A solução
Estruturação do processo comercial
Nessa etapa, o objetivo foi definir os processos já existentes na empresa por meio de um mapeamento e, feito isso, propor algumas mudanças nele a fim de otimizar o andamento e determinar responsáveis por cada etapa.
Para atingir esse resultado, foram feitas, em primeiro lugar, entrevistas com os responsáveis pela área comercial da empresa para entender exatamente como se dava esse processo, concluindo, assim, o mapeamento daquela fase. Com o propósito de gerar insumos para melhoria do processo, foi realizada posteriormente uma pesquisa interna com clientes da empresa, os quais trouxeram muitas sugestões e críticas que foram essenciais para as melhorias necessárias.
Finalizada a parte do mapeamento e estruturação do processo de vendas, foi elaborada a definição da persona da Acme Solar, baseada na pesquisa anterior. A partir disso, foi elaborada a jornada do cliente dentro da empresa, demonstrando os pontos de contato existentes entre ambos e como tornar esse processo ainda mais satisfatório aos olhos do cliente.
A JR também executou um processo para o funil de vendas da Acme Solar e um modelo de pesquisa de satisfação a ser aplicado, inclusive como uma das etapas do pós-venda elaborado na estruturação de processo comercial. A última entrega da parte comercial, foi a planilha demonstrativa de retorno do investimento, ferramenta desenvolvida pela JR. Ela demonstra o tempo de payback do investimento realizado, auxiliando o vendedor com sua argumentação durante a venda e aponta dados apurados para o cliente.
Análise financeira
Nessa etapa, a JR Consultoria observou as demonstrações de resultado e balanços patrimoniais do negócio, calculando índices de desempenho dos últimos três anos. Além disso, também trouxe informações relevantes sobre a situação econômica da empresa, assim como algumas referências do mercado e indicadores que auxiliam a tomada de decisões.