Planejamento Estratégico
Como se organizar e obter sucesso
Na gestão empresarial, muitas vezes sentimos como se não tivéssemos mais o controle da situação. Nesse sentido, você já parou para pensar o que nos leva a essa situação?
Hoje abordaremos sobre um assunto que poderá ajudar e até mesmo evitar problemas futuros: o planejamento estratégico.
O que é o planejamento estratégico?
Criado para dar um rumo à gestão, o planejamento estratégico baseia-se na organização da empresa, para isso, ele identifica quais seu valores e metas.
Em outras palavras, ele coloca a sua empresa em um rumo adequado ao mercado atual.
Para isso, são quatro pontos que devem ser destacados ao realizar um planejamento estratégico, e vamos explicar para você como realizá-los:
- Diagnóstico
- Identidade Organizacional
- Criação de objetivos e metas
- Análise de resultados
Diagnóstico
Primeiramente, é necessário que seja feito o diagnóstico da empresa como um todo, para te ajudar, responda essas perguntas:
- Qual é o principal foco da empresa?
- Meus funcionários trabalham de maneira correta?
- Como anda a gestão financeira?
- Como classificar a competitividade comparada aos maiores concorrentes?
Dessa forma, respondendo a estas perguntas, torna-se mais clara a real necessidade da empresa para aquele momento, como resultado, formando, assim, a estratégia empresarial!
Identidade Organizacional
Essa etapa, então, é considerada como a base para entender o que é e o que faz a empresa. Nesse sentido, a identidade organizacional é composta por três principais pilares:
- Missão: É o propósito principal de existência da empresa. Em outras palavras:
“Porque a minha empresa existe?”
- Visão: Pode ser considerado como um grande objetivo a longo prazo ou até mesmo o maior sonho da empresa. Ou seja:
“Onde quero chegar com a minha empresa?”
- Valores: Traduzem o modo de ser da empresa e respectivamente de seus funcionários, pode ser considerado um guia de conduta. Um exemplo:
“Como minha empresa é reconhecida?”
Criação de metas e objetivos
São as metas e os objetivos que tornarão os planos empresariais tangíveis.
Com esse intuito, há duas ferramentas essenciais nesta etapa:
Checklist 5w2h
Trata-se de uma ferramenta utilizada para a organização e o planejamento de metas, lançamento de produtos, eventos, entre outros.
Composto por 7 perguntas que deixam claro o propósito do plano a ser executado.
- What? – O que será feito?
Ex. Meta a ser atingida.
- Why? – Porque isso será feito?
Ex. O que a organização tem a ganhar com o cumprimento do plano.
- Where? – Em que local será feito?
Ex. Divisão por setores e responsabilidades.
- Who? – Quem irá fazer?
Ex. Pessoas específicas e dedicadas ao cumprimento dos objetivos.
- When? – Quando será feito?
Ex. Data de início e término.
- How? – Como será feito?
Ex. Processos e objetivos a serem executados durante o plano.
- How Much? – Quanto irá custar?
Ex. Controle financeiro das movimentações necessárias para a realização do objetivo final.
Análise SWOT
Em meados de 1960 e 1970, Albert Humphrey criou a Análise SWOT, com o objetivo de apontar as:
- forças
- fraquezas
- oportunidades
- ameaças da empresa.
Nesse sentido, com base neste estudo, podemos identificar e analisar os pontos que valem a pena investir e àqueles a melhorar.
- Forças: pontos positivos de sua empresa, ou seja, seu diferencial no mercado.
- Fraquezas: pontos negativos da empresa. Em outras palavras, aqueles que que podem ser melhorados e assim ajudar no crescimento de seu negócio.
- Oportunidades: fatores externos à empresa que podem ser úteis e favoráveis ao crescimento empresarial.
Ex.: entrada de novas tecnologias no mercado.
- Ameaças: fatores externos à empresa que podem prejudicar seu desempenho e/ou sua atuação no mercado.
Ex.: crescimento da concorrência.
Análise de Resultados
Ademais, no decorrer do projeto é necessário realizar o acompanhamento das etapas e, para isso, separamos a melhor ferramenta para te ajudar:
KPI – Indicadores-chave de desempenho
Os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicator), então, são as métricas necessárias para quantificar como anda o progresso de determinada meta, existem diversos tipos de KPI’s para as mais diversas finalidades.
4 KPI’S muito utilizados em gestão empresarial são:
- Indicadores financeiros: mensuram as finanças do negócio, pode ser subdividido em áreas, como faturamento, lucro líquido, custos e outros.
- Indicadores de produtividade: esses, por sua vez, indicam o desempenho dos colaboradores na realização das metas e objetivos da empresa.
Ex.: O número de ligações semanais que devem ser realizadas por vendedor.
- Indicadores de vendas: essenciais para analisar o andamento do funil de vendas e avaliar em qual etapa a equipe está indo bem ou mal.
Ex.: Se a empresa está perdendo muitos leads da apresentação do produto, é provável, que a abordagem dos vendedores que não está sendo a mais adequada.
Caso a perda esteja ocorrendo na fase de negociação, é provável que haja uma dificuldade no método de pagamento ou precificação.
- Indicadores de satisfação do cliente:
“Transforme seu cliente em promotor!”
Através de ferramentas como NPS (Net Promoter Score) é possível medir o impacto de sua marca nos consumidores, ou seja, se elas indicariam sua empresa para terceiros.
Conclusão
Em suma, a partir da realização de todos os processos tratados acima, seu planejamento estratégico estará no caminho certo para o sucesso.
Além disso, com os dados obtidos será possível realizar um estudo geral do panorama da sua empresa e assim traçar as metas e objetivos desejados com segurança, visando o êxito de seu empreendimento, e com todo o controle da situação!
Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.
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muito bom o artigo, parabens