Onde abrir minha empresa: o local que maximiza sucesso

Como a localização influencia no sucesso do seu negócio?

 

Você já parou para pensar o quanto o fator “localização” pode influenciar vários aspectos do seu negócio? Como o fluxo de pessoas no local, que influencia diretamente na quantidade de clientes diários para o seu negócio; uma boa segurança, que é essencial para seus clientes sentirem confiança no seu estabelecimento; fachada atraente, que por sua vez, é fundamental para atrair a atenção de novos clientes; espaço para estacionamento, que facilita a acessibilidade; proximidade dos seus concorrentes, etc. 

Por isso, a localização está diretamente associada ao fator de sucesso do seu negócio e uma boa localização ajudará a sua empresa independente do seu ramo de atuação.

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Como escolher a localização certa?

 

Veja quais estratégias devem ser levadas em conta na hora de escolher a localização do seu negócio: 

 

CONHEÇA A SUA PERSONA

Persona é uma espécie de personagem  usado para representar seu cliente ideal, nela estão incluídas informações como nome, idade, profissão etc. Dessa forma, através do conhecimento profundo do perfil dos seus clientes e entendendo suas dores será possível afunilar uma melhor localização para sua empresa. Nesse sentido, sempre levando em conta a proximidade com seus clientes recorrentes e também outros fatores como acessibilidade, estacionamento etc. Logo, a criação de uma persona para a sua empresa se torna extremamente útil, pois trará todas essas informações sobre seus clientes.

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QUANTIFIQUE O RETORNO COM SUA LOCALIZAÇÃO

Com o seu orçamento já em mãos, calcule o retorno do investimento, para verificar em quanto tempo os gastos que você está enfrentando agora irão demorar para te retornar ao longo do tempo na nova localização, dessa forma você terá uma visualização mais assertiva se está indo para o caminho certo.

 

ACESSIBILIDADE

Opte por uma localização que possua facilidade de acesso, incluindo rampas e banheiros para cadeirantes, pois assim você poderá atender um público diverso e ser um estabelecimento  inclusivo.

 

CONCORRÊNCIA

 Enumere os seus concorrentes diretos e indiretos, e pesquise-os para saber se a sua localização é próxima ou distante deles, e em seguida, analise os resultados que essa distância pode ter no seu negócio.

 

AMBIENTAÇÃO

 Verifique se o local não irá necessitar de alguma obra de adequação para o atuar no seu nicho, e caso precise não esqueça somar esses valores no total do investimento. Exemplo: uma reforma na iluminação, fachada, pintura, troca de tomadas etc.

 

Escolhida a localização, o que vem depois?

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Após escolhido o local ideal, virá a seguinte pergunta a responder: Comprar ou Alugar?

Essa decisão, pode variar conforme os propósitos e seguimento do mercado de atuação de sua companhia, mas também é muito relevante diagnosticar o nível de maturidade atual do negócio, exemplo: Uma empresa de contabilidade, de baixa maturidade, com 3 anos de mercado, conta com sete funcionários no total. A melhor alternativa a se tomar, levando em conta o capital investido, seria procurar um aluguel na localização escolhida com um contrato típico, ou atípico, por causa de sua fase inicial e faturamento ainda em fase de crescimento. Porém nada impede de optar pela compra, pois mesmo que o seu negócio ainda esteja na fase inicial, se você tiver dinheiro para investir, a compra de um imóvel poderia certamente ser uma opção. Mas leve em conta que demandaria do atual orçamento uma reserva alta de capital investido.

Caso você queira agregar um maior capital para a empresa, e também se o valor que você está disposto a investir permite a compra, seguem QUATRO DICAS para melhor realizar essa compra:

 

1. PLANEJE-SE

 Isso será um divisor de águas entre fechar um bom negócio ou cometer um erro, sem pressa você poderá analisar e pontuar um melhor contrato e condições nele estabelecidas, verifique se o momento atual e seu orçamento condiz com sua decisão.

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2. MANTENHA-SE ATENTO SOBRE O CENÁRIO ECONÔMICO ATUAL E DO IMOBILIÁRIO

Se atentar para esses cenários é de extrema importância porque pode te ajudar a identificar o melhor momento para compra.

Exemplo: Estamos em um período de baixa na taxa de juros selic, isso pode influenciar de maneira favorável o financiamento de imóveis, com juros menores, e maiores ofertas de crédito para investimento por meio de bancos e instituições financeiras.

 

3. IMÓVEL NA PLANTA OU PRONTO?

Seu planejamento deve levar esse ponto em consideração. Caso seja na planta avalie a credibilidade da construtora, pesquise prédios já entregues e também canais de reclamações para evitar um futuro transtorno.

No entanto, caso opte por um imóvel pronto, segue para a próxima dica:

 

4. FAÇA UMA VISITA PRESENCIAL AO IMÓVEL

Isso deve ser feito para verificar se o local, ou espaço escolhido supre todas as necessidades previamente levantadas para a sua empresa. Essa dica serve tanto para decisão de compra como para aluguel.

 

Após essas informações apresentadas, será mais fácil para você tomar uma decisão mais assertiva de como melhor localizar o seu ambiente físico de negócios.

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Ficou com alguma dúvida? Contate um de nossos consultores!

 

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