Vender é indispensável para a sobrevivência de qualquer negócio. Mas será que a sua empresa está utilizando as melhores técnicas e ferramentas para administrar as vendas? Se você ainda não conhece a sigla CRM, é bem provável que seus processos atuais poderiam ser mais eficazes.
O que é CRM?
É uma abreviação de Customer Relationship Management que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode ser classificado como uma ferramenta ou até mesmo uma cultura, porém em termos práticos ele é uma estratégia que pode ser otimizada por um software que gerencia as interações que a sua empresa tem com o cliente.
Apesar de ser melhor entendido como um software, o CRM vai além disso. Ele é uma estratégia que posiciona o cliente no centro, tornando-o o principal foco dos processos da área de marketing, vendas e serviços de atendimento. Esse entendimento é devido ao poder de otimização e facilitação dos softwares.
Vantagens do CRM
Uma das vantagens de contratar um software CRM é a garantia da experiência do consumidor ser executada com sucesso, visto que os momentos de contato estão mapeados e todas as informações importantes estão condensadas em um só ambiente. Com isso, fica fácil antecipar as necessidades e desejos de seu cliente, o que estimula a fidelização e incentiva o engajamento com a marca. Nesse sentido, além de fidelizar os clientes, esse software também melhora significativamente o relacionamento com eles, aumentando sua satisfação já que os processos de vendas são muito mais organizados e sistemáticos.
Além disso, o CRM fornece muitas informações aos vendedores, como o histórico de vendas e o ticket médio, e essas informações podem ser usadas por eles para melhorar as negociações e aumentar as vendas.
Ademais, ainda falando sobre a área de vendas, com o CRM há uma melhora significativa na comunicação entre a área, pois ele permite um armazenamento de dados em um só lugar, de modo que as informações possam ser transferidas e compartilhadas sem dificuldade.
Tipos de CRM
Para que o CRM seja realmente efetivo, é preciso contratar um software que seja o mais adaptado às necessidades da sua empresa; e por isso, reunimos alguns modelos a seguir:
Operacional: É o responsável por registrar todas as informações dos clientes, seja o cadastro feito pelos vendedores ou por plataformas online, para que os pontos de contato com o cliente sejam criados e mapeadas;
Analítico: O CRM Analítico é responsável pela análise de dados e informações dos clientes coletados anteriormente para facilitar a identificação de oportunidades;
Colaborativo: Através do CRM Colaborativo é possível acompanhar o relacionamento de um único cliente com todas as áreas e departamentos da empresa, usando como base os dados coletados nos outros CRM’s;
Estratégico: É responsável pela definição dos objetivos, estratégias e pela implantação dos sistemas e subsistemas que sustentarão a estratégia.
Sugestões de CRM
Ficou com alguma dúvida sobre o CRM? Então entre em contato com um de nossos consultores!
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