As 4 etapas de coleta de informações para um plano de marketing.

As 4 etapas de coleta de informações para um plano de marketing

Primordialmente, para qualquer negócio fluir é essencial a existência de clientes. Nesse sentido, sem eles, qualquer empresa está fadada ao fracasso. Em outras palavras, o cliente é considerado a alma de todo negócio. Foi nesse contexto que surgiu o Marketing.

 

Mas o que é Marketing?

De acordo com Philip Kotler (a maior referência do assunto):

Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.”

Em primeiro lugar, é extremamente necessário entender o seu cliente para começar a traçar estratégias.

Com a finalidade de entender seu cliente, siga estas 4 etapas e tenha as informações necessárias sobre seus clientes e o mercado para criar um bom plano de marketing:

1. Defina a sua segmentação de mercado

Não queira vender para todo mundo, visto que, assim,  não conseguirá vender para ninguém.

Por isso, estabeleça para quem você quer ofertar o seu produto.

Os seus clientes devem compartilhar um conjunto semelhante de necessidades e desejos.

Qual o perfil dos seus clientes? Com o propósito de identificá-lo, leve em conta as seguintes variáveis:

  • Geográfica

Onde está localizado o seu negócio?

De onde vem os seus clientes?

  • Demográfica

– Qual a faixa etária?

– Classe social?

– Renda?

  • Psicográfica

– Qual a personalidade dos seus cliente?

– Qual o estilo de vida e motivações deles?

  • Comportamental

– Quais os benefícios procurados (qualidade, valor, conveniência…) por eles?

– Qual a frequência deles?

– São sensíveis aos preços?

Dessa forma, é possível definir quem é o seu público-alvo.

2. Elabore o posicionamento da sua marca

Qual o seu diferencial? Como quer ser lembrado? Por que eu deveria comprar a sua marca?  
Nesse contexto, o seu posicionamento é crucial para mostrar aos stakeholderscomo sua empresa se comporta.  
Para isso, você deve estabelecer ​parâmetros de referência, ou seja, observe a concorrência para determinar os pontos em ​comum ​e pontos de ​diferenças​.  
Por fim, crie uma “Declaração” para sua marca que sintetize o seu posicionamento. 
 

3. Faça uma Análise SWOT

A Análise SWOT visa conhecer a ​relação da empresa com o ambiente​ onde está inserida.  
Essa técnica foi criada por Albert Humphrey da universidade de Stanford, nas décadas de 60 e 70.  
  • Strenghts​ (​forças​) 
Observe o seu ambiente interno e veja o que há de melhor dentro da sua 
empresa.  
  • Weaknesses​ (​fraquezas​) 
Observe o seu ambiente interno e veja o que há de ruim dentro da sua empresa.  
  • Opportunities​ (​oportunidades​) 
Observe o seu ambiente externo e veja como exemplo, tendências e inovações para que você possa reagir rapidamente, mantendo vantagem competitiva sobre os outros.  
  • Treats​ (​ameaças​) 
Observe o seu ambiente externo e veja fatores que possam prejudicar o seu negócio.  
Por exemplo, examine como está a economia e como isso pode interferir na sua organização.  
 

4. Conheça os 4P’S da sua empresa

O conceito dos 4P’s, também conhecido por ​composto ou mix de marketing​, foi criado pelo professor Jerome McCarthy em 1960, em que significa: ​Produto, Preço, Praça e Promoção​.

A partir da análise do contexto interno e externo, além do posicionamento e segmentação claramente definidos, torna-se possível a gestão do composto de marketing.

  • Produto

Segundo Kotler e Armstrong é “algo que pode ser oferecido ao mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade”.

Conheça a fundo o seu produto.

Quais os benefícios e atributos dele?

– benefício central

– produto básico

– produto ampliado

Qual a classificação dele?

Produto:

– de conveniência

– de compra comparada

– não procurado

– de especialidade

Através disso, você será capaz de:

– trabalhar na identidade dele;

– elaborar uma embalagem e rotulagem apropriada;

– estabelecer um serviço de apoio;

Se você tem várias linhas de produtos, conheça a sua abrangência, extensão, profundidade e a consistência.

  • Preço: mensurar o valor do seu produto é uma das questões mais difíceis para qualquer gestor.

Para determinar o preço você deve levar em consideração a perspectiva psicológica do consumidor.

Isto é, o indivíduo:

– Tem preço de referência para comparar preços;

– Vê preço como indicador de qualidade;

– Possui a percepção do preço psicológico ou preço do número quebrado, em que ele tende a memorizar os preços da esquerda para a direita ao invés de arredondá-los.

Por exemplo, quando algo custa R$1,99, o indivíduo memoriza como R$1,00 ao invés de R$2,00.

Siga os passos seguintes para determinar o preço:

1°) Você deve selecionar um objetivo do seu produto em relação ao preço:

– sobrevivência

– maximização do lucro atual

– liderança na qualidade do produto

– maximização da participação de mercado;

2°) determinar a demanda: ou seja, se é elástica ou inelástica e observar a sua sensibilidade;

3°) estimar o custo. Mensurar o custo fixo para produção e o variável quanto a quantidade produzida;

4°) analisar o custo em relação aos preços possíveis em função da demanda e possíveis reações de preço da concorrência;

A introdução ou alteração do preço pode alterar a reação do cliente.” – Kotler e Keller

5°) em seguida, selecionar o método de precificação. O ponto de orientação deve estar entre o piso (cobrir os custos) e o teto.

Há diversos métodos, sendo que cada um vai de acordo com a escolha no 1° passo.

Preço de:

markup;

– retorno-alvo;

– valor percebido;

– base no valor ideal;

– mercado;

– leilão.

6°) selecionar o preço final, levando em consideração todos os fatores envolvidos e o consenso de todos.

  • Praça: analisar como será feita a distribuição dos seus produtos é essencial para conectar o ofertante e o cliente, ou seja, como será o processo de disponibilizar o bem ou serviço para uso ou consumo?

– Como são os seus canais de distribuição?

– Qual o tempo de entrega?

– Atacado ou varejo?

  • Promoção: diferente do termo “liquidação” ou “sales”, está associado em como será promovido o seu produto ou sua marca.

– Quais serão os canais de divulgação?

– Como será a propaganda?

– Como tornar visível a sua marca para o maior número de pessoas?

Eis algumas perguntas para traçar as estratégias de marketing.

  • Atualmente, o mundo virtual é a bola da vez. Dessa forma, o marketing digital é um foco para a maioria das empresas.

Uma gestão de marketing colabora para que a empresa tenha vantagem competitiva dentro do mercado.

Isso pode ser visto quando há duas empresas concorrentes e uma vende mais que a outra. Por qual motivo isso acontece? Isso já pode ser respondido por você.

Em qual dessas duas opções você se encaixa?

Porém, ambas as empresas podem possuir muitos clientes e alta lucratividade.

Mas por quê?

Lembra da segmentação de mercado, posicionamento e público-alvo que foram ditas anteriormente?

Isso faz muita diferença para começar a traçar estratégias voltadas ao cliente.

Por isso, aposte em seu marketing! Visto que a atualidade possui inúmeras opções de compra para o consumidor, não queremos ser apenas mais um em meio a tantos outros.

Certamente, um bom marketing é uma influência muito forte para seu futuro cliente!

 

Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.

Ademais, disponibilizamos alguns materiais que podem lhe ajudar, para acessar é só clicar aqui.

 

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