Análise de mercado: Aprenda o que é e como fazer na sua empresa.

Análise de Mercado

“É melhor prevenir do que remediar”, ”O seguro morreu de velho” e “Nunca teste a profundidade do rio com os dois pés”. Você já deve ter escutado, de algum parente ou amigo, alguma dessas frases como uma advertência para sempre sermos precavidos em nossas ações. Apesar de serem somente provérbios, esses ditados populares podem se encaixar muito bem como uma analogia a importância da análise de mercado quando o assunto é a abertura de um negócio próprio.

Montar uma empresa não é tarefa fácil, tendo em vista que o empreendedor sempre está sujeito a riscos em seu negócio, devido a alterações no cenário em que está inserido.

Entretanto, há uma ferramenta que possibilita ao empresário reduzir suas possíveis falhas e obter uma maior segurança em relação ao seu empreendimento: a Análise de Mercado

A Análise de Mercado nada mais é do que uma fase de coleta de informações acerca do segmento de mercado em que você pretende atuar. Esse processo deve ser capaz de reunir dados acerca de diversos fatores relacionados ao seu negócio, levando em conta as características gerais de seu segmento.

Estrutura da análise de mercado

De maneira simplificada, a análise deve ser realizada com base nos seguintes pontos: 

  • Cenário Geral do Mercado
  • Perfil dos Consumidores
  • Fornecedores
  • Concorrência

Para obter informações sobre cada um dos tópicos mencionados acima, a análise de mercado pode basear-se em dois tipos de fontes: primárias ou secundárias.

As pesquisas primárias são aquelas feitas especificamente para um projeto ou empreendimento, nas quais a coleta de dados é realizada para estudar pontos chaves deles. Por esse motivo, as técnicas mais comuns utilizadas nesse método são entrevistas, montagem de grupos focais e aplicação de questionários.

Já as pesquisas secundárias são aquelas mais abrangentes, não específicas para uma empresa, e que, geralmente, são disponibilizadas por órgãos governamentais ou associações.

É possível encontrar tal tipo de informação, por exemplo, nos sites do Ibope, do Datafolha, do IBGE e do IPEA e, por meio delas, chegar a conclusões mais amplas sobre seu ramo de atuação. 

Fácil de entender, né? Agora que já sabemos sobre como podemos obter as informações para a nossa análise de mercado, vamos nos aprofundar em cada uma de suas etapas. 

 

Cenário Geral do Mercado

Como indica o nome, nessa fase, você deve obter um panorama do segmento no qual seu negócio está inserido.

Esse é o momento de investigar informações mais abrangentes sobre sua empresa como, por exemplo, o tamanho de seu mercado, o impacto do atual cenário econômico sobre ele, suas tendências e projeções de crescimento ou desaceleração.

Esses levantamentos podem ser feitos por meio da leitura de jornais, relatórios específicos sobre sua área de atuação (publicados por associações ou órgãos governamentais) e conversas com outros profissionais do ramo.   

Essa etapa é de extrema relevância, uma vez que conhecendo melhor sobre os desafios da sua fatia de mercado, você pode realizar investimentos mais assertivos, bem como se prevenir de alguns efeitos em casos de crises econômicas. 

 

Perfil dos Consumidores 

Após conhecer melhor o mercado e seus desafios, chega a hora de responder uma importante pergunta: quem vai consumir meus produtos?

Ter conhecimento sobre os seus clientes é, muitas vezes, a chave para o sucesso de um negócio, já que entendendo melhor sobre as suas preferências, o empreendedor pode personalizar seus serviços a fim de atender de maneira mais eficiente essa parcela e, assim, conquistar consumidores mais fiéis e frequentes. 

Mas, afinal, como posso compreender melhor a minha clientela? Uma boa maneira de fazer isso é respondendo algumas perguntas sobre ela. Vejamos alguns exemplos:

  • Quais as características do meu consumidor ideal? (Idade, Gênero e Condição Socioeconômica)
  • Quais são os hábitos do meu consumidor ideal?
  • Por que o meu cliente compra o meu produto? 
  • Por que o meu cliente deixa de comprar um produto?
  • O que o consumidor mais valoriza no momento de adquirir um produto ou serviço?

 

É evidente que as perguntas referentes aos consumidores do seu negócio variam de acordo com o segmento em que você está inserido, sendo, às vezes, necessário dar enfoque em alguns questionamentos mais do que em outros.

Entretanto, as perguntas acima são universais e vão te auxiliar a ter uma primeira visão sobre o público que você deseja atender, independentemente do setor em que você atua. 

 

Fornecedores

Os clientes são parte fundamental para o funcionamento de seu negócio, mas não é o único fator envolvido no processo de criar uma empresa ou colocar um serviço no mercado.

Por esse motivo, um empreendedor precisa também ter profundo conhecimento sobre seus fornecedores. Como eles são a fonte principal da qual você obterá seus produtos, é muito importante que se tenha conhecimento sobre pontos a respeito deles como a qualidade de suas entregas e o cumprimento de prazos.

Além disso, uma pesquisa detalhada sobre quem fornece os materiais de sua empresa também possibilita a comparação de preços, permitindo assim uma estruturação dos menores custos para seu empreendimento.

Então, referente aos seus fornecedores, tenha sempre em mente os seguintes questionamentos:

  • Ele costuma entregar as mercadorias nos prazos estabelecidos?
  • O padrão de qualidade na entrega dos produtos é consistente?
  • Ele cobra um preço compatível com o serviço que oferece?

 

Concorrência 

Por último, mas não menos importante, deve-se examinar cuidadosamente a concorrência.

Aprofundar-se nos métodos adotados pelos concorrentes é uma estratégia bastante útil para donos de empresas, isso porque viabiliza entender as técnicas efetivas adotadas por empresas do ramo e que podem ser replicadas no próprio negócio.

Imaginemos que você empreende no ramo de restaurantes e descobre que um estabelecimento, da mesma área, próximo ao seu está obtendo um alto número de vendas por adotar um cartão fidelidade para seus clientes, que oferece, depois de um número de refeições, um suco de cortesia.

Tendo esse conhecimento, você pode aplicá-lo ao seu empreendimento ou desenvolver alguma medida similar, que também provoque um aumento nos seus lucros. 

Com base no exemplo acima, seus competidores de mercado devem ser sempre um ponto de comparação para avaliar o desempenho do seu negócio e é por isso que o conhecimento sobre eles é tão crucial. 

Para compreender melhor seus concorrentes, procure pensar sobre os seguintes pontos:

  • Quais ações realizadas por eles podem ser benéficas para o seu negócio?
  • Quais erros cometidos por eles que podem ser evitados?
  • Seus preços são competitivos em relação aos deles?
  • A qualidade de seu produto/serviço é competitiva em relação a eles?

 

Bem tranquilo de se aplicar, né? Agora que você já tem uma noção mais aprofundada do que é uma Análise de Mercado, você poderá realizá-la você mesmo e examinar a situação de sua empresa atual ou de algum negócio que deseja começar!

Ferramentas

Para facilitar ainda mais, a JR Consultoria fornece para download algumas das ferramentas que podem tornar sua análise ainda mais precisa:

Análise SWOT

Matriz BCG

Análise PEST

Boa sorte nos seus negócios e, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com um de nossos consultores.

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