Obtenha insights valiosos com o grupo focal

Você provavelmente já ouviu falar no termo grupo focal ou Focus Group. Mas você sabe exatamente o que é, para que serve e como aplicá-lo em uma pesquisa? Nesse texto vamos apresentar a maneira mais eficaz de realizar um GRUPO FOCAL para garantir os melhores resultados nas suas pesquisas.

 

 

O QUE É UM GRUPO FOCAL?

grupo focal

 

É um método de pesquisa qualitativa que coleta informações através das interações das pessoas, considerada não probabilística, que pode ser realizada tanto para fins de mercado quanto para fins acadêmicos normalmente voltada para projetos que dependem de uma interação das pessoas, como marketing, propagandas e comunicações.

Esse método busca uma profundidade maior e a real opinião das pessoas, visando conflitar ideias e testá-las entre o grupo participante.

 

 

COMO REALIZAR UM GRUPO FOCAL?

 

SELECIONANDO OS ENTREVISTADOS

Para a realização de um GRUPO FOCAL, primeiramente é necessário ter o grupo de pessoas desejado bem definido, como: Microempreendedores na área de comércio de vestuário.

Sendo assim, os entrevistados possuem pontos de paridade, ou seja, pensamentos e vivências parecidas, e pontos de divergência, que são as opiniões. 

Dessa forma, atendendo à intenção principal do GRUPO FOCAL, que é gerar contrapontos que enriqueçam o debate trazendo novas ideias e profundidade no assunto.

 

QUANTIDADE DE PESSOAS E SESSÕES

O número de pessoas pode variar de 5 a 10 e a quantidade de GRUPOS FOCAIS pode ser de 3 a 12, o número de encontros varia de acordo com a saturação do ramo como acontece em outros métodos de pesquisa qualitativa.

 

LOCAL ADEQUADO

Não existe uma resposta certa, porém o mais adequado é realizar em um ambiente agradável e neutro, que seja confortável e possua uma boa logística para o seu público.

grupo focal

Normalmente a sala de realização é disposta com cadeiras ou poltronas em formato de U ou de círculo, pois favorece o contato visual dos entrevistados.

No entanto, o grupo focal pode também ser adaptado ao ambiente online, levando em conta assim o distanciamento social. Dessa forma, ele funcionará normalmente, ainda com um moderador e levando em conta as mesmas características dos participantes, como citado anteriormente.

 

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Os responsáveis pela análise do grupo são os moderadores, que são capacitados e possuem uma experiência com esse processo.

A análise é feita através de documentos obtidos durante a metodologia, sendo eles em vídeos, áudios ou textos.

 

VANTAGENS DE UTILIZAR O GRUPO FOCAL

Levantamento de informações: Normalmente ao iniciar uma pesquisa qualitativa, possuímos um foco. Esse método  ajuda a levantar informações sobre essas ideias iniciais e acrescentar visões não pontuadas anteriormente. Esse processo ajuda na formulação de novos grupos focais e na reavaliação da ideia inicial.

grupo focal

 

Economia de tempo: Ao utilizar entrevistas para uma pesquisa qualitativa, por exemplo, vamos realizar apenas uma por vez, ao ponto que um grupo focal pode alcançar até 10 pessoas sendo entrevistadas ao mesmo tempo.

 

Conflito de ideias: Uma pesquisa qualitativa serve especialmente para obter diversas opiniões sobre o assunto e assim alcançar uma maior profundidade nele. O GRUPO FOCAL atende muito bem a esses objetivos, pois além de obter diversas opiniões, testa e valida elas mediante aos outros participantes que por sua vez, podem apontar outro ponto de vista em relação à ideia.

 

Obtenção de insights: Essa é a principal vantagem do GRUPO FOCAL. Obter insights e novas ideias não é nada fácil, porém essa metodologia estimula esse processo. Devido à quantidade de pessoas falando sobre o assunto proposto, traz novas perspectivas e pontos de vista, fazendo com que saia totalmente fora da caixa e tenha ideias brilhantes. 

 

Nesse documento você conferiu como realizar um GRUPO FOCAL de qualidade, espero que tenha gostado.

Agora você já sabe como realizar um grupo focal. Mãos à obra!

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos consultores!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy