Guia prático para criar sua persona

Tenha uma visão mais clara do mercado com a elaboração da persona

Entender quem é o seu consumidor é um dos primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso. Definir uma persona para a sua empresa é crucial para maximizar seus resultados e criar uma estratégia de marketing mais assertiva.

Você investe dinheiro em marketing e não tem retorno? Elaborar a persona do seu negócio é saber que os seus investimentos estão sendo direcionados ao seu real público. 

Nos próximos parágrafos, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre persona e como criá-la. Esse conhecimento irá otimizar seus conteúdos e melhorar seu direcionamento.

O que é persona?

A persona é um termo semi fictício, uma espécie de personagem, com nome, idade, renda média, gostos, dores, etc., que busca representar um cliente ideal.

Esse “avatar” é baseado em informações sobre dados demográficos e comportamentais de clientes reais de uma empresa. Ou seja, não é baseado em “achismos” ou falsas suposições.

Dessa forma, para criar uma persona, é preciso observar e analisar atentamente as principais características dos clientes do seu negócio.

Diferença entre público alvo e persona

Apesar de muita gente confundir os dois conceitos, eles não significam o mesmo, pelo contrário, são muito diferentes. Sendo assim, entender a diferença entre eles é de extrema importância para o desenvolvimento da sua empresa.

O público alvo é um termo mais abrangente e amplo, referindo-se a um segmento de pessoas com características em comum. Contudo, como uma definição mais genérica, o público alvo pode resultar em generalizações e, assim, julgamentos subjetivos e, muitas vezes, equivocados.

Exemplo de público alvo de uma empresa que busca facilitar intercâmbios universitários:

Estudantes de ensino superior público de 18 a 25 anos de idade, que pretendem iniciar seus estudos no exterior. Renda média de R$3.000 a R$10.000.

Em contrapartida, a persona busca definir o perfil do cliente com maior complexidade, incluindo, além de dados demográficos, critérios comportamentais, como, por exemplo, gostos, sonhos, hobbies, anseios e dores.

Exemplo de persona da mesma empresa de intercâmbios:

Lucas, 23 anos, estudante de engenharia de produção do sétimo período da UFPR. Solteiro e sem filhos. Renda média familiar de R$ 7.000. Mora com os pais, mas pretende sair de casa assim que terminar seus estudos e começar a trabalhar. Extrovertido, sempre busca participar do máximo de atividades extracurriculares possíveis. Desde o início de sua graduação, ansiou por uma oportunidade de estudar no exterior para melhorar o currículo e se profissionalizar. Por isso, sonha em realizar seu primeiro intercâmbio no exterior antes do término da graduação, mas encontra muitas dificuldades burocráticas.

Com esse simples exemplo, fica evidente a quantidade de detalhes, a maior complexidade e a importância da elaboração da persona para uma empresa que pretende evoluir, posto que, com seu cliente ideal bem definido, suas ações são mais assertivas.

Ainda em dúvida se vale a pena estruturar um avatar para o seu negócio? Então veja alguns benefícios advindos da definição da persona.

Por que a minha empresa deve ter uma persona?

Ao personificar o seu público, você entende os principais medos, desejos e necessidades dos seus consumidores e, assim, saber como sua marca pode agregar valor a seus clientes, fica mais simples.

Basicamente, a persona de sua empresa pode te ajudar a:

Definir a melhor linguagem/ tom de voz para contatar o seu público:

Se comunicar da melhor maneira, diz respeito a utilizar uma linguagem que seu público considere adequada e familiar.

Determinar o tipo de conteúdo a ser produzido:

Cada dúvida e anseio de sua persona pode se transformar em um conteúdo potencial a ser criado. Assim, estará atendendo as necessidades de seus reais clientes.

Definir os melhores canais de contato com o consumidor:

Identificar quais canais de comunicação o seu público mais valoriza e pode, portanto, investir neles.

Ampliar conhecimento sobre o público:

Entender melhor quais são as principais dúvidas e desejos de seus consumidores irá ajudá-lo no direcionamento de suas campanhas de marketing.

Dessa forma, fica evidente que a persona DEVE estar presente em qualquer planejamento de marketing, visto que, com a personificação de seu público, orientar suas ações de marketing se torna um processo bem mais simples e com um resultado mais expressivo.

Agora que você já conhece a importância da persona, chegou o momento de aprender como realizar esse processo.

Como criar a sua persona

Para criar sua persona, é preciso passar por um processo de construção relativamente simples, mas que pode ser trabalhoso.

Mas, antes de tudo, é preciso ter em mente que nossas percepções podem ser enganosas. Por isso, tenha cuidado para não cair na suposição de que você já conhece o perfil do cliente, isso pode atrapalhar todo o processo.

Agora, como a persona busca analisar e descrever a rotina de uma pessoa com foco em seus anseios, desejos, medos, etc., os resultados dessa pesquisa devem ser conquistados por meio de pesquisa e exame de seus clientes reais.

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Assim, a maneira mais efetiva e simples de conhecer seu consumidor é perguntando diretamente a ele.

Aqui estão algumas perguntas importantes a serem feitas:

  •  Qual sua idade?
  •  Qual seu estado civil?
  •  Tem filhos?
  •  Qual seu nível de escolaridade?
  •  Qual o ramo em que atua?
  •  Quais meios de comunicação mais utiliza?
  •  Como aprende novas habilidades?
  •  Quais são seus principais objetivos e empecilhos que te impedem de realizá-los?
  •  Quais são seus maiores medos (pessoais e profissionais)?
  •  Onde e como (online/offline) costuma comprar?
  •  Qual sua renda média?
  •  Quais seus hobbies?
  •  Quais marcas costuma consumir?

Lembre-se: Essas perguntas são apenas um exemplo, portanto, adicione também perguntas relacionadas ao seu nicho. Porém, tenha em mente que quanto mais prático o questionário for, melhor. Pense sempre na relevância das respostas e qual o seu objetivo com cada pergunta.

Exemplo de persona

Agora, dois exemplos de uma consultoria empresarial:

Exemplo 1

  • Marina tem 46 anos, é dona de um pequeno salão de beleza, criado a partir de um hobbie. Possui segundo grau completo. É casada, tem dois filhos e uma renda mensal média de R$6.000,00. Sua filha mais velha a ajuda no negócio. Seus principais valores baseiam-se em conseguir manter o salão de beleza lucrativo e sonha em entregá-lo à filha no futuro. Busca auxílio no setor administrativo da empresa, pois tem muita dificuldade em cuidar do fluxo de caixa do negócio e teme que isso pode afetar sua empresa.

Exemplo 2

  • João tem 28 anos, é formado em contabilidade, ele pretende abrir sua própria empresa, mas ainda não definiu no que investir. Por isso, busca auxílio para validação de suas ideias. Sonha que seu negócio possa ser bem sucedido para poder se aposentar cedo e poder viajar. Ele quer ter autonomia, ser seu próprio chefe. Hoje, ele é funcionário de uma empresa privada e possui uma renda média mensal de R$5.000,00. Namora, mas não tem filhos.

 

Se você quiser um exemplo prático, o Jorge é um dos exemplos de personas da JR Consultoria.

 

Ficou com alguma dúvida ou deseja ajuda para elaborar a persona do seu negócio? Contate um de nossos consultores!

 

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