Como se destacar no mercado

Sua empresa está fazendo sucesso? As dicas a seguir vão ajudar você a responder essa pergunta.

 

Não resta dúvida sobre a utilidade e importância de estar sempre presente e atualizado no mercado. Mas você sabe como fazer isso? Se sua resposta for não, este conteúdo ajudará você nesse processo.

Hoje em dia, muitos empreendedores possuem dificuldade para atender às demandas do mercado. Por isso, as 5 dicas a seguir, vão ajudar você a identificar características sobre a sua empresa para facilmente inseri-la no mercado e melhorar seu faturamento.

 

1ª DICA: Definir seu Público Alvo e Persona

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Já parou para pensar quem realmente é seu cliente?

Você sabe como ele vê a sua empresa?

Essas perguntas, são dúvidas frequentes no mundo dos empreendedores.

O cliente é o bem mais precioso para quem possui um negócio. Porém, nem sempre é fácil conquistá-lo. Levando em conta as tecnologias e variedades de empresas do mesmo setor, um bom conhecimento do seu público, faz toda a diferença.

Provavelmente, você tem uma base de quem procura sua empresa. Porém, não é disso que estamos falando. Estamos falando de conhecer profundamente os seus clientes e entender suas dores e necessidades.

Você sabe o nome deles?

Por mais que pareça distante a ideia de saber o nome de seu cliente, é muito próximo e de fácil acesso. Lembre-se, seu cliente é seu amigo.

A opinião dos clientes relacionados a sua empresa também é uma variável importante. Você sabia que, de acordo com diversos estudos, a maioria das pessoas, ao realizar uma compra, são influenciadas por outras?

Portanto, atingi-los de uma maneira positiva e ter um bom relacionamento com eles é um gatilho para a propagação da sua empresa já que, ao terem uma boa experiência com a sua empresa, seus clientes com certeza a divulgarão para conhecidos. 

 

2ªDICA: Definir quem são seus concorrentes no mercado

Onde estão seus concorrentes?

O que eles oferecem?

Qual preço eles cobram? 

Para realmente definir quem são seus concorrentes, essas são as principais perguntas que devem ser respondidas. Se você não consegue respondê-las, infelizmente você não tem ideia de quem são eles. 

Para atrair o público é necessário oferecer diferenciais, e para isso é preciso ter informações sobre os concorrentes. Com elas, é possível utilizar os pontos positivos dos seus concorrentes e adaptá-los para o seu negócio e também analisar os pontos negativos dos mesmos para não repeti-los, podendo assim, se destacar em relação a sua concorrência.

Portanto, é necessário estudá-los, para depois conhecê-los. 

No entanto, nunca é fácil conseguir tais informações. Para isso, é interessante realizar um cliente oculto ou até mesmo um estudo dos concorrentes

 

3ª DICA: Definir o posicionamento de mercado e o tom de voz da sua empresa

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O posicionamento de uma empresa é um atrativo para a inserção no mercado, pois expõe a ideologia da empresa, normalmente que combina com seus clientes.

Esse posicionamento não se sustenta apenas em Missão, Visão e Valores. Apesar de ser básico e de extrema importância, não atende a todas as informações necessárias.

O posicionamento parte para uma análise mais profunda, por exemplo:

  • O que eu faço?
  • Como faço?
  • Ond
    e faço?
  • Para quem?
  • Por que?

Através dessas perguntas é possível se posicionar e assim conquistar uma empatia com o público alvo. 

Além disso, algo muito atrelado ao posicionamento de marca é o tom de voz. Ele diz respeito ao modo como a sua empresa se comunicará com os clientes, seja de forma séria, descontraída, jovial, etc. O tom de voz não deve ir contra o posicionamento, portanto, encontrar um tom que complemente o posicionamento é o ideal. Dessa forma, criando um modo único e identificável de como sua marca se comunica com seu público.

 

4ª DICA: Definir o modelo de negócio.

Através das definições da primeira, segunda e terceira dica, o próximo passo é olhar para dentro de sua empresa e pensar qual seria a melhor atitude a ser tomada.

  • Essa atitude realmente é necessária?
  • Ela é rentável?
  • Vai melhorar minhas vendas?

Através de todas as informações levantadas, esse é o passo para realmente colocar em prática, porém, essas perguntas devem ser respondidas positivamente, facilitando a decisão.

Definir seu modelo de negócio não é uma coisa simples, pois é necessário ter uma visão além do convencional, por isso uma empresa especializada pode te ajudar no processo.

Essa definição possui vários ramos, como:

  • Quem são seus parceiros?
  • Qual atividade será realizada?
  • Qual vai ser meu relacionamento com o cliente?
  • Quanto vou gastar?

Os tópicos anteriores são algumas perguntas que necessitam ser definidas.

 

5ª DICA: Se manter atualizado.

Enfim, a última dica, porém, não menos importante, é se manter atualizado às mudanças do mercado e de seus clientes. Pois, sabemos que as prioridades e vontades das pessoas mudam diariamente.

Também é de extrema importância se manter atualizado em relação a seus concorrentes, preços de mercado, entre outros, pois essas informações podem levar a um entendimento melhor do mercado atual e possibilitar uma tomada de decisão mais favorável para seu negócio.

 

Agora você sabe os aspectos mais importantes que envolvem a entrada ao mercado. Portanto, agora é a sua vez de aplicá-los na realidade do seu negócio para garantir o sucesso do mesmo!

 

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos consultores!

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