Pesquisa Qualitativa e Quantitativa: qual a melhor?

Entenda a mente dos seus consumidores com a pesquisa qualitativa e quantitativa

As pesquisas qualitativas e quantitativas têm objetivos diferentes dentro de uma pesquisa de mercado, porém ambas são essenciais para um conhecimento mais aprofundado do seu cliente, incluindo suas necessidades e vontades.

Com esse conhecimento em mãos, o empresário ganha a possibilidade de analisar a situação com clareza e estabelecer seus objetivos com maior assertividade.

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

 

3 motivos para realizar pesquisas

1. Obtenha Dados

O que são esses dados e por que eu preciso deles? Dado é o valor atribuído a algo, ou seja, tanto números quanto características, por exemplo, de uma pessoa quando atribuímos algum tipo de valor, aquilo podemos chamar de dado. Os dados se unidos ao conhecimento podem se tornar indicativos e respostas para eventuais perguntas, ou até mesmo para a descoberta de novas possibilidades.

2. Conheça o seu público

Entenda de uma vez quem é o seu cliente e qual a opinião dele a respeito do seu negócio. A partir de pesquisas qualitativas ou quantitativas conseguimos adquirir tanto respostas subjetivas quanto objetivas a respeito das necessidades, vontades e preferências do cliente. Facilitando futuramente a estruturação de uma análise de mercado mais completa e bem detalhada.

3. Saiba qual é o próximo passo

Com uma boa pesquisa de mercado é ganha uma noção muito mais aprofundada sobre os pontos positivos e negativos da sua empresa. Com isso você tem uma noção mais aprofundada sobre os aspectos e as características do seu negócio que devem ser mantidos e os que devem ser mudados.

 

Por último, após a pesquisa já ter sido realizada e você tiver os dados dela em mãos, muitas atribuições podem ser efetuadas assim como a persona dos seus produtos, o cliente ideal e o público alvo. Com esses dados em mãos e as análises já concluídas fica muito mais fácil, por exemplo, de se criar um produto ideal.

 

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Entenda o que são dados qualitativos e quantitativos

Os dados quantitativos visam coletar fatos mais concretos como números e estatísticas, formando a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa. Sua principal dificuldade é a obtenção de respostas, pois quanto mais respostas melhor, e para isso são utilizados de diversos métodos.

 

Já os dados qualitativos coletam informações que não servem apenas para mensurar um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista. A pesquisa qualitativa é menos estruturada e busca se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, as ideias e as atitudes das pessoas. Embora essa abordagem proporciona uma compreensão mais detalhada das perguntas da pesquisa, ela dificulta a análise dos resultados.

 

Descubra qual é a melhor para o seu negócio!

Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

 

O que é?

Com uma pesquisa qualitativa obtemos respostas subjetivas e não explícitas da pessoa que entrevistamos, muitas vezes é possível extrairmos até informações inconscientes do entrevistado. Tudo isso de maneira natural e espontânea.

 

Benefícios de aplicá-lo no seu empreendimento

A pesquisa qualitativa tem como objetivo principal a validação de ideias e a exploração de novas frentes. Então com ela temos acesso a informações que podem ser usadas para ou criar novas hipóteses ou validar hipóteses já criadas previamente a partir de testes de conceitos, possibilitando então ações como um posicionamento de mercado bem estruturado ou até mesmo uma projeção de demanda para um produto X.

 

Como aplicá-la?

Tendo em mente que esse tipo de pesquisa é composta por perguntas discursivas, como por exemplo “O que você pensa do salário mínimo brasileiro?”; Sua aplicação pode ser dividida em três principais partes:

1. Primeiramente existe a estruturação dos objetivos, ou seja, antes de tudo os objetivos principais e secundários devem ser estabelecidos. Esses objetivos devem ser respondidos durante a pesquisa e são eles que irão guiar todo o processo.

 

2. Em seguida, o segundo passo são conversas, é importantíssimo tratarmos esse ponto como uma conversa e não como uma entrevista, isso porque o lead que está sendo “entrevistado” não pode se sentir desconfortável de maneira alguma e o tom de conversa facilita muito a comunicação e a caça por informações de valor durante a pesquisa. Portanto, é de grande importância que durante essas conversas você “esconda o jogo” em relação às suas principais ideias e objetivos, ou seja, não faça perguntas que direcionam às respostas que você espera que sejam dadas. Caso essa informação for entregue de maneira precoce pode ocorrer o enviesamento das respostas do lead, alterando os resultados finais para estar de acordo com os princípios de quem aplicou determinada pesquisa.

 

3. Por fim, é feita uma análise das respostas obtidas durante as conversas e são criadas hipóteses. Com isso, é possível utilizarmos vários métodos de análise, porém independente do método utilizado é interessante percebermos que algumas dessas hipóteses serão negadas ou afirmadas e é isso o que realmente importa.

 

Pesquisa Quantitativa

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

 

O que é?

Pesquisas Quantitativas são mais utilizadas para pesquisas com maior número de entrevistados, a maioria das pesquisas que respondemos são pesquisas quantitativas, elas buscam dados numéricos e estatísticos e dão um panorama mais geral sobre o assunto, visualizando o assunto de uma maneira mais macro.

 

Benefícios de aplicá-la no seu empreendimento

Pesquisas quantitativas são sempre bem vindas quando o assunto é coleta de informações relacionadas a atitudes explícitas e conscientes do entrevistado.

Geralmente as pesquisas quantitativas são mais utilizadas em casos no qual uma pergunta objetiva, ou seja, aquela que oferece alternativas de respostas, consegue validar uma hipótese ou ideia, ou até mesmo na criação de banco de dados de informações válidas e que fazem sentido para a empresa em questão.

 

Como aplicá-la?

Antes de tudo, existem duas possibilidades para aplicá-la, tanto no meio tradicional quanto pelo meio eletrônico.

As pesquisas quantitativas podem ser feitas em ferramentas como o Google Forms ou similares a ele se for uma pesquisa online ou por outros métodos mais tradicionais como folhetos ou formulários impressos.

Todavia, é recomendado o uso de métodos digitais, pois facilitamos o processo como um todo e podemos fazer a análise futuramente com o uso de algumas ferramentas adicionais, como por exemplo o Power BI ou o Google Data Studio. É muito importante o uso de perguntas fechadas para a execução do formulário, pois elas correspondem com dados numéricos e estatísticos, entregando exatamente o que procurávamos inicialmente.

 

Exemplos

De 1 a 5 qual seu nível de satisfação no atendimento do motorista?

(Pergunta quantitativa)

Qual foi sua melhor experiência com motoristas de aplicativo?

(Pergunta qualitativa)

 

Por fim, com todas as informações em mente percebemos que tanto a pesquisa qualitativa quanto a pesquisa quantitativa possuem suas dificuldades ao serem elaboradas. Contudo, ambas também possuem um propósito fixo de oferecer dados e informações extremamente válidas para o seu negócio, é extremamente recomendado que a sua empresa faça pesquisas de mercado, pois elas disponibilizam informações palpáveis e agregadoras para tomadas de decisão atuais e futuras. Portanto, se prepare com antecedência da sua concorrência, pois seus resultados virão com antecedência também.

 

Ficou interessado em desenvolver uma pesquisa? A JR pode te ajudar a elaborar a ideal para o seu negócio! Entre em contato conosco agora!

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