar uma empresa se não inspira nenhum sentimento, opinião ou memória em seus clientes. Por conta disso, evidente que algumas marcas têm um impacto maior sobre a decisão de compra dos clientes do que outras. E é aí que nos deparamos com o conceito de Brand Equity.

O que é Brand Equity?

Brand Equity é o valor que a sua marca tem. Em outras palavras, é o que faz seu cliente optar por comprar o seu produto, e não o de outra marca, ou por pagar mais por um serviço do que por outro semelhante. Não é possível medir o valor da sua marca em termos absolutos, mas podemos facilmente observá-lo em nosso cotidiano. 

Por exemplo, somos capazes de pagar 4 reais em uma garrafa de Coca-Cola, mas provavelmente não pagaríamos nem metade por uma garrafa de refrigerante preto identico ao original se não possuísse o mesmo rótulo. Esse valor a mais é o que a Coca-Cola recebe pela sua Brand Equity.

O que é Brand (marca)?

A marca de uma empresa é a sua identidade. É o conjunto de elementos que a diferencia das demais e pelos quais ela é reconhecida.

Assim como uma pessoa possui nome, rosto, sonhos e expressões particulares, a marca de uma empresa possui nome, logotipo, valores, propósito e uma forma específica de se relacionar com seus clientes.

Por que preciso ter uma marca forte?

Como comentamos, a marca é o que faz o cliente optar pelo seu produto, e não pelo de seus concorrentes. É um dos principais agentes no mar de fatores que decidem quais empresas sobreviverão e quais se sobressairão sobre as outras. Para tornar a resposta da pergunta acima mais intuitiva, podemos reescrevê-la com um exemplo prático: “Por que chamamos algumas pessoas para comemorar nossos casamentos, e outras não?” 

Como marca, queremos ser convidados para o máximo possível de casamentos. Responderemos então a pergunta sob a perspectiva do cliente. 

Primeiro, chamamos apenas as pessoas que conhecemos. Fora os fotógrafos e cozinheiros, não faz muito sentido convidar gente que nunca vimos. O segundo critério é a afinidade. Não convidamos todo mundo que conhecemos, apenas as de quem gostamos. Da mesma forma, o cliente escolherá a marca que o trouxer os melhores produtos, experiências e sentimentos. No mercado, marca é a identidade das pessoas que serão ou não chamadas para o casamento, e Brand Equity é a forma como essa identidade é lembrada pelos noivos e o que, de fato, determina quem será convidado.

Brand Equity no Marketing

O que fica na cabeça dos clientes, ou seja, a Brand Equity da sua marca, nada mais é do que aquilo que é transmitido a ele. Não adianta investir em uma identidade forte se isso não for repassado para o cliente de forma que, na hora de escolher, ele lembre da sua marca. Quem é responsável por isso é o marketing.

Um bom marketing, no fundo, é aquele que estabelece uma amizade entre o cliente e a sua marca. Por isso, se você não se contenta com ser apenas convidado para o casamento e deseja que sua marca se torne madrinha ou padrinho da cerimônia, invista na relação com o cliente. 

Resumindo, uma vez que você tem sua identidade (Marca) bem estabelecida, precisa transmitir ela para seu cliente (Marketing) para que ele lembre dela na hora da escolha de compra (Brand Equity).

 

Pirâmide de Kotler como base para o Brand Equity

Philip Kotler é considerado um dos pais do marketing. Ele desenvolveu uma ferramenta de estruturação do relacionamento com o cliente que se chama Pirâmide de Brand Equity (ou de Kotler, como também é conhecida). Ela mostra, de forma visual, os efeitos do marketing sobre o que o cliente pensa e sente acerca da sua marca, a sua Brand Equity. Ela deve ser construída com base no que a empresa busca inspirar no cliente e no que ele de fato lembra sobre ela. 

Portanto, é uma forma de estruturar conhecimento criado por pesquisas de mercado para estabelecer uma estratégia eficaz de marketing. 

Como é estruturada?

A Pirâmide de Brand Equity é dividida em quatro andares e elaborada de baixo para cima. Em cada andar é respondida uma pergunta. Os níveis do meio são divididos ao meio, sendo que na parte da esquerda é trazida uma abordagem racional e na direita uma abordagem emocional. 

1. Quem é a sua empresa

Trata da proposta de valor da sua empresa, que dor ou necessidade ela sana em seus clientes.

2.a) Como sua empresa atende às necessidades operacionais dos clientes?

Como a empresa faz para conseguir chegar àquilo que foi estabelecido no primeiro nível, seus diferenciais em relação ao mercado.

2.b) Como a sua empresa trata das dores emocionais dos clientes?

Como a empresa busca fazer com que o cliente se sinta melhor ao escolhê-la.

3.a) O que o cliente acha da empresa?

Qual é a opinião dele acerca da empresa, a reação à pergunta 2.a.

3.b) O que o cliente sente em relação à empresa?

Qual é a sensação que fica marcada em sua mente ao lembrar da empresa, a reação à pergunta 2.b.

4.  Como deve ser o relacionamento da empresa com o cliente?

O que a empresa deve fazer para inspirar no cliente o que ela quer inspirar. Dado o que foi trazido no primeiro andar, como a empresa deve adaptar o segundo andar para melhorar o terceiro?

Exemplo Matriz de Brand Equity:

BAIXAR TEMPLATE MATRIZ DE BRAND EQUITY

Resumindo, a pirâmide permite juntar as informações que você tem sobre o cliente no que diz respeito a sua marca para que você delimite o próximo passo para alcançar o valor que você quer criar para a sua marca.

Ficou com alguma dúvida ou deseja entender como ter um marketing mais estratégico e assertivo? Contate um de nossos consultores!

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