Planejamento Estratégico: como fazer para obter sucesso

Planejamento Estratégico

Como se organizar e obter sucesso

Na gestão empresarial, muitas vezes sentimos como se não tivéssemos mais o controle da situação. Nesse sentido, você já parou para pensar o que nos leva a essa situação?

Hoje abordaremos sobre um assunto que poderá ajudar e até mesmo evitar problemas futuros: o planejamento estratégico.

 

O que é o planejamento estratégico?

Criado para dar um rumo à gestão, o planejamento estratégico baseia-se na organização da empresa, para isso, ele identifica quais seu valores e metas.

Em outras palavras, ele coloca a sua empresa em um rumo adequado ao mercado atual.

Para isso, são quatro pontos que devem ser destacados ao realizar um planejamento estratégico, e vamos explicar para você como realizá-los:

  • Diagnóstico
  • Identidade Organizacional
  • Criação de objetivos e metas
  • Análise de resultados

Diagnóstico

Primeiramente, é necessário que seja feito o diagnóstico da empresa como um todo, para te ajudar, responda essas perguntas:

  • Qual é o principal foco da empresa?
  • Meus funcionários trabalham de maneira correta?
  • Como anda a gestão financeira?
  • Como classificar a competitividade comparada aos maiores concorrentes?

Dessa forma, respondendo a estas perguntas, torna-se mais clara a real necessidade da empresa para aquele momento, como resultado, formando, assim, a estratégia empresarial!

 

Identidade Organizacional

Essa etapa, então, é considerada como a base para entender o que é e o que faz a empresa. Nesse sentido, a identidade organizacional é composta por três principais pilares:

  • Missão: É o propósito principal de existência da empresa. Em outras palavras:

 “Porque a minha empresa existe?”

  • Visão: Pode ser considerado como um grande objetivo a longo prazo ou até mesmo o maior sonho da empresa. Ou seja:

“Onde quero chegar com a minha empresa?”

  • Valores: Traduzem o modo de ser da empresa e respectivamente de seus funcionários, pode ser considerado um guia de conduta. Um exemplo:

“Como minha empresa é reconhecida?”

 

Criação de metas e objetivos

São as metas e os objetivos que tornarão os planos empresariais tangíveis.

Com esse intuito, há duas ferramentas essenciais nesta etapa:

Checklist 5w2h

Trata-se de uma ferramenta utilizada para a organização e o planejamento de metas, lançamento de produtos, eventos, entre outros.

Composto por 7 perguntas que deixam claro o propósito do plano a ser executado.

  • What? – O que será feito? 

    Ex. Meta a ser atingida.

  • Why? – Porque isso será feito?

    Ex. O que a organização tem a ganhar com o cumprimento do plano.

  • Where? – Em que local será feito?

    Ex. Divisão por setores e responsabilidades.

  • Who? – Quem irá fazer?

    Ex. Pessoas específicas e dedicadas ao cumprimento dos objetivos.

  • When? – Quando será feito?

    Ex. Data de início e término.

  • How? – Como será feito?

    Ex. Processos e objetivos a serem executados durante o plano.

  • How Much? – Quanto irá custar?

    Ex. Controle financeiro das movimentações necessárias para a realização do objetivo final.

Análise SWOT

Em meados de 1960 e 1970, Albert Humphrey criou a Análise SWOT, com o objetivo de apontar as:

  • forças
  • fraquezas
  • oportunidades
  • ameaças da empresa.

Nesse sentido, com base neste estudo, podemos identificar e analisar os pontos que valem a pena investir e àqueles a melhorar.

  • Forças: pontos positivos de sua empresa, ou seja, seu diferencial no mercado.
  • Fraquezas: pontos negativos da empresa. Em outras palavras, aqueles que que podem ser melhorados e assim ajudar no crescimento de seu negócio.
  • Oportunidades: fatores externos à empresa que podem ser úteis e favoráveis ao crescimento empresarial.

Ex.: entrada de novas tecnologias no mercado.

  • Ameaças: fatores externos à empresa que podem prejudicar seu desempenho e/ou sua atuação no mercado.

Ex.: crescimento da concorrência.

 

Análise de Resultados

Ademais, no decorrer do projeto é necessário realizar o acompanhamento das etapas e, para isso, separamos a melhor ferramenta para te ajudar:

KPI – Indicadores-chave de desempenho

Os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicator), então, são as métricas necessárias para quantificar como anda o progresso de determinada meta, existem diversos tipos de KPI’s para as mais diversas finalidades.

4 KPI’S muito utilizados em gestão empresarial são:

  • Indicadores financeiros: mensuram as finanças do negócio, pode ser subdividido em áreas, como faturamento, lucro líquido, custos e outros.
  • Indicadores de produtividade: esses, por sua vez, indicam o desempenho dos colaboradores na realização das metas e objetivos da empresa.

Ex.: O número de ligações semanais que devem ser realizadas por vendedor.

  • Indicadores de vendas: essenciais para analisar o andamento do funil de vendas e avaliar em qual etapa a equipe está indo bem ou mal.   

Ex.: Se a empresa está perdendo muitos leads da apresentação do produto, é provável, que a abordagem dos vendedores que não está sendo a mais adequada.

Caso a perda esteja ocorrendo na fase de negociação, é provável que haja uma dificuldade no método de pagamento ou precificação.

  • Indicadores de satisfação do cliente: 

 “Transforme seu cliente em promotor!”

    Através de ferramentas como NPS (Net Promoter Score) é possível medir o impacto de sua marca nos consumidores, ou seja, se elas indicariam sua empresa para terceiros.

 

Conclusão

Em suma, a partir da realização de todos os processos tratados acima, seu planejamento estratégico estará no caminho certo para o sucesso.

Além disso, com os dados obtidos será possível realizar um estudo geral do panorama da sua empresa e assim traçar as metas e objetivos desejados com segurança, visando o êxito de seu empreendimento, e com todo o controle da situação!

 

Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.

Ademais, também disponibilizamos alguns materiais que podem lhe ajudar, para acessar é só clicar aqui.

 

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