Como vender mais? 5 dicas rápidas para alavancar o seu negócio

Saber como tratar o cliente é fundamental para quem busca ter bons resultados de vendas

 

Já reparou naquela padaria da esquina que fechou recentemente? Ou então a papelaria que deu lugar ao Pet Shop? Pois é. O Brasil se tornou um país muito competitivo nas últimas décadas e saber vender é um grande diferencial. Confira 5 dicas rápidas de como vender mais para o seu negócio prosperar:

 

1) Conheça seu cliente

É extremamente importante saber quem se interessa por seus produtos, ou seja, seu público alvo

Dessa forma, você saberá como se portar diante dele, quais produtos oferecer e, até mesmo, para estágios mais avançados, definir uma campanha de marketing.

Também, conhecendo seu cliente, você poderá personalizar sua loja, a fim de deixar o ambiente o mais agradável possível para ele.

 Por exemplo: se seus clientes são jovens, um ambiente mais descontraído, com músicas e cores, melhorará a experiência dele.

 Já se forem pessoas mais velhas, um ambiente mais conservador tende a se adequar melhor. 

Clientes quando estão confortáveis tendem a comprar mais.

Nesse sentido, a Pesquisa de Mercado ajuda o empreendedor a conhecer melhor seu cliente e entender suas preferências e dores. Quer saber mais sobre ela? Então leia nosso blogpost.

 

 

2) Trate o seu cliente como se ele fosse o seu chefe

 

E ele realmente é! Afinal, seu lucro se deve a ele. 

Sempre procure deixar o seu cliente o mais confortável possível dentro de sua loja.

Se a pessoa falar de forma devagar e suave, fale da mesma forma. Se ela falar mais rápido e agitado, demonstre entusiasmo.

Não fique insistindo para que o cliente compre algo. Se ele lhe disser que só está dando aquela olhadinha, respeite e espere que ele te procure. Mas, se demonstrar dúvidas, sugira produtos.

Também, evite questionar o gosto do seu consumidor. Afinal, lembre-se que ele sempre terá razão e o seu objetivo não é o de julgar suas preferências, mas sim, vender mais para mais pessoas quanto for possível e auxiliando-as a fazer as melhores decisões de compra.

Dar opinião, quando não for pedida, pode o deixar desconfortável e irritado.

 

3) Faça o seu cliente a sua propaganda

Essa é a melhor e mais eficiente estratégia de marketing já inventada pela humanidade.

Existem diversas estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas. Porém, por mais inovadoras e eficazes que sejam, nenhuma supera o bom e velho boca a boca. 

Não há propaganda na TV, anúncio na internet ou e-mail-marketing que passe mais credibilidade, confiança e garantia de qualidade que um relato positivo de um conhecido sobre um produto ou loja.

Portanto, se você deseja vender mais, faça o máximo possível para que a experiência de seu cliente em seu estabelecimento seja marcante

Dê brindes e garantias. Não hesite em trocar algo com defeito. Personalize o quanto for possível seu produto, para que o consumidor se sinta único e que você se importa com ele.

Dê isso ao seu cliente e com certeza ele sairá espalhando boas notícias da sua loja e seus produtos pela cidade.

 

4) Planeje o presente e o futuro

Presente

O tempo, principalmente nos dias de hoje, é um recurso escasso. Um dos grandes desafios dos gestores de empresas resume bem esse conceito: encontrar tempo suficiente para responder e-mails, fazer e atender ligações, vender e gerir estoques, sem falar na vida pessoal.

Portanto, se você quer vender mais, tem de se organizar para isso. Assim, terá tempo suficiente para implantar as outras dicas já mencionadas, além de melhorar sua vida como um todo.

 

Abaixo listarei alguns métodos para se organizar melhor:

 

Excel

O Excel é uma plataforma na qual você consegue criar planilhas das mais diversas formas. 

Assim, você pode criar uma planilha e planejar a sua semana, estabelecendo uma atividade para cada faixa de horário no dia, e dessa forma, facilitar a sua organização e otimizar o seu tempo.

 

Google Calendar: 

O Google Calendar é aplicativo do Google que permite que você crie uma rotina de acordo com o calendário. 

Sua vantagem em relação ao Excel é a possibilidade de um planejamento mais longo, com eventos mais distantes e espaçados. 

Você também pode ativar as notificações para receber em seu celular qual atividade ocorrerá nos momentos futuros.

 

Trello: 

Esse aplicativo, assim como os outros, também é muito bom para a criação de uma rotina. Seu diferencial está na possibilidade de marcar que uma tarefa foi, está ou será cumprida, de uma forma bem linear e didática.

Com isso, você pode controlar muito bem o seu dia e organizar as suas tarefas.

 

Futuro

Após se organizar no presente, é importante definir um rumo para sua empresa. Você deve tirar um momento e analisar  o seu negócio. Dessa forma, poderá montar um plano estratégico para o futuro. 

Assim, conseguirá saber se deve ou não expandir o seu negócio, prever sua rentabilidade ou mesmo se a melhor opção é mudar os métodos de organização e vendas.

Para isso, é fundamental entender onde os seus principais problemas estão. Analise cuidadosamente se está aproveitando todos os seus recursos da melhor forma, se está atendendo um número ideal de clientes ou então se sua loja está na melhor região. 

Você deve ter todos esses dados à disposição, e caso não os tenha, deve defini-los o mais rápido possível, pois é olhando para o presente que se prevê o futuro.

Dessa forma, você conseguirá saber qual o caminho sua empresa deverá seguir. 

Se você não tem ideia de como montar um plano estratégico para sua empresa, leia esse outro post para te auxiliar.

 

5) Venda online

Nos dias de hoje, a venda online, também conhecido como e-commerce, se tornou uma grande ferramenta para vender mais.

A praticidade, comodidade e muitas vezes menores preços atraem cada vez mais pessoas para essa forma de negócio.

Se trata de um mercado em ascensão que tende a enorme crescimento no mundo todo. Portanto, se sua empresa ainda não adota esse tipo de venda, deveria estudar sua viabilidade. Nesse sentido, o e-commerce vai muito além de uma simples loja online, e para realmente aplicá-lo faz se necessário estudar e entender seu diferencial e suas peculiaridades. Além disso, diversas plataformas não usuais podem ser usadas para alavancar seu comércio online, como instagram, whatsapp, etc.

Veja esse post muito informativo do Sebrae com 10 dicas de como vender online.

 

Então, essas foram as nossas 5 dicas rápidas de como vender mais! Como você pôde notar, o cliente é parte fundamental disso! Faça do bom atendimento o seu diferencial! Além disso, fique atento às tendências do mercado como o e-commerce e planeje o seu futuro.

 

Tem alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos consultores!

 

  

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy