Público Alvo – O que é e como aplicar no seu negócio

Público Alvo

“O que é e como aplicar no seu negócio”

 

A definição do público alvo para uma empresa é, certamente, uma das etapas mais importantes para o sucesso de seu negócio.

O que você precisa saber:

  • O seu público alvo precisa ser bem definido, para melhorar o seu atendimento.
  • Seu produto terá uma qualidade melhor, na visão de seu cliente, se for bem direcionado.
  • O seu relacionamento com o cliente será muito melhor partindo do princípio de que você o entende e reconhece.
  • Sua empresa se mantém atualizada no mercado.

Dentro desses quatro princípios, iremos ajudar você a entendê-los um pouco melhor:

 

Definindo o Público Alvo

A sua segmentação deve ser direcionada para pelo menos uma dessas três opções:

  • Segmentação Geográfica

Onde vivem? Onde costumam ir?”

  • Segmentação Demográfica

Qual o gênero? Quantos anos têm? Qual o estado civil? Quanto possuem de renda?”

  • Segmentação Psicográfica

Em que meio está inserido? Quais suas influências? Possui algum grupo ou cultura que segue? Se sim, quais e o que pregam?”

Tendo como base esses tipos de segmentação, você poderá realizar a busca por seu cliente no lugar correto, pois já sabe onde encontrá-los.

Além disso, poderá realizar um marketing voltado para seu público específico, o que facilita na entrada de leads que realmente interessem ao seu negócio.

Dentro do Plano de Marketing que a JR Consultoria realizou para a Barbearia Olimpus, em 2018, temos um bom exemplo de como é definido o público alvo:

 

 

Além de público alvo, podemos ir mais longe e aí entramos na definição de “persona”, o que também é muito útil para o desenvolvimento de seus produtos e serviços em âmbito geral, pois trás uma imagem personificada de quem é seu público alvo. 

 

O Atendimento

O que você acha de um bom atendimento?

A resposta simples seria “bom”, não é mesmo?

Mas e se você transformasse um “bom” para “excelente”, ou quem sabe para uma indicação?

Essas perguntas devem estar muito claras em sua mente, pois são elas que seu consumidor irá responder intuitivamente.

Para que sua empresa receba boas avaliações, você precisa de um excelente atendimento (e convenhamos que a palavra “excelente” não passa de um procedimento interno).

Na realidade, você passará a ser indicado por seus clientes fiéis, portanto, dedique-se para conquistar a fidelidade de seu público!

 

O Produto

Para que um produto atraia seu público alvo, é necessário que ele supra as necessidades do cliente.

Assim que definido o público alvo, fica claro quais pontos são priorizados para o consumidor, assim, você poderá oferecer o melhor produto para a melhor pessoa, atraindo-a à compra.

Por exemplo:

As pessoas de renda acima de R$ 5.000,00 que são solteiras e gostam de realizar viagens pelo Brasil.

Uma ideia seria oferecer:

  • um pacote de viagens;
  • uma mala de viagem;
  • roupas para o verão.

são inúmeras as opções que possam agradar a este público.

 

O Relacionamento com o Cliente

Desde que o mundo é mundo aprendemos a nos relacionar com os outros, e que uma relação saudável é sempre o melhor caminho!

Com seu cliente não é diferente, se você souber como lidar com ele, sua relação se tornará muito melhor, o que pode ajudar também a desenvolver melhor o seu negócio.

A partir do momento que seu consumidor confia em você, ele se sente livre para opinar e dar feedbacks sinceros, e isso ajudará na melhoria do desempenho de sua empresa.

 

Sua empresa e o Mercado

Se você é atualizado sobre quem é seu público alvo, você está seguro!

Mas, caso contrário, precisa e já de uma solução, pois seu público é o melhor indicador para entender o ambiente externo!

Portanto, entendendo o seu cliente e conseguindo torná-lo mais satisfeito, você estará em conformidade com o que seu mercado exige.

 

E por fim…

Entendeu o que o público alvo representa para sua empresa?

Em conclusão, é a partir da definição de seu cliente ideal que você passa a entender e a “conversar” com seus futuros leads, trazendo para sua empresa os melhores resultados através do foco principal: seus consumidores.

 

 

Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.

Também disponibilizamos alguns materiais que podem lhe ajudar, para acessar é só clicar aqui.

 

Ficou com alguma dúvida? Contate um de nossos consultores!

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