PDCA: A metodologia que vai inovar sua gestão

O que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é uma ferramenta da área de gestão de qualidade e tem como objetivo melhorar os processos e produtos de uma determinada organização. A sua sigla significa Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Act (agir); que é exatamente as etapas a serem seguidas pela ferramenta de forma repetida e sistemática com efeitos ocorrendo no médio ou longo prazo. 

 

Por que usar PDCA?

PDCA

O ciclo PDCA é uma excelente ferramenta, pois além de implementar um bom método de gestão, ele traz inovações, ajustes e também contribui para o desenvolvimento profissional e pessoal, já que exige pensamento estratégico e comunicação assertiva dos funcionários. 

Mesmo sendo uma ferramenta criada a muito tempo, ela ainda é muito utilizada e é considerada uma das melhores ferramentas de gestão nos tempos atuais. Um grande exemplo disso é a Toyota, que baseada nessa ferramenta criou seu próprio sistema de produção (STP-System Toyota Production) que impulsionou diversas áreas na empresa e a tornou conhecida no mundo todo.

 

Como funciona o ciclo? 

Primeiramente, é primordial ter em mente que um ciclo é algo que fica em constante movimento, quando se termina as etapas ele recomeça na primeira etapa, e o PDCA também funciona assim. 

 

PLAN

A sua primeira etapa, o “Plan”(planejar), é a parte mais difícil e importante da ferramenta. É ela que define a estratégia adotada pela empresa tendo em vista o ambiente externo (concorrentes, economia) e interno (missão, valores da empresa). Aqui, pode ser feita uma pesquisa de mercado e análise do concorrente para observar de uma maneira mais clara esses pontos. Após isso, deve-se levar em consideração três fases: o estabelecimento dos objetivos do ciclo; como atingir esses objetivos e definir a equipe que vai executar esse planejamento.

 

DO

A segunda etapa,”Do” (fazer), é a hora em que o plano é posto em ação. Porém, é importante ter cautela nesta etapa e não esquecer de treinar os colaboradores que irão seguir o plano e no caso de problemas no planejamento sempre é bom voltar ao planejamento e realizar os ajustes necessários. 

 

CHECK

A terceira etapa, “Check” (checar), é a etapa em que é visto se os objetivos foram atingidos ou não. Ela pode começar junto com a etapa 2 ou ser realizada posteriormente. É fundamental nessa etapa observar os erros cometidos no plano ou na execução a fim de trazer novas informações que melhorem o próximo ciclo PDCA.

ACT

A quarta e última etapa, “Act” (agir), é feita a correção e ajustes dos erros de planejamento para o próximo ciclo ou é posto essa forma de planejamento e execução como padrão ao atingi-los. Além disso, sempre é legal fazer um fechamento de projeto com a equipe para relembrar os erros e acertos deste ciclo como forma de aprendizado. 

 

Muito simples de se fazer as etapas né? E para deixar mais simples e fácil de se implantar essa ferramenta em sua empresa, baixe a nossa planilha de PDCA e comece já a aprimorar os processos de dentro de sua empresa.

 

PDCA

 

Por fim….

Portanto, como já foi dito antes, essa excelente e simples ferramenta usada por várias grandes empresas nos últimos anos, pode ser a solução perfeita para aumentar a eficiência de sua empresa também. 

 

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com um de nossos consultores

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