Qual o posicionamento do seu negócio?

O sucesso começa ao definir a melhor maneira do seu negócio se posicionar no mercado e se comunicar com seus clientes.

Quando você pensa na Apple, o que vem na sua mente? Possivelmente você pense em inovação, sofisticação, em um posicionamento ícone. E não é só você quem vê a marca dessa forma, mas sim todos os consumidores (e não consumidores) que já tiveram contato com produtos, comerciais ou qualquer ação da Apple. Sabe por quê?

Muitas pessoas associam o sucesso dessa imagem da marca a atributos dos aparelhos: o design esteticamente agradável e o valor simbólico agregado e ao senso de pertencimento provocado ao ver pessoas que você admira e acompanha usando os produtos da Apple. Todas essas características são verdadeiras, no entanto, o que garante o sucesso da Apple é o seu Posicionamento de Mercado.

 

Afinal, o que é posicionamento de mercado?

Philip Kotler descreve o posicionamento de mercado como “A ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo”. O objetivo é posicionar a marca na mente dos consumidores a fim de maximizar a vantagem potencial da empresa.”

Ou seja, é o posicionamento de mercado que forma a imagem que o cliente tem da marca. Para que ele seja estruturado e aplicado de forma coerente e que consolide o sucesso de uma empresa é necessário muita atenção para alguns pontos, discutidos na sequência.

 

Posicionamento e diferenciação

O que torna uma marca única? Além de “quem não é visto não é lembrado”, é preciso “sair da caixa” e se diferenciar da concorrência. A diferenciação garante que a marca conquiste um lugar único na mente do consumidor e assim conquistar destaque e liderança no mercado. Pense na Coca-Cola, a marca foi uma das primeiras a se posicionar como uma experiência e não como um simples produto. Certamente você já ouviu o famoso slogan “Abra a felicidade” e as várias propagandas que retratam felicidade, harmonia e momentos especiais. Qual outra marca do mesmo segmento tem essas características? Você pensou, pensou, pensou e não chegou em nenhum exemplo? Pois bem, isso prova a força da diferenciação da Coca-Cola. 

 

Posicionamento e Segmentação

Quem é o público? Para quem vender? Ter a resposta para essas perguntas é fundamental para a estruturação da relação entre benefícios e custos que os produtos têm para oferecer aos seus consumidores e, ainda, para estabelecer a forma de comunicação da marca. Aqui é inevitável citar a Nubank. A marca observou que 80% dos clientes estão abaixo dos 35 anos e são fortemente inseridos no digital. Sendo assim, abandonaram os caros comerciais televisivos e passaram a investir em  uma imagem jovem e inovadora para atrair seu público-alvo e um atendimento de alto nível, que é o ponto de contato entre a empresa e seus clientes.

É importantíssimo ressaltar que o posicionamento deve ser coerente com o que é oferecido ao cliente. Se a marca posiciona-se como de qualidade, então ela deve produzir produtos que possuam um conjunto de atributos vistos como bons pelo seu público e consequentemente componham a qualidade percebida e agregada ao produto que é comercializado. O mesmo serve para as demais formas de posicionamento: premium, baixo preço, benefício oferecido, diferenciação competitiva, monopolização de um segmento do mercado e todas as demais possibilidades.

 

Primeiros passos

Agora vamos sair da teoria e pensar na prática. Por onde começar estabelecer um posicionamento de mercado de forma correta?

Inicialmente, você deve estar disposto a realizar muitas pesquisas. Tanto o interior do negócio, quanto o exterior devem ser mapeados. A seguir apresentamos alguns exemplos de pontos que devem ser estudados com atenção.

Internamente o mapa de valor deve se atentar aos seguintes pontos:

  • Como os proprietários querem que a marca seja vista?
  • Qual a percepção dos stakeholders?
  • Aos consumidores fiéis, quais as características da marca que mais os agrada? 

 

Já no ambiente externo as variáveis mudam:

  • Quem é a concorrência? Quais as suas características?
  • Quais demandas ainda não foram atendidas no mercado?
  • O que o público-alvo do produto primordialmente valoriza?

 

É interessante que as informações obtidas sejam analisadas individualmente e em conjunto para que estratégias assertivas sejam estabelecidas. Lembrando que as pesquisas devem ser aplicadas rotineiramente para que os ajustes necessários sejam feitos e novas tendências sejam identificadas.

 

Muito além de posicionamento por personalidade… 

Assim que o posicionamento de mercado for estabelecido, passa a servir como alicerce para inúmeros processos da marca, tais como:

 

Quer conhecer mais exemplos de sucesso? Recomendamos fortemente que conheça o posicionamento das marcas: Dove, Amazon, Do Bem, Nike, Volvo, Subway e Netflix. O mercado está cheio de exemplos incríveis para se inspirar!

 

Como está o posicionamento do seu negócio? Não perca oportunidades por problemas que podem ser solucionados rapidamente e com segurança. A JR está pronta para ajudar você, agende uma conversa gratuita agora mesmo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy