Teste de conceito: a sua ideia é realmente viável?

Garanta um lançamento de sucesso com uma pesquisa de Teste de Conceito

O Teste de conceito é uma etapa primordial do processo de inserção de um novo serviço ou produto no mercado. 

Pense na seguinte situação: uma pessoa tem, o que, na sua opinião, é uma brilhante ideia, e deseja criar um novo negócio que irá reformular o modelo de compras e vendas de comida em praças de alimentação de shoppings. A ideia é concentrar o cardápio de inúmeros restaurantes e formas de pagamentos em um único totem digital. Dessa forma, seria necessário apenas o contato direto com o restaurante no momento da retirada do prato. 

Essa pessoa utiliza toda a sua economia para fazer o investimento nesse empreendimento, desde a criação do sistema de software, até o modelo de totem que será utilizado.

Porém, ao lançar seu novo serviço, grande parte das pessoas acham interessante, porém não utilizam o novo sistema com a frequência esperada; meses após seu lançamento, o produto torna-se inutilizado pelo público e restaurantes

Esse cenário, mesmo que hipotético, é muito semelhante ao contexto de diversos empreendedores no Brasil e no mundo. É muito recorrente aplicarem seus investimentos em ideias que não se encaixam com as demandas do público que ele pretende atingir. Por isso, antes da tomada de decisão de lançar um novo produto, serviço, ou até mesmo negócio, é fundamental compreender a opinião dos consumidores e testar a viabilidade da ideia.

 

O que é um Teste de Conceito?

Um Teste de Conceito pode ser facilmente compreendido como uma validação de ideias em diversas escalas e busca dar maior embasamento para a tomada de decisão dos mais variados tipos de empreendimento. 

Esse teste é aplicado por meio de uma pesquisa, durante a fase inicial do desenvolvimento de um novo produto, serviço ou negócio.  O formato da pesquisa é uma apresentação descritiva desse objeto de estudo, exibindo suas principais características e virtudes. Elas são desenvolvidas, por meio de pesquisas de mercado, tanto quantitativas quanto qualitativas.

Assim, elas têm como principal objetivo mensurar o seu nível de aceitação no mercado, testando essas ideias e coletando informações diretamente com seus consumidores em potencial.

Para a maior assertividade do Teste de Conceito, é primordial que seja estabelecido antes da aplicação das pesquisas, qual será o público ideal para a utilização do determinado produto ou serviço. Dessa forma, os dados levantados representarão a dinâmica do mercado de forma mais condizente com a realidade. 

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Por que fazer um teste de conceito para testar a minha ideia?

O principal objetivo do Teste de Conceito é proporcionar uma base sólida para a tomada de decisão dentro de um empreendimento, antes da aplicar uma ideia no mercado. 

Teste de conceito

O Teste gera insumos dos mais diversos que podem auxiliar aspectos como o nível de atração do público, o potencial de mercado, otimização da ideia, estratégia de marketing mais adequada para o lançamento do produto/serviço, entre outros fatores. Assim, é possível realizar investimentos de modo mais eficiente e seguro, preservando a saúde da empresa.

Quais são os diferentes tipos de Teste de Conceito?

Devido a grande abrangência e diversidade do Teste de Conceito, ele pode ser utilizado e ter as mais diferentes finalidades. Algumas delas são: 

  • Lançamento de um produto/serviço/negócio: 

Antes de introduzir uma novidade ao mercado, é muito importante que esta encaixe-se nas necessidades dos consumidores e que de fato seja capaz de apresentar a utilidade proposta para a mercadoria. 

Ao apresentar o conceito, ou até mesmo um modelo protótipo, é possível analisar os impactos, benefícios e problemas gerados a partir desse teste, e assim, aprimorar todos esses quesitos.

  • Teste de precificação: 

É muito importante para o sucesso de uma empresa definir o valor mais adequado para seu produto e/ou serviço. Porém, muitas vezes no processo de precificação, a perspectiva do consumidor em relação a esses preços não é analisado, o que pode dificultar a aceitação no mercado. 

Por isso, é fundamental compreender as reações iniciais do público a respeito de alteração ou mesmo o valor inicial de um produto durante o teste. Desse modo, é possível realizar projeções mais aprofundadas sobre as vendas desse produto ou serviço.

  • Teste de embalagem: 

Para transmitir de forma mais eficiente o conceito por trás de um determinado produto, é fundamental ter uma embalagem bem desenvolvida. Porém, este não é o único fator relevante na produção de uma nova embalagem, é muito importante a sua aceitação comercial. 

Por meio do teste de conceito, pode ser avaliada a opinião dos consumidores sobre o design apresentado, otimizando, assim, as características que menos agradaram o público ou até mesmo reformulando a embalagem. 

 

Etapas essenciais para a execução do Teste de Conceito:

Etapas teste de conceito

Análise do mercado:

Ao desenvolver uma pesquisa para um teste de conceito, é necessário compreender de maneira mais ampla o contexto no qual ela será aplicada.

Para isso, é preciso analisar o cenário socioeconômico no qual estão presente os consumidores em potencial do produto ou serviço em questão. Esse estudo pode acontecer por meio de Análise PEST, Tendências de Mercado e Análise de Concorrência, por exemplo. As informações extraídas a partir dessas verificações farão com que o conceito aplicado no teste possa ser otimizado antes da sua aplicação.

Definição do Público-Alvo:

Após a exploração inicial do mercado, é essencial a determinação de um público ideal que será aplicado o teste de conceito. O seu público será as pessoas que possam ser classificadas como propensas a utilização do seu objeto de estudo. 

Essa personificação do seu cliente “modelo”, proporciona uma grande assertividade para realizar a validação das ideias presentes na pesquisa de teste de conceito.

Elaboração do questionário, descrição do conceito e/ou criação do protótipo:

Esse é o último estágio que antecede a aplicação da pesquisa, e assim como as anteriores, é essencial para a funcionalidade do teste.

Durante a aplicação, há uma grande oportunidade para arrecadar as mais diversas informações que envolvem aquela ideia. Algumas sugestões: como os diferentes cenários de utilização do produto/serviço; local mais acessível para o consumo; nível de preços que os “clientes” estarão dispostos a pagar. 

Para isso, quanto mais amplo for o questionário, mais completos serão os dados obtidos. Ainda, é extremamente importante uma boa descrição do conceito a ser validado, com coesão textual e utilização que melhor se encaixe ao público. Além disso, é preciso um detalhamento das ideias que envolvem o teste, para gerar maior facilidade na compreensão do conceito.

Divulgação do Teste de Conceito:

Como primeiro passo para executar a pesquisa, é vital realizar uma boa divulgação. Ela deve acontecer por meio dos mais diversos meios de comunicação, a fim de obter o maior número de opiniões sobre o objeto de estudo. 

Em determinados casos, é válido aplicar o teste apenas com uma parcela do público, estratégia que é adotada por exemplo por grandes empresas que possuem uma extensa quantidade de consumidores. Para essas empresas, ao validar suas ideias não precisam alcançar a maior quantidade de pessoas possível, apenas com um número reduzido de avaliações eles conseguem analisar o aceitação da ideia dentro do mercado.

Análise dos resultados do Teste de Conceito:

Por fim, como última parte do processo, é preciso avaliar o material extraído a partir da pesquisa. Conclui-se, assim, as preferências do público em relação a funcionalidade ou aplicação prática do produto/serviço. Dessa forma, é possível verificar se os potenciais consumidores foram atraídos ou não por aquela ideia. 

Essa fase do teste de conceito pode ser realizado das mais diversas formas, utilizando técnicas de cruzamento de dados, ou simplesmente uma tabulação organizada das informações adquiridas. Dessa forma, com esses métodos, é possível desenvolver um estudo ainda mais assertivo.

 

Agora que você entendeu por que e como aplicar um teste de conceito, pare de postergar, está na hora de tirar a sua ideia do papel!

 

Ficou com alguma dúvida ou deseja ajuda para aplicar a sua pesquisa de teste de conceito? Contate um de nossos consultores!

 

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