Público alvo – como utilizá-lo para melhorar suas redes sociais

“Quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”. Esta é uma frase que resume a importância de definir um público alvo no marketing.

 Antes de mais nada, é importante entender o que é o público alvo. Esse conceito diz respeito ao grupo de consumidores com características em comum que uma empresa identifica no mercado, e para quem direciona as suas estratégias e ações..

 A partir da identificação do seu público alvo, uma empresa tem a possibilidade de:

  • Criar campanhas mais eficientes;
  • Comunicar-se melhor com o público;
  • Aproveitar melhores oportunidades;
  • Definir um posicionamento único e relevante;
  • Se diferenciar dos concorrentes;

COMO DEFINIR MEU PÚBLICO ALVO?

O primeiro passo para definir um público alvo é fazer uma segmentação de mercado. Mas, para isso, é preciso se aprofundar na pesquisa e análise de mercado para conhecer seus possíveis clientes.

 Após identificar os segmentos, a empresa seleciona aqueles nos quais deve focar, para assim alcançar pessoas que tenham mais afinidade com a marca, e consequentemente, representam potenciais  clientes. Dessa forma, o planejamento de marketing da empresa será focado nessas pessoas.

 

Quais são as bases da segmentação do público-alvo?

 As bases de segmentação se classificam em:

 É de extrema importância fazer vários recortes no mercado e identificar quais segmentos têm mais afinidade com a sua marca. Desse modo, as estratégias da empresa serão mais assertivas. 

Outro ponto importante é saber a diferença entre o público-alvo B2B e B2C

B2B: Business to Business

  • Vende para outras companhias;
  • Tem maior volume de compra;
  • Tem ciclo de vendas mais longo.

B2C: Empresa para Cliente

  • Vende para o consumidor final;
  • Tem menor volume de compras;
  • Tem ciclo de vendas mais curto.

 Perceba que, no caso das empresas B2B, as características levantadas se referem aos negócios em que elas miram.

Entendeu a importância de definir um público-alvo? Sim? Ótimo!

COMO UTILIZÁ-LO NAS SUAS REDES SOCIAIS

Para isso, coloque em prática essas 3 dicas:

  • Verifique seus competidores. Isso mesmo, não se acanhe!
  • Veja quem seus competidores estão seguindo e quem está seguindo-os de volta.
  • Certifique-se que essas marcas possuem de fato um nicho semelhante.

 

  • Insights das redes sociais. Como assim?
  • Mergulhe nas estatísticas do seu público-alvo. 
  • Plataformas como Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram oferecem uma análise básica do seu público que pode ser utilizada para o planejamento dos conteúdos das suas redes sociais.

 

  • Busque se aperfeiçoar. Dica para a vida!
  • Se você prestar atenção aos insights, você pode encontrar espaço para refinar sua segmentação. Por exemplo, você pode encontrar novas faixas etárias ou outros interesses ligados à sua marca.

 

 Mas, o que fazer se nenhum desses dados estiver disponível na rede social escolhida?

  • Preste atenção aos dados gerados a partir das publicações das suas redes sociais;
  • Monitore o tráfego do seu site.

CONCLUSÃO

Portanto, é perceptível que se deve investir de forma inteligente, e não atirar para todos os lados. Sendo assim, busque onde os seus consumidores estão, para, assim, aumentar as suas chances de sucesso!

 

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos consultores!

 

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