Business Model Canvas: Tenha uma visão estratégica do seu negócio

O que é Business Model Canvas?

 

O Business Model Canvas (BMC) é uma excelente ferramenta que ajuda a entender de forma simples e estruturada seu modelo de negócio. O formato possui 9 retângulos que representam diferentes áreas de uma organização, como o(s) segmento(s) de clientes que deseja atingir, os meios para alcançá-los, suas principais parcerias, seus gastos e fontes de receita.

Dessa forma, é possível não só visualizar seu negócio, como também o de seus concorrentes, mapeando de forma mais assertiva o mercado em que está inserido! Para se aprofundar mais, leia nosso post sobre Como se Destacar no Mercado.

De forma resumida, o Business Model Canvas é “uma linguagem comum para visualizar, descrever, avaliar e alterar modelos de negócios”. 

O Canvas Modelo de Negócio, em português, foi criado na tese de doutorado do professor suíço Alexander Osterwalder em 2004 e publicado em 2010, em parceria com o também professor Yves Pigneur, no livro Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers”. Nesse contexto, um dos principais pontos deste projeto foi criar um diagrama que fosse capaz de mapear qualquer tipo de negócio, ponto este que foi cumprido com sucesso. 

 

 Como o Business Model Canvas pode ajudar o seu negócio?

O BMC pode ser usado como ponto de partida para o diagnóstico da situação atual da sua empresa ou para iniciar um novo empreendimento. Dessa forma, a disposição dos blocos e a dinâmica entre eles encoraja a incorporação de inovações no seu negócio, assim como facilita a identificação de oportunidades a serem exploradas e as dificuldades a serem enfrentadas. 

Além disso, seu formato interativo possibilita qualquer um da empresa a modificá-lo, adicionando elementos e excluindo outros, a depender da necessidade em questão.

Quanto ao seu formato, cada bloco representa um item a ser explorado, são eles: 

 

Segmento de Clientes:

Para quem estamos criando valor? Quais são os clientes mais importantes? Ou seja, qual é o público com maior capacidade de gerar fonte de receita? Defina os nichos de clientes que deseja atender. Para isso, a JR Consultoria possui um blog post sobre Público Alvo e como aplicar em seu negócio.

 

Proposta de Valor:

Qual valor entregamos aos clientes? Que necessidades satisfazemos (com o produto/serviço)? Ou seja, qual o nosso diferencial? Este bloco de extrema importância trata do “fazer acontecer”, do desempenho, do diferencial. Aqui, exponha os benefícios que pretende levar e o que fará com que as pessoas se interessem por seu serviço/produto. Criar uma frase que resuma tudo isso pode ajudar a nortear a essência da sua proposta de valor. Este bloco está intimamente ligado ao Posicionamento de Mercado do seu negócio!

 

Canais:

Este bloco conecta a Proposta de Valor ao Segmento de Clientes. Como fazer para que seu produto/serviço (sua proposta de valor) chegue ao cliente? Lojas físicas? Online? A entrega será feita pelos Correios ou com uma empresa terceirizada? Aqui também entra o atendimento pós venda e até a educação do consumidor em relação ao que é proposto!

 

Relacionamento:

Como em Canais, o bloco Relacionamento também conecta o Segmento de Clientes à Proposta de Valor. Como você irá se aproximar desse público alvo? Estreitar as relações com seus clientes e possíveis consumidores é muito importante para gerar o fit cultural que é tão visado. Assistência personalizada, networking, oferta de informações e cocriação são alguns exemplos que podem ser adicionados nesse item. Desse modo, as redes sociais, atualmente, têm um peso enorme nesse processo, assim como no bloco “Canais”. 

Para desenvolver de forma mais eficiente os blocos “Canais” e “Relacionamento”, leia nosso blog post sobre qual a maneira certa de usar um funil de vendas

 

Atividades Chave:

Aqui as atividades essenciais são inseridas. Quais são as principais atividades que a sua proposta de valor exige? Note que é mais abrangente do que apenas o produto/serviço em si, também deve-se adicionar os meios de distribuição, as formas de se relacionar com os clientes, possíveis soluções de problemas e formas de produção, ou seja, as atividades secundárias relacionadas à proposta de valor.

 

Recursos Chave:

Quais são os principais recursos que a proposta de valor requer? De maneira parecida com o bloco anterior, os recursos não são apenas materiais, mas também humanos e intelectuais. Ou seja, quais profissionais são essenciais para produzirmos determinado produto ou qual conhecimento é necessário para realizar certo serviço? Novamente, o mundo virtual possui grande influência, sendo necessária a inserção dele neste item. 

 

Parcerias Chave:

Quais são as alianças mais estratégicas para o seu negócio? Não apenas elencar as parcerias, mas também o que elas podem oferecer para você, os motivos de elas serem tão essenciais: as atividades que elas realizam, os recursos chaves que podem ser fornecidos, redução de riscos e incertezas, otimização e economia entre outros.

 

Estrutura de Custos:

Aqui, deve-se anotar os principais custos inerentes ao modelo de negócio. Quais os recursos mais caros? E as atividades? Os investimentos a serem realizados?

Pode-se diferenciar os tipos de custos (fixos e variáveis) ou ainda separar quanto cada despesa está contribuindo para os custos totais. Quanto mais detalhado este bloco, melhor, não a toa ele é um dos maiores no diagrama.

Fontes de Receita:

Por último, mas não menos importante, este bloco diz respeito a como seu negócio recebe capital. Quanto seus clientes estão dispostos a pagar? Quanto pagam hoje? Como é feito o pagamento? Os clientes são a única fonte de receita? Análogo ao bloco anterior, quanto mais detalhes aqui, melhor! Ou seja, tipos de receita: venda/compra de ativos, assinaturas, mensalidades, publicidade, negociações, tarifas por uso, venda por volume, venda unitária e qualquer outra forma de receber o dinheiro. Tudo que entra como Fluxo de Receita deve ser colocado aqui e isso inclui empresas públicas também. 

 

Abaixo apresentamos o Business Model Canvas da JR Consultoria! 

Business Model Canvas

Como realizar o seu próprio Business Model Canvas?

O Canvas é um painel versátil, logo, a melhor forma para produzi-lo é colocando ideias que podem ser facilmente retiradas, modificadas ou adicionadas. Para isso, sugere-se a utilização de notas adesivas (como Post-it) em um grande papel impresso (folhas A3 ou A2). Além disso, é possível a utilização de modelos virtuais com programas como o Google Jamboard, no qual há uma espécie de “post-it virtual”. 

As nove divisões criadas por Osterwalder se apoiam em 4 categorias de um negócio:

  • Infraestrutura (como);
  • Oferta (o que);
  • Clientes (quem);
  • Viabilidade financeira (quanto).

Sabendo-se disso e se apoiando nas explicações anteriores sobre cada bloco, o ideal é reunir o time que compõe o seu negócio (ou que irá compor) e montar juntos o Business Model Canvas. Dessa forma, diferentes visões podem ajudar a aperfeiçoar o seu negócio, além de integrar ainda mais seu time. Além disso, outra dica é deixar o painel o mais visível possível, seja colado em um quadro ou como papel de parede dos computadores. Assim, a visualização constante permite o fácil acompanhamento da situação da empresa, possibilitando o surgimento de novas concepções.

Ademais, é importante salientar que essas ideias devem acompanhar as necessidades e o contexto da organização. Este é um benefício do Canvas, seu dinamismo e interatividade possibilita a mudança constante do painel. Além disso, também é possível realizar mais de um quadro, prototipando diferentes situações e escolhendo a que melhor se encaixa na sua realidade.  

 

Por fim….

O Business Model Canvas é uma ferramenta de grande ajuda para acompanhar a situação do seu negócio. Fácil e prático, o diagrama expõe a essência de um negócio e apenas o mercado irá ditar se o modelo escolhido se encaixa na realidade atual. 

Com essas informações já é possível montar um Canvas Modelo de Negócios por conta própria! Caso possua alguma dúvida, nossos consultores estão dispostos a ajudá-lo quando precisar, basta entrar em contato conosco!

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