DRE: o aliado de todo empreendedor

O relatório para o sucesso da sua empresa

Você provavelmente já ouviu falar em contabilidade. Porém, você sabe o que realmente significa e de que maneira a saúde financeira do seu empreendimento se associa com ela? Assim, em um primeiro momento, é necessário entender o que é contabilidade e qual sua importância, para, dessa forma, saber qual a relação com o bem-estar monetário do seu negócio.

 

O que é contabilidade?

A contabilidade é uma ciência que tem como função controlar e estudar o patrimônio das empresas. Nesse sentido, isso é feito a partir dos registros contábeis das ações empresariais e pelas respectivas demonstrações dos resultados produzidos. Dessa maneira, com essa ciência, é possível obter todas as informações e operações financeiras do seu negócio.

Nesse sentido, pode-se afirmar que a importância da contabilidade é garantir que o processo de tomada de decisões seja mais preciso. Isso porque, com os dados e relatórios financeiros, é possível analisar a situação geral da empresa, fazer previsões para o futuro e realizar escolhas certeiras, com segurança e controle.

Portanto, a partir do momento em que há informações de contabilidade, você pode evitar cometer erros que poderiam prejudicar seu negócio.

Um dos relatórios mais importantes feitos dentro da área da contabilidade, é o DRE.

 

O que é DRE?

DRE (Demonstração de Resultado de Exercício), é um relatório contábil que tem como objetivo evidenciar as operações da empresa. Com isso, é possível estabelecer se os procedimentos estão gerando lucro ou prejuízo, em um determinado período.

De forma simplificada, o DRE é um resumo dos resultados das atividades da organização, que permite a análise dessas ações. Desse modo, com o estudo deste relatório, há como estabelecer maneiras de aprimorar as operações e, como consequência, melhorar os resultados.

 

Como fazer o DRE?

 Para fazer o DRE, deve-se seguir os passos do modelo estabelecido no Código Civil brasileiro, pela Lei 6.404/1976. Nesse modelo, é possível extrair quais informações devem estar contidas na estrutura básica do DRE. Dessa maneira, mesmo com diferentes tipos de empresa, devem estar contidos os seguintes tópicos:

 

De acordo com o Art. 187 da lei, a Demonstração do Resultado discriminará:

 

I – A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II – A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

III – As despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

IV – O lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

V – O resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

VI – As participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

VII – o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

  • 1º Na determinação do resultado do exercício serão computados:
  1. a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente da sua realização em moeda; e
  2. b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos

De forma resumida, o Demonstrativo de Resultado do Exercício em uma empresa é estruturado da seguinte forma:

DRE    *Os valores utilizados são apenas à título de demonstração, não sendo verdadeiros

É importante ressaltar que, na realização de um DRE, as despesas e receitas devem ser contabilizadas a partir do regime de competência, não do fluxo de caixa. Isto é, operações registradas na data em que ocorreram, independente de número de parcelas ou de quando o patrimônio da empresa saiu ou entrou no caixa.

 

Por que fazer o DRE?

O DRE pode ser de extrema utilidade e é capaz de trazer inúmeras vantagens para o seu negócio, em diferentes panoramas. Por conseguir trazer uma avaliação geral de uma empresa, pode indicar algumas instâncias:

Saúde financeira

É possível estabelecer se seu negócio consegue gerar caixa e, desse modo, manter suas operações em dia;

Lucros e prejuízos

Consegue demonstrar quais despesas e custos estão mais elevados, assim como de onde está entrando mais capital;

Maior informação para planejamentos estratégicos e tomada de decisões

Por ser um relatório bastante detalhado, ele facilita a delineação das ações e objetivos da empresa, trazendo maior propriedade para alcançar isso.

 

Próximos passos…

Além de utilizar o DRE das maneiras já discutidas, é viável analisá-lo de outras maneiras. Nesse sentido, isso é possível de duas formas:

Análise Vertical

Pensando na estrutura do DRE, esse tipo de análise permite que você veja na coluna os valores. Ela tem como objetivo permitir a medição da porcentagem de cada componente ou setor da empresa, em relação ao faturamento bruto. Assim, será possível analisar quais despesas contribuíram mais para reduzir o lucro.

Análise Horizontal

Ela tem como objetivo comparar os resultados, pois, como é vista pelas linhas, permite que seja visto o desenvolvimento ao longo dos períodos relatados. Dessa maneira, com ela, é possível observar a evolução do seu negócio, em quais momentos se teve maior lucro ou prejuízo.

 

Torna-se evidente, portanto, que o DRE é um relatório que pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Uma boa estruturação desse documento, consegue mostrar inúmeros panoramas para que você possa fazer escolhas embasadas para o seu negócio. Além disso, ele possibilita que você possa entender melhor sobre a situação financeira, os problemas que pode estar tendo e oferece um apoio para que possa solucioná-los.

Ficou interessado em saber mais ou até desenvolver um DRE para seu negócio? Nós da JR Consultoria gostaríamos de te ajudar! Clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores, estamos sempre à disposição!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy