A precificação de um produto ou serviço é fundamental para o sucesso da empresa. Portanto, se você é um empreendedor, é indispensável que você saiba como calcular o melhor preço para cobrar pelo seu produto ou serviço, pois ele é variável para diferentes tipos e tamanhos de negócios.
A Precificação consiste na definição do preço para determinado produto ou serviço. Para efetuar esse cálculo, é necessário considerar algumas variáveis, como gastos, margem de lucro, taxa de marcação e capacidade produtiva. A partir disso, destaca-se que a definição de um preço é flexível, variando de acordo com as situações que uma empresa pode passar ao longo do tempo. Dessa forma, aprender a executar essa técnica de maneira correta e mantê-la atualizada, aumenta suas chances de sucesso no mercado.
Quanto às estratégias que podem ser utilizadas no processo de definição de preço, pode-se ter o foco:
Pode ser definido como tudo aquilo que sai do caixa da empresa e pode ser classificado como custo e despesa, fixo ou variável, e depreciação.
É a porcentagem de lucro de uma empresa em relação a sua receita total, portanto, varia de acordo com o preço de venda definido pela empresa. Além disso, de acordo com o setor e atuação do negócio, pode ser estimado em diferentes taxas, gerando uma variação no preço de seus produtos ou serviços.
Também conhecida como “markup”, a taxa de marcação representa um coeficiente aplicado sobre os custos a fim de tornar a precificação mais precisa.
É a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa tem a capacidade de produzir em determinado período de tempo, considerando os recursos disponíveis e necessários, e o menor custo possível.
Para a realização do cálculo de precificação, é necessário diferenciar os processos e informações utilizadas para produtos e serviços, pois possuem variáveis e formas de calcular diferentes.
Na precificação de produtos, deve-se utilizar o custo de obtenção/fabricação, margem de lucro (presente na taxa de marcação) e os custos fixos da empresa, que, para serem divididos de maneira proporcional, tem-se a aplicação da taxa de marcação (markup). A fórmula para determinação do preço pode ser destacada a seguir:
P = CVU * Mk
Sendo:
No processo de precificação de serviços, ao invés da utilização dos custos variáveis unitários se utiliza o custo total, que engloba os gastos do processo de aplicação do serviço, capacidade produtiva real e o gasto fixo total. Sendo assim, representada por:
P = CT * Mk
Caracterizada por:
Como analisado anteriormente, o preço de um produto ou serviço depende de diversas variáveis e análises, portanto, tende a mudar por conta de fatores internos e externos do negócio. Os fatores que provocam uma queda no valor são:
E, aqueles que contribuem para o aumento, podem ser:
O lucro de uma empresa é definido diretamente pelo processo de precificação que ela aplica aos seus produtos ou serviços, devendo ser analisado e calculado da maneira certa. E, como estudamos anteriormente, esse processo não é tão simples, mas pode ser definitivo e contribuir para o sucesso da sua empresa.
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