A matriz BCG, criada em 1968 pelo fundador da Boston Consulting Group, Bruce Henderson, é uma ferramenta utilizada no mundo corporativo para definir com precisão quais produtos manter, quais descartar e quais aperfeiçoar. Na época, mais da metade das 500 maiores empresas do mundo utilizavam a nova ferramenta e atualmente representa grande destaque no mundo dos negócios.
Os benefícios da matriz BCG
Um dos grandes benefícios de realizar a matriz BCG é o fato de ser possível realocar os investimentos em áreas que podem ser mais valorizadas perante o mercado, através da análise que permite ver claramente quais os produtos que devem ser mantidos e quais devem ser descartados.
Como funciona a matriz BCG?
A matriz é composta por dois eixos principais: Participação relativa de mercado e crescimento do mercado. Dessa forma, dentro desses eixos, é construído um quadrante que permite avaliar os produtos que apresentam altos ou baixos índices.
Cada quadrante é nomeado com uma representação simbólica, sendo eles: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi.
O que cada símbolo representa:
A estrela:
Os produtos que têm um custo alto para a empresa, porém, apresentam resultados altos.
A vaca leiteira:
Produtos que possuem um baixo investimento por já possuírem grande participação de mercado, portanto, devem ser “ordenhadas”, ou seja, extrair dinheiro para reinvestir em “estrelas”.
O ponto de interrogação:
São os produtos que necessitam de alto investimento e se encontram em um mercado em crescimento, porém, ainda
possuem uma baixa participação de mercado.
Ex: Tablets lançados pela Samsung após o lançamento do Ipad.
O abacaxi:
Produtos que possuem baixo investimento e baixa participação de mercado. Geralmente, são os produtos que precisam passar por
um estudo de viabilidade, e de acordo com o resultado, são descartados ou reposicionados.
Antes de alocar os produtos nos quadrantes, é necessário classificá-los de acordo com seu grau para facilitar o posicionamento dentro da matriz.
Dicas para realizar a matriz BCG
Para realizar a Matriz BCG, as empresas precisam ter em mente 4 pontos principais:
- Avaliar os portfólios com frequência e mantê-los atualizados de acordo com o mercado.
- Aumentar o número de produtos classificados como “pontos de interrogação” e eliminar os produtos classificados como “abacaxi”.
- Realizar uma seleção rigorosa em relação aos produtos, investindo apenas o necessário àqueles que possuem potencial e liquidando àqueles que desperdiçam investimento.
- Medir e gerenciar experimentos que avaliem a velocidade de fabricação, custo, risco e retorno do produto.
Além disso, é necessário realizar a Matriz BCG com frequência, pois as tendências de mercado mudam constantemente e a empresa precisa manter-se alinhada com o mercado externo.
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