Pesquisa Quantitativa: O que é e como utilizar em seu negócio?

Você sabe qual é a importância da pesquisa quantitativa para o seu negócio? Dentro de uma empresa, tomar decisões é uma das capacidades mais importantes e, ao mesmo tempo, mais complexas. São inúmeras as variáveis que podem afetar uma escolha, além disso, muitas vezes é difícil diferenciar o certo do errado, ou o melhor do pior. 

E, para que as decisões sejam feitas com mais fundamentos e da melhor forma, é importante ter uma base de dados que justifique suas escolhas. Dentro dos diversos métodos de pesquisa, a pesquisa quantitativa representa uma excelente forma de adquirir estes dados e ajudar no desenvolvimento do seu negócio. 

O que é?

A pesquisa quantitativa é um método que busca mensurar os dados adquiridos e analisá-los de forma estatística para verificar a validade de uma hipótese. Assim, como seu nome sugere, ela tem como finalidade definir a quantidade de algo.

Através desta metodologia, as informações obtidas são traduzidas em números e porcentagens. Dessa forma, é possível medir as preferências do cliente, a importância de um produto, dentre outras alternativas. 

Uma das questões mais importantes da pesquisa quantitativa é a definição do público-alvo e da amostra, a qual deve possuir tamanho e variedade suficiente para que a hipótese possa ser verificada com uma baixa margem de erro.

Porque realizar uma Pesquisa Quantitativa?

Em uma pesquisa quantitativa, como mencionado anteriormente, um grupo definido de pessoas é questionado e suas respostas são mensuradas em dados numéricos. A análise destas informações fornece para uma empresa diversos insights estratégicos, possibilitando um aumento na capacidade de tomada de decisões.

Onde é utilizada?

Esta forma de pesquisa é comumente utilizada em Pesquisas de Mercado, Planos de Negócios e Planos de Marketing. Assim, é construído um conhecimento fundamentado em dados estatísticos, seja para a definição de uma Persona, ou para um aprofundamento em relação às preferências e comportamentos do cliente. 

Cuidados na aplicação

As informações de uma Pesquisa Quantitativa também podem ser obtidas de diversas formas, dependendo de qual é o público-alvo e qual o objetivo e capacidade da organização. Atualmente, existe um maior número de opções em relação a como aplicar pesquisas qualitativas. A exemplo de métodos mais modernos, como formulários on-line e redes sociais, até métodos mais clássicos, como telefonemas, e-mails e formulários presenciais. 

No entanto, pesquisas quantitativas são complexas de serem feitas, muito devido a dificuldade de alcançar amostras de tamanho suficiente e qualificadas. Estas amostras representam uma parte de uma população, a qual seria o público-alvo da pesquisa. Portanto, na pesquisa quantitativa a amostra deve possuir qualidade o suficiente para que, mesmo com um tamanho menor, ela possa simbolizar a realidade de toda uma população. 

Além disso, também é preciso tomar cuidado com a aplicação da pesquisa, principalmente em casos nos quais o público alvo é muito específico, dificultando o acesso às pessoas. Costuma ser necessária a adição de recompensas e prêmios para aqueles que responderem a pesquisa, tendo em vista que para o respondente não existem muitos benefícios. 

Pesquisa Quantitativa x Pesquisa Qualitativa

Normalmente, quanto mais complexo e subjetivo o tema a ser tratado, mais interessante se torna a utilização de uma pesquisa qualitativa, a qual, diferentemente da quantitativa, possui um foco na qualidade das informações adquiridas, e não na quantidade. 

Contudo, a análise das informações obtidas de forma quantitativa é mais fácil, pois existem diversos softwares disponíveis atualmente para realizar toda a parte estatística. Além disso, quando pensamos em Tendências do Amanhã, estamos falando de porcentagens e números obtidos e analisados quantitativamente.

Como fazer uma Pesquisa Quantitativa?

Definir o público-alvo

A primeira etapa de uma pesquisa quantitativa é definir de quem você irá atrás, qual será a população. O público-alvo deve ser escolhido pensando em quais informações você busca adquirir, ou em qual tema você quer se aprofundar. 

Por exemplo, caso sua empresa seja um varejo de roupas infantis, não faria sentido adquirir informações de adolescentes, pois eles não representam seu cliente. Essa decisão estabelecerá todo o andamento da pesquisa, sendo assim, é importante já pensar em como será possível alcançar este público.

Pesquisar dados internos e externos

Pesquisas quantitativas são ideais para generalizações e identificação de comportamentos simples, permitindo uma exatidão grande de dados. Contudo, qualquer pesquisa possui uma margem de erro e, quanto menor os recursos disponíveis para realizar a pesquisa, maior a probabilidade de que essa margem de erro seja maior.  

Entretanto, diversos meios como artigos, censos, livros, dentre outros, oferecem uma grande quantidade de dados, os quais já foram cuidadosamente qualificados. Por isso, é importante examinar dados externos, ou até dados internos antigos da sua empresa, pois muitas informações podem ser reutilizadas ou até cruzadas com os dados que serão obtidos posteriormente. 

Também é importante entender que é possível misturar técnicas de pesquisas e metodologias para poder obter insights ainda mais detalhados e fundamentados. Pesquisas quantitativas e qualitativas podem ser unidas para que sejam adquiridos diferentes tipos de dados acerca de uma mesma temática. 

Definir o meio de aplicação

A partir do público alvo, é necessário definir o meio de aplicação. Em geral, todas as pesquisas qualitativas utilizam questionários, contudo, a forma de coletar as respostas pode variar. 

Métodos mais modernos, como a divulgação de formulários online através das redes sociais, de forma orgânica ou com serviços de terceiros, costumam atingir mais pessoas, facilitar o acesso a diversas regiões e a análise posteriormente. No entanto, dependendo do público-alvo, estes métodos podem dificultar ou exigir maior investimento para se alcançar públicos específicos. Além disso, não é possível divulgar esses formulários para pessoas que não possuem acesso à internet ou simplesmente não estão acostumadas com seu uso.

Aplicação através de telefonemas, e-mails, correspondências ou entrevistas pessoais também são possíveis. Entretanto, adquirir respostas acaba se tornando mais difícil, assim como encontrar o contato das pessoas de um determinado público. 

Dependendo da temática, pesquisas orgânicas também podem oferecer resultados interessantes, por mais que exijam maior disposição de tempo e a estruturação de um questionário curto e claro.

Estruturar o questionário

A estruturação das perguntas que serão feitas é uma das partes mais importantes da pesquisa quantitativa, e para realizá-la é necessário ter uma ideia clara de quem é o público alvo, e quais hipóteses a empresa gostaria de verificar. 

Antes de iniciar a confecção do questionário na ferramenta de preferência, realize um esboço da estrutura. Pense em quais informações são essenciais para serem coletadas, assim como quais caminhos o respondente percorrerá, dependendo do perfil em que ele se encaixa. 

Logo no início do questionário, adicione uma introdução acerca de quem é você e qual a utilidade da pesquisa, sem contar demais. Em seguida, realize perguntas para filtrar os respondentes e garantir que apenas quem se encaixa no objetivo da pesquisa responderá inteiramente o formulário. 

Seja objetivo nas perguntas, é importante mostrar o questionários para outras pessoas e receber feedbacks acerca da sua clareza. O respondente não vai conseguir entender o contexto da temática se este não for bem explicado, além disso, quanto mais complexas e longas as perguntas, menos ele terá vontade de responder.

Atenção

É importante ressaltar que, em pesquisas quantitativas, nenhuma das perguntas podem ser respondidas de forma escrita. Por isso, é necessário pensar na melhor forma de coletar cada resposta tendo como base a pergunta. Perguntas de múltipla escolha ou com caixas de seleção e listas suspensas costumam ser as mais utilizadas. 

Caso seja necessário filtrar os respondentes em relação a questões delicadas como condição financeira, dentre outras informações pessoais, deve-se buscar essas informações de forma indireta. Por exemplo, no caso da condição financeira, ao invés de perguntar a renda do entrevistado, podem ser feitas perguntas mais próximas a ações do cotidiano e bens ou serviços que a pessoa consome. 

Quando for necessário a realização de perguntas acerca de questões sensíveis de forma direta, lembre-se de deixar a pergunta como optativa, caso contrário, o respondente provavelmente deixará de responder o questionário quando se deparar com esse tipo de pergunta. 

Por fim, evite perguntas como “Você compraria este produto?”, que podem distorcer ou enviesar a resposta. Além disso, busque sempre perguntar sobre o passado, sobre o que a pessoa faz, pois questões acerca do futuro tendem a resultar em informações de pouca qualidade e falsas. 

Coletar os dados

Agora vamos para uma das etapas finais, a coleta de dados. Antes de iniciar a coleta, busque sempre revisar o questionário e pensar novamente sobre como alcançar seu público alvo. 

A partir disso, inicie a aplicação do questionário através dos meios escolhidos, seja através de telefonemas, e-mails ou das redes sociais, dentre outras formas. 

Independentemente do meio, é importante ter uma abordagem amigável, buscando ser o mais respeitoso possível. Na hora em si da aplicação, também é necessário ser imparcial, de forma a não distorcer as respostas.  

Além disso, caso não tenha adicionado no questionário, comece explicando qual o objetivo da pesquisa e qual será o tempo de duração, para que o respondente entenda melhor o contexto. 

Analisar os dados

Após a coleta, será iniciada a análise, a partir da qual será possível retirar insights que auxiliem na tomada de decisões organizacionais. A análise de uma pesquisa quantitativa pode parecer complexa, contudo, atualmente, existem diversos programas que realizam esta análise, como o Google Data Studio e o Power B.I.  

Conclusão

Por fim… para tomar as melhores decisões e alavancar seu negócio é necessário entender o mercado, seus clientes e sua própria empresa! Diante disso, nós da JR Consultoria queremos te ajudar a construir ou fortalecer seu negócio, tendo como base as preferências do consumidor e práticas de sucesso do mercado.

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