Análise da concorrência: garanta sua consolidação no mercado

Vença desafios e entenda o seu mercado

Produtos e serviços de qualidade, bom atendimento e localização são fatores cruciais para o desenvolvimento de um negócio. Porém, por si só não são capazes de criar uma base segura que garanta crescimento e lucratividade. A análise de concorrência entra como uma ferramenta essencial para a consolidação de uma empresa no mercado, até porque, o seu negócio não é o único atrás do mesmo consumidor.

Para isso, é preciso entender sobre seu próprio negócio, pautando suas melhores características e seus pontos de melhoria. Entretanto, isso não é suficiente. Acompanhar aqueles que podem ser o foco dos seus potenciais clientes é indispensável. Afinal, não queremos que a grama do vizinho seja a mais verde, não é mesmo?

 

Por onde começar a Análise de Concorrência?

A seguir estão 4 passos que são extremamente importantes na hora de analisar a concorrência do seu negócio:

 

1 PASSO: CONHEÇA SEU CLIENTE

Quando começamos a traçar um perfil de concorrência, precisamos entender que o foco será sempre o cliente. Afinal, sem ele seus esforços para obter destaque serão em vão.

Você realmente sabe quem é o seu consumidor? Não basta saber qual sua faixa etária, gênero e classe social. Conhecê-lo vai muito além disso. É preciso entender quais são seus hábitos, quais problemas está passando, etc. Desse modo, o mapeamento das necessidades do seu consumidor é muito mais preciso.

Que tal começar entendendo melhor quem você busca cativar com seus produtos e/ou serviços?

A definição do que chamamos de persona, é o método ideal para saber se você precisa direcionar seu estabelecimento a Marias, que gostam de queijos e vinhos, e contam com esses produtos todos os finais de semana para encontrar com os amigos ou a Pedros, que preferem cafés diferenciados, acompanhados de doces finos, para reuniões com os colegas de trabalho.

Se você quiser um exemplo prático, o Jorge é um dos exemplos de personas da JR Consultoria.

 

2 PASSO: DEFINA QUEM É SUA CONCORRÊNCIA

Analise empreendimentos que possuam uma abordagem semelhante e atinjam o mesmo público alvo que o seu negócio. Para te ajudar com isso, defina quem são seus concorrentes diretos e indiretos.

  • Concorrentes diretos: 

São aqueles que buscam atingir o mesmo público alvo, possuem os mesmos produtos e/ou serviços e encontram-se em uma localização próxima à sua. Como não podemos medir aquilo que não conhecemos, esse passo tem um grande peso, pois é preciso identificar corretamente aqueles que têm um impacto direto no seu empreendimento para que melhorias e adaptações ao mercado sejam possíveis e gerem resultados positivos.

  • Concorrentes indiretos:

São aqueles que trabalham com uma carta de serviços e/ou produtos apenas semelhantes, mas envolvem um nicho de mercado comum ao seu.

 

– Para facilitar sua compreensão, como exemplo, podemos citar uma padaria que tem concorrência direta com outras padarias no mesmo bairro e sua concorrência indireta seria um mercado próximo que trabalha com produtos semelhantes e o público alvo pode ser o mesmo. 

 

3 PASSO: DESCUBRA OS PONTOS FORTES E FRACOS DA CONCORRÊNCIA

Você conhece a Análise SWOT ou Análise FOFA? Ela é uma avaliação da empresa que leva em consideração a estrutura interna e externa, observando, acima de tudo, as forças e fraquezas

Estude os pontos fortes da concorrência para se inspirar em melhorias para o seu negócio. Quanto aos pontos fracos: explore oportunidades, encontre seu diferencial.

Análise SWOT

  • Strengths (Forças): vantagens internas da empresa;
  • Weaknesses (Fraquezas): desvantagens internas da empresa;
  • Opportunities (Oportunidades): forças externas com potencial de crescimento da empresa;
  • Threats (Ameaças): fator externo que pode comprometer negativamente a empresa.

Após fazer a análise da sua concorrência, que tal elaborar uma da sua empresa? Você irá notar que não é tão fácil apontar defeitos e qualidades a si mesmo, afinal, muitas vezes por convivermos dia a dia com nosso trabalho não conseguimos ter uma visão geral. Então, aí vai uma dica: peça para os seus clientes, amigos e familiares feedbacks construtivos. O autoconhecimento irá alavancar o seu negócio!

 

4 PASSO: MONITORE A CONCORRÊNCIA

 

O mundo dos negócios é extremamente dinâmico, portanto, nos mantermos atualizados e sempre um passo à frente da concorrência é a grande chave do processo. Para isso, precisamos estar sempre em constante mudança, nos reinventando e de olho nas oportunidades do mercado. Não basta seguir os 3 passos anteriores uma única vez e acreditar que está tudo ok. Em outras palavras, você estará se enganando. Esse é um dos maiores erros no mercado. Lembre-se: monitorar a concorrência deve ser uma atividade diária

Para ajudar nesse processo selecionamos algumas dicas: 

 

Acompanhe as redes sociais e o site da concorrência:

Os principais canais de expressão de opinião, mais acessíveis e de rápida propagação, são as redes sociais. Portanto, acompanhe as novidades e estratégias que estão sendo usadas. 

  Além disso, elabore pesquisas nas redes sociais! A grande maioria dos consumidores expressa tanto suas frustrações quanto satisfações de modo público, o que abre uma grande brecha para a análise da concorrência e das expectativas das pessoas de modo gratuito e eficaz.

Pesquisa de mercado:

A pesquisa de mercado é uma forma de coletar informações sobre as opiniões, necessidades e expectativas que seus consumidores e potenciais clientes  têm sobre a sua marca e a de seus concorrentes. Como resultado, é possível detectar o destaque dos seus competidores e os porquês de um potencial cliente direcionar-se a outro empreendimento que possui as mesmas características encontradas no seu.

O painel de consumidores, da opinion box, é uma dica de plataforma digital de fácil acesso aos principais consumidores de determinados produtos, prontos para responder pesquisas de mercado.

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Ferramentas gratuitas para acompanhar seu concorrente:

Google Alertas: monitora conteúdos (palavra-chave ou termo) que o usuário define. Para esclarecer, esse recurso é para você que precisa ficar de olho nas tendências do mercado ou no que estão comentando sobre sua marca e sobre a concorrência na internet. As notificações são enviadas para o seu email. 

Ubersuggest: identifica e compara termos mais relevantes na internet, além disso, verifica de onde vem o tráfego orgânico dos sites competidores.

Reclame Aqui: é o site mais conhecido de pesquisa e reclamações. Você consegue identificar os pontos fracos da concorrência e, mais importante, como ela lida para resolver os problemas.

Google Trends: acessa os conteúdos mais relevantes no momento de determinado assunto.

Social Mention: mede e acompanha o que as pessoas estão comentando em todas as mídias sociais sobre um produto ou empresa em tempo real.

Quais são os pontos importantes que devo observar para a Análise de Concorrência?

Aqui vão algumas perguntas que você deve fazer a si mesmo para entender como seu estabelecimento pode aproveitar as oportunidades para atingir o seu objetivo e, além disso, eliminar as ameaças da concorrência:

Sua concorrência:

  • Quais as estratégias e resultados abordadas pelas empresas?
  • Qual é a abordagem publicitária abordada?
  • Como estão se destacando no mercado?

Sua empresa:

  • Qual a sua posição em relação à concorrência?
  • Se você saísse do mercado, faria falta?
  • Quais as necessidades dos seus clientes? Você está suprindo isso?

Se você tiver dificuldade em responder alguma dessas perguntas ou a resposta não te agradar, está na hora de melhorar sua análise de concorrência. Como resultado, esses 4 passos seguidos corretamente levarão seu estabelecimento a um maior faturamento, um melhor posicionamento de mercado e  uma definição mais adequada da sua estratégia comercial.

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber como aplicar a análise de concorrência na sua empresa? Contate um de nossos consultores!


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