Faça a precificação de produtos de forma rápida e prática 

Leve vantagem no mercado encontrando o preço ideal para os seus produtos

 

O que é precificação?

Quando vamos aos estabelecimentos, é comum nos depararmos com diversos produtos a nossa volta e com preços dos mais variados possíveis. No entanto, alguma vez na vida, você já se questionou o porquê daquele produto estar custando certo valor? Ou até mesmo parou para refletir o que foi levado em conta para determinar o preço final do produto desejado? 

Essas são algumas perguntas que nos ajudam a entender, e a partir disso começar a dar valor a todo esse processo de precificação.

Para dar início, precificar um produto é entender e mensurar todas as variáveis que estão diretamente ou indiretamente ligadas ao item/serviço em questão. E a partir disso, chegar a um valor que arcará com todos esses custos mensuradas e ainda gerará um lucro ao final da venda, ou seja, o Preço de Venda.

 

Por que devo fazer a precificação de produtos?

É de conhecimento geral, que ao ingressarmos no mundo do empreendedorismo, um de nossos principais objetivos é ganhar capital ao final de cada atividade/venda realizada. No entanto, será que todas as pessoas precificam de maneira adequada? Essa resposta é simples, NÃO! E um dos motivos pelos quais as pessoas acabam falindo é pelo fato de não saberem medir o preço de venda de seus produtos. Por isso, acabam tendo a falsa impressão que estão lucrando, mas na realidade estão é perdendo dinheiro. 

Tendo isso em vista, fazer uma precificação adequada de seu produto é um bom primeiro passo para conseguir atingir o seu objetivo final de lucrar no mercado. Por isso, a precificação bem feita é tão importante para o bom funcionamento da sua empresa.

 

Como fazer a precificação de produtos?

Para dar início ao processo de encontrar seu Preço de Venda ideal se faz necessário entender o método a ser usado, o da Taxa de Markup, esse que baseia-se numa metodologia que envolve todos os custos ocorridos, da matéria-prima às despesas de comercialização, para conseguir chegar ao preço final, de uma forma que proporcione lucro para a sua empresa.

O multiplicador ou taxa de marcação (mark-up) é o valor encontrado para a formação dos preços e que serve para simplificar as suas contas. Multiplicando-se esse número (TM) pelo valor de aquisição das mercadorias, automaticamente encontra-se o preço de venda do produto em questão.

 

Como encontrar a (TM)?

A taxa de marcação é encontrada através da divisão do Preço de Venda (PV), sobre o Custo de Aquisição (CA) de determinado produto. Ou seja: 

Antes de encontrarmos a TM, primeiro busca-se encontrar o Preço de Venda (PV), que consiste na soma de alguns números:

  • Custo de Aquisição (CA): O valor pelo qual você pagou na hora de realizar a compra do seu produto.
  • Tributos (Tr): Todos os impostos e taxas que você tem que pagar na hora de realizar a venda.
  • Custos Fixos (CF): Todos os custos que você tem todo mês e que você sabe que você terá que pagar. Por exemplo: Aluguel de máquinas e Funcionários.
  • Margem de Lucro (ML): O quanto, em porcentagem, que você pretende lucrar com a venda do produto. (Lembrando que é necessário realizar uma pesquisa de mercado para entender os preços do seus concorrentes e não utilizar uma ML absurda comparada à eles.

 

Como fazer o cálculo de Precificação de Produtos:

O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por  1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.

Ou seja:

Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).

Ou seja:

Exemplo de Precificação de Produtos

Com a pandemia, e a demanda por uma renda alternativa, você decidiu começar a vender doces caseiros na sua região. Para tal, você terá alguns gastos, e uma necessidade de estabelecer o preço de venda de seus doces, a fim de obter o seu lucro desejado.

Primeiramente, será necessário elencar os gastos com a aquisição dos ingredientes. Na hipótese, que você deseja vender brigadeiros gourmets, você terá os seguintes custos:

  •  Chocolate em pó
  • Leite Condensado
  • Granulado para brigadeiro
  • Manteiga

Supondo que para fazer uma receita, que renda 15 brigadeiros médios/grandes, você gaste em torno de 10 reais.

Em uma semana, você produz 10 receitas.

Totalizando, assim, seu Custo de Aquisição (CA)  em 100 reais.

Além disso, é necessário embalar seus brigadeiros, na hipótese que você venda em pacotes com 5 unidades. Serão necessárias 30 embalagens. Que custarão em torno de 1 real cada.

Também, deve-se levar em conta o seu gasto com entrega dos brigadeiros, que podem ser feitos de diferentes formas, mas na hipótese que você entregue de carro, e apenas para os bairros mais próximos, na semana seu gasto com gasolina será de 70 reais.

Totalizando seus custos fixos (CF) em 100 reais.

Como você iniciou agora no ramo e sua quantidade não é elevada, a divulgação não terá gastos e pode ser feita nos grupos das redes sociais ou até por mensagem para conhecidos.

Isso se aplica para a tributação, por se tratar de um comércio ainda informal, no começo, e como uma forma de aumentar a renda, nessa hipótese a tarifa será nula.

Por fim, supondo que você defina querer ter uma margem de lucro de 50% ou 0,50.

Então seu preço de venda será:

Trazendo esse valor para a embalagem com 5 unidades, o Preço de Venda será de 14 reais a embalagem.*

*O valor foi aproximado.

Com essa precificação, será possível arcar com todos os seus gastos, e ainda obter um lucro de 50% sobre seus gastos.


Agora que você entendeu como é o processo de precificação de produtos, tudo fica mais simples para obter a maior vantagem no mercado.

 

Por fim, ficou com alguma dúvida nesse processo ou quer saber mais de perto como nossos consultores trabalham o processo de precificação? Contate os nossos consultores!

 

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