Não há dúvidas de que uma boa precificação é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa. Portanto, ter conhecimento sobre seu funcionamento é indispensável para evitar problemas em seu fluxo de caixa, além de refletir em maior controle de gastos e também melhor análise dos resultados financeiros ao final do mês. Desse modo, aprender a executar essa técnica de maneira correta e mantê-la atualizada, aumenta suas chances de sucesso no mercado.
Ficou curioso? Então entenda agora como fazer uma boa precificação!
O que é Precificação?
Precificação é a definição de um preço para determinado produto ou serviço. Sendo assim, para realizar esse cálculo é necessário considerar algumas variáveis, como:
- Gastos;
- Margem de lucro;
- Taxa de marcação;
- Capacidade produtiva.
A partir disso, é importante entender que a definição de um preço é flexível, podendo variar de acordo com as situações que uma empresa passa ao longo do tempo. Logo, ela deve ser aplicada a tudo que uma organização comercializa que tem a capacidade de possuir um preço e é variável para diferentes tipos e tamanhos de negócios.
Principais abordagens sobre precificação
- Precificação baseada em custo: custo como base e definição do preço para chegar no lucro alvo. Produto -> Custo -> Preço -> Valor -> Consumidor
- Precificação baseada nos consumidores: preço determinado pelo valor percebido pelos clientes, e não pelo custo. Consumidor -> Valor -> Preço -> Custo -> Produto
- Precificação baseada na competição: preços com taxas variáveis e suscetíveis a oferta.
- Precificação baseada nos concorrentes: preço dos concorrentes como base.
Estratégias de Precificação
Quanto às estratégias no processo de definição de um preço, o foco pode variar:
- Na linha de produção: definição a partir dos itens utilizados na produção.
- No produto adicional: tem como base os produtos ou serviços adicionais que acompanham o principal comercializado.
- No produto cativo: precificação dos produtos ou serviços que precisam ser utilizados com os principais.
- Na liquidação: redução de preços para zerar estoque.
- No pacote de produtos: definição dos preços de produtos ou serviços que são vendidos em conjunto.
Conceitos das variáveis para o cálculo da precificação
Gastos
Gasto é definido como tudo aquilo que sai do bolso da empresa. Sendo assim, este fator possui diversas classificações, que se dividem entre custo e despesa, fixo ou variável, e depreciação.
- Custo: todos os gastos relacionados diretamente na produção ou execução de serviços;
- Fixos: não variam proporcionalmente à quantidade produzida.
- Variáveis: variam proporcionalmente à quantidade produzida.
- Despesa: todos os gastos originados na administração de uma empresa, não diretamente relacionados ao processo produtivo.
- Depreciação: é o gasto relacionado a desvalorização de máquinas e equipamentos.
Margem de Lucro
Margem de lucro é a porcentagem de lucro de uma empresa em relação a sua receita total. Portanto, esta varia de acordo com o tipo de preço de venda adotado. Além disso, de acordo com o setor de atuação do negócio, pode ser estimado em diferentes taxas, gerando uma variação no preço de seus produtos ou serviços.
Taxa de Marcação
Taxa de marcação é também conhecida como “markup”, esta representa um coeficiente aplicado sobre os custos a fim de tornar a precificação mais precisa.
Capacidade Produtiva
Capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa tem a capacidade de produzir em determinado tempo. Desse modo, deve ser considerado os recursos disponíveis e o menor custo possível.
Cálculo da Precificação de Produtos e Serviços
Antes de mais nada, para realizar o cálculo de precificação, é necessário diferenciar os processos e informações utilizadas para produtos e serviços, pois possuem variáveis e funcionamentos diferentes.
Precificação de Produtos
Na precificação de produtos, deve-se utilizar o custo de obtenção/fabricação, margem de lucro e os custos fixos da empresa, que, para serem divididos de maneira proporcional, tem-se a aplicação da taxa de marcação. A fórmula para determinação do preço é:
P = CVU * Mk
Sendo:
- Preço de Venda = P
- Marcação = Mk
- Custo Variável Unitário = CVU
Precificação de Serviços
No processo de precificação de serviços, ao invés da utilização dos custos variáveis unitários, se utiliza o custo total. Este custo engloba os gastos do processo de aplicação do serviço, capacidade produtiva real e o gasto fixo total. Sendo assim, é representada por:
P = CT * Mk
Sendo:
- Preço de Venda = P
- Custo Total = CT
- Marcação = Mk
Variação dos Preços
Como visto anteriormente, o preço de um produto ou serviço depende de diversas variáveis e análises. Portanto, o preço tende a mudar por conta de fatores externos e internos do negócio, que são:
- Capacidade excedida;
- Mercado decadente;
- Dominação do mercado pelos baixos custos;
E, aqueles que contribuem para o aumento, podem ser:
- Custo inflação;
- Sobre-demanda.
Conclusão
Por fim, entende-se que o lucro de uma empresa é definido diretamente pelo processo de precificação que ela faz de seus produtos ou serviços, desse modo, a mesma deve ser analisada e calculada corretamente. Enfim, sabemos que este processo não é tão simples, mas, com a ajuda correta pode ser definitivo para o sucesso do seu negócio!
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