Precificação: O que é e como fazer? Como fazer uma precificação?


A precificação de um produto ou serviço é fundamental para o sucesso da empresa. Portanto, se você é um empreendedor, é indispensável que você saiba como calcular o melhor preço para cobrar pelo seu produto ou serviço, pois ele é variável para diferentes tipos e tamanhos de negócios. 


O que é Precificação?

A Precificação consiste na definição do preço para determinado produto ou serviço. Para efetuar esse cálculo, é necessário considerar algumas variáveis, como gastos, margem de lucro, taxa de marcação e capacidade produtiva. A partir disso, destaca-se que a definição de um preço é flexível, variando de acordo com as situações que uma empresa pode passar ao longo do tempo. Dessa forma, aprender a executar essa técnica de maneira correta e mantê-la atualizada, aumenta suas chances de sucesso no mercado.


Abordagens Principais sobre Precificação

  • Baseada em custo: custo como base da precificação, e definição do preço para chegar no lucro alvo.
  • Produto -> Custo -> Preço -> Valor -> Consumidor
  • Baseada nos consumidores: preço determinado pelo valor percebido pelos clientes, e não pelo custo.
  • Consumidor -> Valor -> Preço -> Custo -> Produto
  • Baseada na competição: preços com taxas variáveis e suscetíveis a oferta.
  • Baseada nos concorrentes (“vai com as outras”): preço dos concorrentes como base da precificação.


Estratégias de Precificação

Quanto às estratégias que podem ser utilizadas no processo de definição de preço, pode-se ter o foco:

  • Na linha de produção: definição a partir dos itens utilizados no processo de produção;
  • No produto adicional: se tem como base produtos ou serviços adicionais que acompanham o principal vendido pela empresa;
  • No produto cativo: precificação dos produtos ou serviços que precisam ser utilizados com os principais;
  • Na liquidação: redução de preços para se livrar deles;
  • No pacote de produtos: definição dos preços de produtos ou serviços que são vendidos juntos.

 

Conceito de Variáveis necessárias para o cálculo da precificação


Gastos 

Pode ser definido como tudo aquilo que sai do caixa da empresa e pode ser classificado como custo e despesa, fixo ou variável, e depreciação.

  • Custo: todos os gastos relacionados diretamente na produção ou execução de serviços;
  • fixos: não variam proporcionalmente à quantidade produzida.
  • variáveis: variam proporcionalmente à quantidade produzida.
  • Despesa: todos os gastos originados na administração de uma empresa, não diretamente relacionados ao processo produtivo.
  • Depreciação: é o gasto relacionado a desvalorização de máquinas e equipamentos.


Margem de Lucro

É a porcentagem de lucro de uma empresa em relação a sua receita total, portanto, varia de acordo com o preço de venda definido pela empresa. Além disso, de acordo com o setor e atuação do negócio, pode ser estimado em diferentes taxas, gerando uma variação no preço de seus produtos ou serviços.


Taxa de Marcação

Também conhecida como “markup”, a taxa de marcação representa um coeficiente aplicado sobre os custos a fim de tornar a precificação mais precisa. 


Capacidade Produtiva

É a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa tem a capacidade de produzir em determinado período de tempo, considerando os recursos disponíveis e necessários, e o menor custo possível.


Cálculo da Precificação de Produtos e Serviços

Para a realização do cálculo de precificação, é necessário diferenciar os processos e informações utilizadas para produtos e serviços, pois possuem variáveis e formas de calcular diferentes.


Precificação de Produtos

Na precificação de produtos, deve-se utilizar o custo de obtenção/fabricação, margem de lucro (presente na taxa de marcação) e os custos fixos da empresa, que, para serem divididos de maneira proporcional, tem-se a aplicação da taxa de marcação (markup). A fórmula para determinação do preço pode ser destacada a seguir: 

P = CVU * Mk

Sendo:

  • Preço de Venda = P
  • Markup = Mk
  • Custo Variável Unitário = CVU


Precificação de Serviços

No processo de precificação de serviços, ao invés da utilização dos custos variáveis unitários se utiliza o custo total, que engloba os gastos do processo de aplicação do serviço, capacidade produtiva real e o gasto fixo total. Sendo assim, representada por: 

P = CT * Mk

Caracterizada por:

  • Preço de Venda = P
  • Custo Total = CT
  • Markup = Mk


Variação dos Preços

Como analisado anteriormente, o preço de um produto ou serviço depende de diversas variáveis e análises, portanto, tende a mudar por conta de fatores internos e externos do negócio. Os fatores que provocam uma queda no valor são:

  • Capacidade excedida;
  • Mercado decadente;
  • Dominação do mercado pelos baixos custos;

E, aqueles que contribuem para o aumento, podem ser:

  • Custo inflação;
  • Sobre-demanda.


Conclusão

O lucro de uma empresa é definido diretamente pelo processo de precificação que ela aplica aos seus produtos ou serviços, devendo ser analisado e calculado da maneira certa. E, como  estudamos anteriormente, esse processo não é tão simples, mas pode ser definitivo e contribuir para o sucesso da sua empresa.

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