precificação

Precificação: saiba como manter a saúde financeira da sua empresa

 Não há dúvidas de que uma boa precificação é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa. Portanto, ter conhecimento sobre seu funcionamento é indispensável para evitar problemas em seu fluxo de caixa, além de refletir em maior controle de gastos e também melhor análise dos resultados financeiros ao final do mês. Desse modo, aprender a executar essa técnica de maneira correta e mantê-la atualizada, aumenta suas chances de sucesso no mercado.

Ficou curioso? Então entenda agora como fazer uma boa precificação!

 

O que é Precificação?

 Precificação é a definição de um preço para determinado produto ou serviço.  Sendo assim, para realizar esse cálculo é necessário considerar algumas variáveis, como:

  • Gastos;
  • Margem de lucro;
  • Taxa de marcação;
  • Capacidade produtiva.

 A partir disso, é importante entender que a definição de um preço é flexível, podendo variar de acordo com as situações que uma empresa passa ao longo do tempo. Logo, ela deve ser aplicada a tudo que uma organização comercializa que tem a capacidade de possuir um preço e é variável para diferentes tipos e tamanhos de negócios.

Principais abordagens sobre precificação

  1. Precificação baseada em custo: custo como base e definição do preço para chegar no lucro alvo. Produto -> Custo -> Preço -> Valor -> Consumidor
  2. Precificação baseada nos consumidores: preço determinado pelo valor percebido pelos clientes, e não pelo custo. Consumidor -> Valor -> Preço -> Custo -> Produto
  3. Precificação baseada na competição: preços com taxas variáveis e suscetíveis a oferta.
  4. Precificação baseada nos concorrentes: preço dos concorrentes como base.

Estratégias de Precificação

 Quanto às estratégias no processo de definição de um preço, o foco pode variar:

  • Na linha de produção: definição a partir dos itens utilizados na produção.
  • No produto adicional: tem como base os produtos ou serviços adicionais que acompanham o principal comercializado.
  • No produto cativo: precificação dos produtos ou serviços que precisam ser utilizados com os principais.
  • Na liquidação: redução de preços para zerar estoque.
  • No pacote de produtos: definição dos preços de produtos ou serviços que são vendidos em conjunto.

 

 

Conceitos das variáveis para o cálculo da precificação

Gastos 

 Gasto é definido como tudo aquilo que sai do bolso da empresa. Sendo assim, este fator possui diversas classificações, que se dividem entre custo e despesa, fixo ou variável, e depreciação.

  • Custo: todos os gastos relacionados diretamente na produção ou execução de serviços;
  • Fixos: não variam proporcionalmente à quantidade produzida.
  • Variáveis: variam proporcionalmente à quantidade produzida.
  • Despesa: todos os gastos originados na administração de uma empresa, não diretamente relacionados ao processo produtivo.
  • Depreciação: é o gasto relacionado a desvalorização de máquinas e equipamentos.

 

Margem de Lucro

 Margem de lucro é a porcentagem de lucro de uma empresa em relação a sua receita total. Portanto, esta varia de acordo com o tipo de preço de venda adotado. Além disso, de acordo com o setor de atuação do negócio, pode ser estimado em diferentes taxas, gerando uma variação no preço de seus produtos ou serviços.

 

Taxa de Marcação

 Taxa de marcação é também conhecida como “markup”, esta representa um coeficiente aplicado sobre os custos a fim de tornar a precificação mais precisa. 

 

Capacidade Produtiva

 Capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa tem a capacidade de produzir em determinado tempo. Desse modo, deve ser considerado os recursos disponíveis e o menor custo possível.

 

Cálculo da Precificação de Produtos e Serviços

 Antes de mais nada, para realizar o cálculo de precificação, é necessário diferenciar os processos e informações utilizadas para produtos e serviços, pois possuem variáveis e funcionamentos diferentes.

Precificação de Produtos

 Na precificação de produtos, deve-se utilizar o custo de obtenção/fabricação, margem de lucro e os custos fixos da empresa, que, para serem divididos de maneira proporcional, tem-se a aplicação da taxa de marcação. A fórmula para determinação do preço é:

P = CVU * Mk

Sendo:

  • Preço de Venda = P
  • Marcação = Mk
  • Custo Variável Unitário = CVU

 

Precificação de Serviços

 No processo de precificação de serviços, ao invés da utilização dos custos variáveis unitários, se utiliza o custo total. Este custo engloba os gastos do processo de aplicação do serviço, capacidade produtiva real e o gasto fixo total. Sendo assim, é representada por: 

P = CT * Mk

Sendo:

  • Preço de Venda = P
  • Custo Total = CT
  • Marcação = Mk

 

Variação dos Preços

 Como visto anteriormente, o preço de um produto ou serviço depende de diversas variáveis e análises. Portanto, o preço tende a mudar por conta de fatores externos e internos do negócio, que são:

  • Capacidade excedida;
  • Mercado decadente;
  • Dominação do mercado pelos baixos custos;

E, aqueles que contribuem para o aumento, podem ser:

  • Custo inflação;
  • Sobre-demanda.

 

Conclusão

 Por fim, entende-se que o  lucro de uma empresa é definido diretamente pelo processo de precificação que ela faz de seus produtos ou serviços, desse modo, a mesma deve ser analisada e calculada corretamente. Enfim, sabemos que este processo não é tão simples, mas, com a ajuda correta pode ser definitivo para o sucesso do seu negócio!

Ficou interessado? Então entre em contato conosco!

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Share This

Copy Link to Clipboard

Copy