Com o planejamento adequado, você reduzirá riscos e incertezas
Sabemos que os momentos iniciais da criação de uma empresa são sempre cruciais. No entanto, empreender é uma tarefa desafiadora e muitos empreendedores sofrem por não terem o planejamento necessário. É nesse contexto que se insere o plano de negócios.
O plano de negócios foca no planejamento da ideia do negócio e é essencial para analisar o ramo no qual o negócio está inserido, afirmar se a ideia é viável ou não, além de investigar as características específicas de seus clientes, concorrentes e fornecedores.
Por que realizar um plano de negócios?
O plano de negócios é uma ferramenta muito importante e muitas vezes definitiva no sucesso de um empreendimento. Com ele, é possível tomar decisões de forma assertiva com base em dados concretos, tudo isso culminando em um melhor desempenho para sua empresa.
Além disso, o plano de negócios forma uma base para o seu negócio, tornando-o sólido e apto a enfrentar os mais diversos desafios. Isso ocorre porque, dessa forma, o empreendedor tem total conhecimento sobre todas as áreas de sua empresa e de seus pontos positivos e negativos.
Como fazer o planejamento do seu negócio? Aprenda o passo a passo agora
A sua ideia de negócio pode até ser boa, mas você sabe como tirá-la do papel? Mostraremos agora um passo a passo para você fazer o planejamento do seu negócio e avaliar a sua viabilidade. O plano de negócios consiste em 5 etapas, as quais listamos abaixo:
1- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1.1- ANÁLISE SETORIAL:
Primeiramente, é essencial elaborar uma análise setorial. Ela é o estudo do contexto econômico no qual uma empresa está inserida que permite um melhor entendimento do posicionamento do empreendimento no mercado e quais são as principais tendências que ela apresenta. Para este passo, faça uma pesquisa avançada sobre o setor e a área onde o negócio está inserido, além da análise das tendências desse mercado. Dessa forma, ela ajudará a identificar quais são as oportunidades que podem ser exploradas para ampliar as chances de sucesso do negócio.
1.2- ANÁLISE PEST:
Em seguida é necessário realizar a análise PEST. Ela consiste na identificação de fatores externos que podem influenciar e pressionar o negócio, como o ambiente sócio-cultural e econômico. Para facilitar, nós já temos um template pronto para você e TOTALMENTE GRATUITO!
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1.3- BUSINESS MODEL CANVAS:
Posteriormente, é fundamental a elaboração do Business Model Canvas. Ele é a definição do modelo de negócio para ter uma visão geral de como as áreas internas se relacionam umas com as outras.
1.4- ANÁLISE SWOT:
Em sequência, é feita a avaliação de como as influências externas afetam o estabelecimento e a avaliação do ambiente interno, visando identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de negócios. Para te ajudar nós já temos um template pronto para você usar GRATUITAMENTE!
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1.5- ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA:
Enfim, finalizando o primeiro passo, são identificados quais os principais concorrentes da empresa, mostrando quais os pontos fortes e fracos dos mesmos, coletando informações sobre seus produtos, preço, catálogo, demanda, que irão auxiliar na elaboração da precificação.
2- PLANO DE MARKETING
O plano de marketing é uma das etapas primordiais para o sucesso de uma empresa, principalmente quando há muitos concorrentes no mercado. Além disso, ele é fundamental para a empresa se diferenciar do resto dos seus concorrentes. Nesse contexto, um dos principais objetivos é desenvolver estratégias de posicionamento de mercado, que podem ser diversas, visando o aumento do número de vendas.
Se interessou sobre o plano de marketing? Quer saber mais sobre essa etapa? A JR Consultoria te ajuda com isso e muito mais! Confira alguns blogposts que podem te ajudar a implementar um bom plano de marketing na sua empresa:
- Marketing estratégico: garanta maior assertividade nas campanhas.
- As 4 etapas de coleta de informações para um plano de marketing.
3- PLANO OPERACIONAL
Logo depois de concluída as etapas de estruturação do negócio, o próximo passo é decidir como executar o seu plano de negócios. Para isso, o plano operacional descreve a estruturação da empresa, como a capacidade produtiva, localização e equipamentos.
4- ANÁLISE DE PONTO
Então é realizada a análise dos possíveis pontos que o empreendimento será estabelecido, levando em conta os dados demográficos do público pré contatado e a estrutura competitiva do mercado.
5- PLANO FINANCEIRO
Por fim, a elaboração do planejamento financeiro é essencial para analisar a viabilidade financeira, no qual serão apresentados os investimentos iniciais necessários, valores de custos iniciais, informações sobre fluxo de caixa e precificação.
Agora você sabe a importância do plano de negócios e os passos para executá-lo. Então o que está esperando para fazer o seu e garantir o sucesso do seu negócio? A hora de tirar sua ideia do papel é agora!
SE INTERESSOU PELO PLANO DE NEGÓCIOS? A JR Consultoria pode te ajudar a fazer o seu! Fale com um especialista!
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