As 4 etapas de coleta de informações para um plano de marketing
Primordialmente, para qualquer negócio fluir é essencial a existência de clientes. Nesse sentido, sem eles, qualquer empresa está fadada ao fracasso. Em outras palavras, o cliente é considerado a alma de todo negócio. Foi nesse contexto que surgiu o Marketing.
Mas o que é Marketing?
De acordo com Philip Kotler (a maior referência do assunto):
“Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”
Em primeiro lugar, é extremamente necessário entender o seu cliente para começar a traçar estratégias.
Com a finalidade de entender seu cliente, siga estas 4 etapas e tenha as informações necessárias sobre seus clientes e o mercado para criar um bom plano de marketing:
1. Defina a sua segmentação de mercado
Não queira vender para todo mundo, visto que, assim, não conseguirá vender para ninguém.
Por isso, estabeleça para quem você quer ofertar o seu produto.
Os seus clientes devem compartilhar um conjunto semelhante de necessidades e desejos.
Qual o perfil dos seus clientes? Com o propósito de identificá-lo, leve em conta as seguintes variáveis:
- Geográfica
Onde está localizado o seu negócio?
De onde vem os seus clientes?
- Demográfica
– Qual a faixa etária?
– Classe social?
– Renda?
- Psicográfica
– Qual a personalidade dos seus cliente?
– Qual o estilo de vida e motivações deles?
- Comportamental
– Quais os benefícios procurados (qualidade, valor, conveniência…) por eles?
– Qual a frequência deles?
– São sensíveis aos preços?
Dessa forma, é possível definir quem é o seu público-alvo.
2. Elabore o posicionamento da sua marca
3. Faça uma Análise SWOT
- Strenghts (forças)
- Weaknesses (fraquezas)
- Opportunities (oportunidades)
- Treats (ameaças)
4. Conheça os 4P’S da sua empresa
A partir da análise do contexto interno e externo, além do posicionamento e segmentação claramente definidos, torna-se possível a gestão do composto de marketing.
- Produto
Segundo Kotler e Armstrong é “algo que pode ser oferecido ao mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade”.
Conheça a fundo o seu produto.
Quais os benefícios e atributos dele?
– benefício central
– produto básico
– produto ampliado
Qual a classificação dele?
Produto:
– de conveniência
– de compra comparada
– não procurado
– de especialidade
Através disso, você será capaz de:
– trabalhar na identidade dele;
– elaborar uma embalagem e rotulagem apropriada;
– estabelecer um serviço de apoio;
Se você tem várias linhas de produtos, conheça a sua abrangência, extensão, profundidade e a consistência.
- Preço: mensurar o valor do seu produto é uma das questões mais difíceis para qualquer gestor.
Para determinar o preço você deve levar em consideração a perspectiva psicológica do consumidor.
Isto é, o indivíduo:
– Tem preço de referência para comparar preços;
– Vê preço como indicador de qualidade;
– Possui a percepção do preço psicológico ou preço do número quebrado, em que ele tende a memorizar os preços da esquerda para a direita ao invés de arredondá-los.
Por exemplo, quando algo custa R$1,99, o indivíduo memoriza como R$1,00 ao invés de R$2,00.
Siga os passos seguintes para determinar o preço:
1°) Você deve selecionar um objetivo do seu produto em relação ao preço:
– sobrevivência
– maximização do lucro atual
– liderança na qualidade do produto
– maximização da participação de mercado;
2°) determinar a demanda: ou seja, se é elástica ou inelástica e observar a sua sensibilidade;
3°) estimar o custo. Mensurar o custo fixo para produção e o variável quanto a quantidade produzida;
4°) analisar o custo em relação aos preços possíveis em função da demanda e possíveis reações de preço da concorrência;
“ A introdução ou alteração do preço pode alterar a reação do cliente.” – Kotler e Keller
5°) em seguida, selecionar o método de precificação. O ponto de orientação deve estar entre o piso (cobrir os custos) e o teto.
Há diversos métodos, sendo que cada um vai de acordo com a escolha no 1° passo.
Preço de:
– markup;
– retorno-alvo;
– valor percebido;
– base no valor ideal;
– mercado;
– leilão.
6°) selecionar o preço final, levando em consideração todos os fatores envolvidos e o consenso de todos.
- Praça: analisar como será feita a distribuição dos seus produtos é essencial para conectar o ofertante e o cliente, ou seja, como será o processo de disponibilizar o bem ou serviço para uso ou consumo?
– Como são os seus canais de distribuição?
– Qual o tempo de entrega?
– Atacado ou varejo?
- Promoção: diferente do termo “liquidação” ou “sales”, está associado em como será promovido o seu produto ou sua marca.
– Quais serão os canais de divulgação?
– Como será a propaganda?
– Como tornar visível a sua marca para o maior número de pessoas?
Eis algumas perguntas para traçar as estratégias de marketing.
- Atualmente, o mundo virtual é a bola da vez. Dessa forma, o marketing digital é um foco para a maioria das empresas.
Uma gestão de marketing colabora para que a empresa tenha vantagem competitiva dentro do mercado.
Isso pode ser visto quando há duas empresas concorrentes e uma vende mais que a outra. Por qual motivo isso acontece? Isso já pode ser respondido por você.
Em qual dessas duas opções você se encaixa?
Porém, ambas as empresas podem possuir muitos clientes e alta lucratividade.
Mas por quê?
Lembra da segmentação de mercado, posicionamento e público-alvo que foram ditas anteriormente?
Isso faz muita diferença para começar a traçar estratégias voltadas ao cliente.
Por isso, aposte em seu marketing! Visto que a atualidade possui inúmeras opções de compra para o consumidor, não queremos ser apenas mais um em meio a tantos outros.
Certamente, um bom marketing é uma influência muito forte para seu futuro cliente!
Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.
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