Diversidade nas empresas: como transformar em realidade?

Empresas bem sucedidas trabalham a diversidade

Não há dúvidas de que o tema “Diversidade nas empresas” vêm ganhando muito espaço dentro do mundo corporativo. Você sabia que ter um time diverso e engajado nessa temática também é importante para o próprio desempenho da organização

Pesquisas apontam que os benefícios de ter um time diverso vão desde um melhor recrutamento de talentos até um expressivo aumento da lucratividade. Isso tudo porque, times mais diversos são times:

  • mais criativos e inovadores; 
  • mais motivados e engajados com seu trabalho;
  • que propõem soluções diferentes e efetivas para as demandas de mercado. 

Pensando nessas vantagens, neste post iremos explicar o que é diversidade, porque incentivá-la e, por fim, daremos algumas dicas para promover um ambiente plural dentro da sua empresa.

O que é ter diversidade nas empresas? 

É muito comum as pessoas não perceberem a falta de diversidade dentro do ambiente de trabalho. Você realmente sabe o que é ter um time plural? 

Um time diverso é um grupo de profissionais com diferentes características como:

  • Gêneros;
  • Etnias;
  • Gerações (X, Y, Z…) e idades;
  • Culturas e religiões;
  • Classes sociais;
  • Pessoas com deficiência (PCD);
  • Orientações sexuais: pessoas não binárias (não se identificam inteiramente como homem ou como mulher), homossexuais, pessoas trans, e assim por diante. 

Vale ressaltar que existem pessoas de infinitas características, necessidades e qualidades diferentes; quanto mais pessoas diferentes entre si dentro da organização, maior é sua diversidade. 

Diversidade nas empresas X inclusão 

Diversidade nas empresas é extremamente importante, mas na prática ela não funciona se não houver INCLUSÃO. A inclusão diz respeito ao senso de pertencimento, para isso, você precisa criar um ambiente confortável, favorável e adaptado às demandas de todos, e é assim que os benefícios de um time diverso começam a aparecer. 

O conceito por trás do termo “inclusão” é ADAPTAÇÃO. É necessário uma mudança de mindset: a ideia é adaptar a empresa às demandas das pessoas, ao invés das pessoas precisarem se adaptar para estarem ali. 

Isso porque somente criando um ambiente inclusivo, as pessoas se sentirão pertencidas àquele local. E esse é um ponto chave para que possam “se levar inteiros para o trabalho” e ficarem à vontade para propor suas ideias e agregar valor ao time

Mas, lembre-se: não basta contratar pessoas de diferentes características e origens e depois “sentar e esperar que a mágica aconteça”. Muito pelo contrário, uma abordagem passiva não irá gerar resultado. Portanto, podemos dizer que tratar a diversidade nas empresas apenas sob a ótica numérica não é suficiente; é preciso englobar no discurso sobre diversidade a questão da inclusão.

Exemplos práticos de atitudes que geram inclusão:

  • Adaptação da infraestrutura para o acesso à deficientes (PCD);
  • Utilização de linguagem neutra no dia a dia dentro e fora da empresa, incluindo assim pessoas não binárias no discurso;
  • Flexibilidade de horário, o que inclui pessoas que tenham filhos (principalmente mães e pais solos) ou que moram muito longe;
  • Promover capacitações, palestras e rodas de conversa sobre, por exemplo, feminismo, LGBTQIA+, anti-capacitismo (tratar a pessoa deficiente como incapaz), antirracismo. Dessa forma, a sua equipe aprenderá a dialogar sobre o assunto e a conviver com a diversidade;

Vantagens da diversidade nas empresas

Como pontuado anteriormente, é preciso mobilizar esforços para efetivamente observar os benefícios da diversidade dentro da organização. 

Uma dica é olhar para esse ponto como um elemento a se incorporar dentro da cultura da própria empresa. É necessário, portanto, o engajamento de todo time

Segundo dois grandes estudos sobre o assunto, o “Diversity Matters” (diversidade importa), da Mckinsey & Company, e o “How Diverse Leadership Teams Boost Innovation“, da Boston Consulting Group (BCG), as principais vantagens da diversidade nas empresas são: 

1. Melhor Recrutamento e retenção de talentos

Empresas que consideram a diversidade no perfil dos candidatos no recrutamento entregam 25% mais resultado do que as que não consideram. A justificativa para esse dado é porque essas empresas conseguem focar em trazer pessoas mais dispostas a aprender e se desenvolver dentro da empresa; não apenas avaliando seu currículo formal. 

A retenção desses talentos também se deve ao fato dessas empresas investirem e incentivarem o aprendizado e crescimento dentro da organização. 

2. Melhor resolução de problemas

Times mais diversos são consideradas bons em resolverem problemas complexos: um grupo de pessoas com características diferentes são mais aptos a resolverem dilemas do que um especialista trabalhando sozinho.

3. Mais inovação

Pessoas diferentes entre si trazem histórias, repertórios e vivências diferentes. Essa combinação faz do grupo mais criativo para desenvolver soluções diferentes e eficazes para as dores do mercado. 

Uma empresa com altos níveis de diversidade costuma entregar 45% de sua receita a partir de produtos desenvolvidos por meio de inovação, enquanto isso, outras empresas entregam apenas 26%. 

4. Time mais orientado ao cliente

Um time diverso, consequentemente, consegue atingir um público variado. É mais fácil “pensar” como seu cliente quando se tem um time com pessoas que representam diferentes grupos de consumidores.

5. Melhor visibilidade da marca

Negócios com alto nível de diversidade dentro da empresa, são reconhecidos pelo bom posicionamento de marca: as pessoas passam a ver como uma marca que possui responsabilidade social

6. Maior satisfação dos colaboradores

A ocorrência de conflitos em uma empresa mais diversa chega a ser 50% menor. Isso porque, fazem parte da cultura organizacional trabalhar a questão da educação para a diversidade com os colaboradores e promover a quebra de discursos de intolerância.

7. Maior desempenho e lucro em relação à concorrência

Empresas com maior diversidade étnica-racial tem 35% a mais de chance de terem retornos financeiros acima de seus concorrentes. Além disso, empresas com maior diversidade de gênero tem 15% a mais de chance de ter retornos financeiros acima de seus concorrentes. 

Porém, o mais impactante acerca desse último dado, é que também ocorre o oposto: empresas que têm pouca variedade étnica-racial têm 35% mais chances de terem menos retornos financeiros em comparação a seus concorrentes. Enquanto isso, empresas que têm pouca diversidade de gênero, esse número é 15%.

5 dicas para promover um ambiente plural

Para ter um time diverso é necessário ir além do que simplesmente contratar pessoas diferentes entre si. É preciso olhar para a diversidade nas empresas como um elemento a se trabalhar dentro da cultura da organização. Portanto, comece “de dentro” da empresa: 

Identifique o quão diversa sua empresa é, e onde ela quer chegar

É importante saber o quão diversa a sua empresa é para traçar estratégias de como começar a abordar esse tema dentro da organização. Sabendo quais são os dados e como está a cultura atual da organização, é possível traçar objetivos e elaborar um plano de ação para alcançá-los. 

Para você que está iniciando os seus estudos no assunto, aí vai uma dica para descobrir o quão plural o seu time é: 

Compare a diversidade dentro da sua empresa com  números que representam a população brasileira, ou até mesmo do seu estado. Assim, você pode ter uma noção do quanto o seu time é diverso em relação a sua localização.  Por exemplo, mais de 50% da população brasileira é negra e você tem apenas funcionários brancos. Alguma incoerência tem, certo?

Coloque a diversidade nas empresas como prioridade

Para tornar o ambiente mais inclusivo, é necessário se adaptar, mudar hábitos, e às vezes até mesmo a estrutura física do local. Essas mudanças demandam esforço; por isso, é necessário priorizar as ações que compõe a estratégia definida no item anterior. 

Uma dica é fazer um comitê de diversidade: delegue pessoas específicas que irão se responsabilizar por cuidar das ações e propor novas ideias sobre a temática. E, claro, encaminhe recursos necessários para que essas ações ocorram.

Proponha eventos e conversas sobre o assunto

A inclusão também engloba a educação para a diversidade. Prepare o seu time para lidar com a diversidade: proponha eventos, palestras, workshops sobre o assunto. A ideia é gerar espaços para falar desse assunto dentro da empresa. 

Apoie e engaje a empresa em causas sociais

Apoiar causas sociais é uma ótima forma de criar uma ponte para alcançar um ambiente mais plural nas empresas. Além de ser positivo à causa ou à comunidade em si, também é importante para tornar seus funcionários engajados. Ao envolvê-los nessas causas também se cria um ambiente que conversa e se articula em prol disso.

Tome cuidado redobrado em processos seletivos e garanta a diversidade nas empresas

Como já foi comentado, empresas que levam em conta a questão da diversidade em processos seletivos têm um melhor desempenho. 

Mas o que isso significa? Bom, existem vários fatores relacionados à processos de recrutamento mais inclusivos, e eles vão desde o planejamento e estruturação do processo, divulgação, até o treinamento sobre diversidade e vieses inconscientes para os avaliadores do processo seletivo. 

Durante a contratação de pessoas LGBTQIA+, por exemplo, levante dados como seus valores, seu vocabulário, os principais preconceitos que esses grupos sofrem e conquistas na sociedade. É importante também identificar o que é um ambiente confortável para essas pessoas e garantir esse ambiente desde o processo seletivo. 

 

Ficou com alguma dúvida ou deseja saber como transformar a diversidade em realidade na sua empresa? Contate um de nossos consultores!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy