Matriz BCG: tenha mais clareza sobre seus produtos

A matriz BCG, criada em 1968 pelo fundador da Boston Consulting Group, Bruce Henderson, é uma ferramenta utilizada no mundo corporativo para definir com precisão quais produtos manter, quais descartar e quais aperfeiçoar. Na época, mais da metade das 500 maiores empresas do mundo utilizavam a nova ferramenta e atualmente representa grande destaque no mundo dos negócios. 

 

Os benefícios da matriz BCG

 

Um dos grandes benefícios de realizar a matriz BCG é o fato de ser possível  realocar os investimentos em áreas que podem ser mais valorizadas perante o mercado, através da análise que permite ver claramente quais os produtos que devem ser mantidos e quais devem ser descartados. 

 

Como funciona a matriz BCG? 

 

A matriz é composta por dois eixos principais: Participação relativa de mercado e crescimento do mercado. Dessa forma, dentro desses eixos, é construído um quadrante que permite avaliar os produtos que apresentam altos ou baixos índices. 

 

Cada quadrante é nomeado com uma representação simbólica, sendo eles: estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação e abacaxi. 

 

O que cada símbolo representa:

matriz BCG

 

A estrela:

Os produtos que têm um custo alto para a empresa, porém, apresentam resultados altos.

matriz BCG

 

A vaca leiteira:

Produtos que possuem um baixo investimento por já possuírem grande participação de mercado, portanto, devem ser “ordenhadas”, ou seja, extrair dinheiro para reinvestir em “estrelas”.

O ponto de interrogação:

matriz BCG

São os produtos que necessitam de alto investimento e se encontram em um mercado em crescimento, porém, ainda 

possuem uma baixa participação de mercado.

Ex: Tablets lançados pela Samsung após o lançamento do Ipad. 

 

O abacaxi:

Produtos que possuem baixo investimento e baixa participação de mercado. Geralmente, são os produtos que precisam passar por 

matriz BCG

um estudo de viabilidade, e de acordo com o resultado, são descartados ou reposicionados. 

 

Antes de alocar os produtos nos quadrantes, é necessário classificá-los de acordo com seu grau para facilitar o posicionamento dentro da matriz.  

Dicas para realizar a matriz BCG

 

Para realizar a Matriz BCG, as empresas precisam ter em mente 4 pontos principais:

 

  1. Avaliar os portfólios com frequência e mantê-los atualizados de acordo com o mercado.
  2. Aumentar o número de produtos classificados como “pontos de interrogação” e eliminar os produtos classificados como “abacaxi”.
  3. Realizar uma seleção rigorosa em relação aos produtos, investindo apenas o necessário àqueles que possuem potencial e liquidando àqueles que desperdiçam investimento.
  4. Medir e gerenciar experimentos que avaliem a velocidade de fabricação, custo, risco e retorno do produto.

 

Além disso, é necessário realizar a Matriz BCG com frequência, pois as tendências de mercado mudam constantemente e a empresa precisa manter-se alinhada com o mercado externo. 

 

Se interessou pela matriz BCG? Então baixe gratuitamente o template da matriz clicando na imagem abaixo! 

Ficou com alguma dúvida? Então contate um de nossos consultores!

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