3 falhas na gestão empresarial que afundarão seu negócio e como contorná-las

Contorne as falhas para chegar ao sucesso


Montar um novo negócio pode ser um desafio e
falhas na gestão empresarial podem resultar na falência de muitas empresas com grande potencial. Em meio ao cenário conturbado da pandemia e com a oscilação na economia, fica evidente as dificuldades das pequenas empresas em realizar uma boa gestão empresarial. Nesse sentido, é importante que haja investimento, tanto financeiro quanto estratégico, para o contorno desses erros. A partir disso, selecionamos as principais falhas administrativas que podem afundar sua empresa. 

 

3 falhas na gestão empresarial que podem atrapalhar a evolução do seu negócio

1. FALTA DE PLANEJAMENTO

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Uma das principais falhas da gerência administrativa em microempreendedores é a falta de planejamento. É muito comum que uma visão a longo prazo da organização seja deixada de lado por inúmeros motivos. Esses vão desde a urgência de abrir um negócio rapidamente para estabilização financeira ao puro desconhecimento por ser iniciante na área. Independente de qual razão levou ao não planejamento, essa é uma das maiores causas da mortalidade dos negócios, de acordo com pesquisa desenvolvida pelo SEBRAE em 2016.

O planejamento, apesar do que muitos pensam, deve se manter durante toda a vida da companhia. Por isso, Pesquisas de Mercado e Estudos de Viabilidade são importantes para iniciar um empreendimento. Por isso, estabelecer objetivos e valores para nortear a empresa ao longo de seu exercício é uma tarefa essencial que deve ser levada à risca pela gerência. 

Dessa forma, um Plano de Negócios é a principal ferramenta para estabelecer um bom modelo de negócio, calcular o investimento inicial, além de coordenar as fontes de receitas e os funcionários necessários para trabalhar. Logo, um plano de negócios bem estruturado irá abranger tanto a área financeira como processual, englobando, inclusive, o marketing e o estratégico e, assim, guiando a empresa para um sucesso duradouro.

2. FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA FINANCEIRA

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Um erro recorrente na gestão empresarial é o desconhecimento da parte financeira da empresa. É muito importante que os gestores organizem as entradas e saídas de recursos e administrem seus pagamentos e recebimentos. Dessa forma, é possível obter um maior controle sobre os gastos mensais, identificando aqueles que podem ser reduzidos e traçar um planejamento dos recursos que devem ser investidos.

Além disso, é fundamental realizar um demonstrativo de resultados (documento que detalha como foram os resultados do ponto de vista contábil e patrimonial),  pois esse possibilita a visualização do desempenho da empresa para verificar se seu negócio está gerando lucro ou prejuízo.

      Outra falha financeira comum é a precificação incorreta dos produtos. Há diversos fatores que afetam o preço de venda (como custos fixos e variáveis, preços da concorrência, etc.), mas que muitas vezes não são levados em consideração pelos novos empresários. Dessa forma, podendo resultar na diminuição de lucros (quando os  preços estão muito baixos) ou na perda de clientes (quando os preços encontram-se muito altos).

Se você tem uma dificuldade em algum desses procedimentos, uma Consultoria em Gestão Financeira será a solução ideal. Auxiliando você na organização do fluxo de caixa e na análise de Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) Dessa forma, obtendo um maior controle sobre a movimentação financeira e o desempenho econômico de sua empresa, e ajudando na precificação correta  dos produtos.

3. FALTA DE VISIBILIDADE DO NEGÓCIO

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O mercado está cada vez mais competitivo e deixar o seu negócio ser esquecido é uma grande falha na gerência da empresa. Por isso, é necessário trabalhar no diferencial que você tem a oferecer. Logo, é fundamental conhecer o perfil dos seus concorrentes e de seus clientes para descobrir motivos para a compra ou desistência dela, além de estar preparado para atender a novas mudanças no cenário.

Nesse sentido, torna-se importante o desenvolvimento de uma análise SWOT, a fim de identificar as vantagens competitivas, pontos de melhoria, oportunidades e ameaças. Dessa forma, possibilitando um conhecimento mais amplo do mercado, de seus consumidores e competidores, por meio de uma análise da concorrência.

Outra ferramenta essencial para o destaque da sua empresa diante de um mercado competitivo é o branding. Esse procedimento permite passar ao público a história, os valores e o propósito da marca, criando conexões com os clientes.

A partir disso, é essencial investir nas melhores estratégias para divulgação do seu negócio, seja físico ou, principalmente, digital. Dessa forma, visando melhores resultados frente ao mercado que você está inserido, são indispensáveis os investimentos na área de Consultoria de Marketing para desenvolver soluções tanto no marketing digital como no estratégico.

 

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E agora?

Hoje em dia, é essencial conhecer e trabalhar sua gerência administrativa para evitar possíveis falhas. Dessa forma, o foco em um bom planejamento de curto a longo prazo, um controle financeiro certo e uma grande visibilidade da marca podem ajudar a sua empresa a crescer e se destacar no mercado. 

Além disso, é possível aprender muito com os nossos erros; por isso, aqui na JR, buscamos sempre extrair o melhor dos nossos clientes. Assim, visamos ajudar você e o seu negócio a contornar todos os obstáculos gerenciais que possam aparecer no seu caminho.

 

Ficou com alguma dúvida ou deseja ajuda para melhorar sua gerência administrativa? Contate um de nossos consultores!

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