O que é Branding e qual a importância desse conceito para seu negócio

Branding: Como gerir a sua marca na mente dos consumidores.

 

O que é Branding?

Branding é todo esforço realizado por uma empresa com o objetivo de gerir a marca, transmitindo seus valores, cultura e o impacto positivo que deseja passar ao mundo. Ao mostrar “quem é a marca” o processo de branding torna-a mais conhecida, mais desejada e mais conectada com aqueles que têm valores similares.

Realizando uma boa gestão de marca, criando uma imagem única ao transmitir a história da empresa e por que faz o que faz, é possível transformar clientes em fãs.

Ou seja, branding é a soma das ações que relacionam o posicionamento, o propósito e os valores de uma marca com a percepção que o público tem da mesma.

Portanto, todas empresas executam branding, porém algumas conseguem transmitir seus valores de forma que criam conexões com seus clientes. Enquanto outras se tornam genéricas ao apenas transmitir quais são seus produtos e serviços, sem contar a história por trás da concepção da empresa.

Qual a importância do Branding?

Branding é de suma importância para um negócio pelo impacto que  causa em uma empresa. Branding pode mudar a percepção da marca no mercado, sendo capaz de reverter o cenário social e econômico de uma empresa.

 São 4 pontos principais que resumem a importância do Branding:

 

Reconhecimento

É a principal razão pela qual Branding é importante. Afinal, é através do reconhecimento de uma marca em um setor do mercado que o consumidor começa a construir um valor sobre o produto e a empresa como um todo.

Portanto, a gestão da marca (Branding), quando realizada de maneira efetiva, gera esse reconhecimento e agrega valor para o negócio.

Só para ilustrar, quando você pensa em carros elétricos, provavelmente você pensou na Tesla, não é mesmo?

A Tesla conseguiu criar uma imagem na mente das pessoas como uma empresa inovadora e com a missão de acabar com dependência de combustíveis fósseis, através dos carros elétricos.

Neste exemplo é possível ver uma empresa que colocou o porquê antes do o quê e, com isso, estabeleceu uma imagem muito mais forte na mente das pessoas.

Assim, uma dica é investir tanto em um bom logo, quanto uma boa imagem da marca, pois é por meio desses elementos que o consumidor reconhece o produto e a empresa como um todo.

 

Branding aumento o valor de um negócio

A importância do Branding se dá também para o futuro de uma empresa ou organização. Ao adquirir um maior reconhecimento no mercado e, consequentemente, ao alavancar sua marca, o negócio passa a transparecer uma maior confiança para investidores e futuros compradores.

No século XXI, os ativos intangíveis subiram de patamar no grau de importância das empresas. No mundo globalizado a expertise em realizar tarefas para a conclusão de um produto ou serviço podem facilmente ser replicadas.

Sendo assim, o valor intrínseco da sua marca se torna o grande diferencial dela, pois os seus clientes comprarão de você não porque precisam do objeto de permuta, mas porque se identificam com você.

 

Atrai novos clientes 

Uma boa gestão da marca não deve ter dificuldades em atrair novos clientes uma vez que a qualificação de “boa marca” se dá pelo aspecto positivo que a acompanha.

Isto é, Branding é uma estratégia de marketing que busca garantir a confiança e a propagação da marca, causando, como consequência, o aumento do conhecimento da marca por parte de novos possíveis consumidores. 

Uma vez que esses já chegam com uma visão positiva sobre a mesma, ao se conectarem com o que a empresa acredita, antes mesmo de analisarem o que é oferecido, tornam-se um lead de alto potencial. 

 

Usa a propaganda a seu favor

A propaganda é um dos elementos do Branding onde o objetivo da ferramenta se baseia no desenvolvimento do posicionamento, do propósito e dos valores da marca. Assim, a divulgação desses princípios se soma diretamente com o reconhecimento e confiança gerados pelo Branding.

Nessa etapa é importante usar uma comunicação coerente em todos os canais nos quais sua empresa se expõe, pois devemos lidar o branding como se fosse a personalidade da marca.

Por analogia você não confiaria em uma pessoa que tem um posicionamento em um ambiente e em outro toma uma posição contrária, não é mesmo?

 

Como trabalhar o Branding no seu negócio?

Para trabalhar o Branding em um negócio é preciso investir em alguns aspectos estratégicos para a marca. Ou seja, é preciso aprimorar os conceitos que vão dar origem aos fatores de propagação e aumento do valor visual da organização. A seguir apresentamos algumas dicas de como atingir esses resultados no seu negócio. 

 

1) Definição do público alvo e personas

Mapear quem é o seu público ideal é uma ótima maneira de desenvolver o Branding do seu negócio. Isso se dá pela identificação do que público alvo pensa e assim sua marca consegue oferecer uma proposta de valor que ele sinta desejo.

 

Assim, a partir da identificação de qual o tipo de pessoa que você busca atingir com seu produto ou organização é possível traçar ações personalizadas para seu cliente final, causando um impacto positivo na experiência dele.

Para entender um pouco mais sobre o conceito de público-alvo é só clicar aqui. E, caso você tenha interesse, nós temos um template interativo para a criação da sua persona. Nele você pode seguir os passos simples e diretos para a criação da sua persona e editar as informações diretamente no arquivo. 

 

2) Diferencial no mercado

O diferencial de mercado abrange diversos aspectos de uma marca, mas está baseado, principalmente, na experiência total do consumidor frente ao produto/empresa.

Esse diferencial é importante para que sua marca consiga superar a concorrência e ser a principal escolha dos consumidores.

Algumas ações que podem ser feitas em relação ao diferencial são o proporcionamento de uma experiência sensorial na loja de venda dos seus produtos, um brinde que acompanha a venda ou até mesmo uma ação de marketing relacionada a propagação da imagem da sua organização. 

 

3)  Criação de uma identidade visual

Investir em uma boa embalagem, em um bom logo e até mesmo em uma boa fonte de escrita é essencial para o Branding. É através desses elementos que um consumidor reconhece a marca e estabelece uma conexão com as ideias preestabelecidas dela.

 

A primeira impressão dos elementos visuais é muito importante e pode definir caso o cliente vá ou não utilizar dos serviços/produtos do seu negócio. Por isso, não tenha medo de investir em um bom manual da marca e segui-lo em suas formas de propagação. 

 

4) Definição de uma personalidade da marca

Definir qual a imagem e qual é o jeito que a marca quer ser lembrada. Isto é, definir qual é o tipo de relação que a marca quer ter com seu consumidor final, estabelecendo qual o meio de comunicação e qual a linguagem que deve ser utilizada. 

Um exemplo de personalidade de marca é a estabelecida pelo Netflix que usa os famosos “memes” como forma de se comunicar com o público jovem que utiliza sua plataforma. 

 

5) Aspecto social

Apoiar ou criar uma causa pode ser uma grande estratégia de marketing e, com certeza, está atrelada ao Branding.

Uma causa social diz muito sobre quem a apoia, assim, o consumidor consegue definir a personalidade da marca e cria uma empatia cada vez maior e mais rápido com a mesma.

Portanto, uma causa social pode trazer muitos leads que também a apoiam e, ao mesmo tempo, cria uma imagem da marca perante a sociedade.

 

Conclusão:

Neste artigo, nós vimos como o branding se tornou o principal fator para uma empresa se conectar com clientes e assim criar um ecossistema em volta do seu propósito.

Por fim, devemos lembrar que a personalidade que sua empresa assumirá será a mesma dos clientes que ela atrairá. Por isso o propósito e valores da sua empresa devem ser transmitidos de forma clara e consistente. Assim os consumidores se identificam com a sua empresa e com o tempo se tornão advogados da marca.

 

Espero que o artigo tenha lhe ajudado, comente abaixo o que achou ou possíveis dúvidas.

 

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Ana Carolina Blaitt

Ana Carolina Blaitt, consultora de projetos da JR Consultoria durante o ano de 2019.

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