No contexto de marketing, ao realizar uma análise do macroambiente, deve-se ressaltar as denominadas megatendências. Essas, dizem respeito a uma transformação ampla e de longo prazo da vida cotidiana de consumidores e produtores. Essas mudanças podem ser econômicas, socioculturais ou tecnológicas. Diante do exposto, vamos falar sobre as 03 principais tendências de marketing em 2021, que estão diretamente ligadas à grande mudança no cenário mundial: a Crise Sanitária em razão da Pandemia do Covid-19.
Marketing com experiências em tempo real
A pandemia do Covid-19, iniciada em meados de março de 2020, causou uma grande falta de liberdade, devido ao isolamento social e suas restrições. Nesse cenário, é importante perceber o quanto as relações entre as pessoas ficaram limitadas. Sendo assim, uma das grandes tendências para o marketing em 2021 são aquelas que envolvem o público de maneira simultânea, ou o mais próximo possível.
Com isso, uma das formas que a população encontrou para se conectar foi por meio de transmissões ao vivo. Desde o início da pandemia, quem nunca assistiu uma live? A população ansiava por conexões, e mais que isso, queriam em tempo real, assim como tinham no passado.
Em tal contexto, as marcas podem tirar vantagem e oferecer em seus sites ou mídias sociais: box para chat ou links que encaminham para uma conversa. Estabelecendo assim, um contato imediato e real com um ser humano, que prontamente atenderá seu contato.
Outra forma de atender essa demanda por conexões é a criação e oferta de eventos divulgando seu conteúdo. Por exemplo, um Webinar relacionado ao tema do seu negócio.
Além disso, existe o clássico telemarketing que pode ser utilizado também como serviço de atendimento ao cliente. O telemarketing, quando usado de maneira estratégica, pode apresentar resultados surpreendentes. Uma vez que, ao utilizar a voz, aproximamos o cliente tornando o atendimento mais humanizado.
Marketing com conteúdo Interativo
Os conteúdos interativos são materiais dinâmicos e criativos que incentivam a participação do usuário com o objetivo de transmitir as informações desejadas, oferecendo um grande potencial de engajamento.
Os mencionados conteúdos estão presentes no nosso cotidiano desde a década de 90, quando as pessoas entravam em contato com programas de televisão através de ligações, para participar de brincadeiras ou votações.
Os conteúdos interativos proporcionam interessantes objetivos:
- aliar conteúdo e experiência;
- aumentar o engajamento;
- facilitar o recebimento de feedbacks dos usuários e otimizar a geração de leads e conversões.
Pontua-se alguns exemplos de conteúdo, como: quizzes, calculadoras, ebooks, infográficos, promoções exclusivas, questionários, vídeos interativos e caixinhas de perguntas no instagram.
Para que esses exemplos aqui expostos façam sentido, a JR Consultoria trabalha para auxiliar empresas na hora de montar um Plano de Marketing completo e cabível a determinado contexto.
Nossos conteúdos interativos, são compostos por ebooks gratuitos que irão te auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.
Humanizando o marketing, o comprometimento das organizações em se adaptar à realidade dos clientes e colaboradores
Diante do exposto, uma das grandes tendências para 2021 diz respeito às empresas que focam no lado emocional do ser humano. Tudo de acordo com o cenário de pandemia. O Marketing entra como o responsável por lidar diretamente com os clientes, atendendo às suas necessidades. A partir disso, esse setor segue o conceito de adaptabilidade, que visa a disposição de mudar sempre que necessário e sempre de acordo com o mercado e os clientes.
A tendência dos próximos anos é humanizar as empresas tornando-as um ambiente mais acessível, acolhedor, comprometido e compreensível tanto para o cliente quanto para os funcionários. Nesse sentido, a seguir são algumas áreas da empresa que podem auxiliar nessa humanização:
Recursos humanos
Já pensando na parte da empresa que lida diretamente com os funcionários, o setor de Recursos Humanos entra como coadjuvante do Endomarketing (estratégia direcionada aos próprios trabalhadores, que visa compartilhar com todos a cultura organizacional).
Gestão de pessoas e a PCO
Junto a este setor, está a prática de Gestão de Pessoas, que é um conjunto integrado de atividades de gestores, que por sua vez, são responsáveis por orientar suas equipes (tarefas, metas e objetivos).
Ainda em relação à gestão de pessoas dentro de uma empresa, há a Pesquisa de Clima Organizacional, ou PCO. Essa ferramenta é utilizada para diagnosticar problemas internos com os colaboradores e visa o reconhecimento de problemas (ou pontos positivos) que vão desde motivação, engajamento, alinhamento cultural a pertencimento e transparência. Dessa forma, é possível traçar estratégias para resoluções de conflitos, ponderando se tais ações foram efetivas, ou não, de acordo com as pesquisas realizadas.
Tendo esses dois setores em vista (Marketing e RH), cabe às empresas investirem em adaptações nestes dois setores em específico, a fim de estarem de acordo com o ambiente externo (mercado e clientes), e com o ambiente interno (funcionários e líderes).
Marketing
O Marketing humanizado surgiu a partir da necessidade das empresas de se conectar profundamente com seu público e também do desejo dos clientes de terem uma experiência personalizada e pessoal com as empresas. De acordo com Liliane Ferrari, o marketing humanizado deve seguir três pilares: a emoção, a empatia e a ética. Por esse motivo, o modo de cada empresa realizar essa prática varia muito, mas foca especialmente nesses 3 aspectos e na manutenção de um relacionamento pessoal e duradouro com seus clientes em todas as etapas do funil de vendas. Um exemplo de empresa que utiliza muito bem a estratégia de marketing humanizado é a Magazine Luiza com a Magalu.
Para saber mais sobre as tendências do marketing ou tirar dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores
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