Nutrindo ideias

Entenda o aumento de 30% no faturamento em meio a pandemia

Sobre a Nutrindo ideias

A Nutrindo Ideias trabalha com consultoria para empresas que atuam no setor alimentício há 7 anos. O objetivo deles é incentivar pequenos e médios negócios a aprimorarem a qualidade dos seus produtos e serviços. Nesse sentido, as ferramentas que são desenvolvidas pela empresa garantem o caminho em direção à excelência na área de Segurança de Alimentos. Dessa forma, o negócio certifica-se de que os seus clientes destaquem-se e diferenciem-se em um mercado tão competitivo quanto o gastronômico.

O desafio

Em meio a pandemia do covid-19, a Nutrindo Ideias enfrentava sérias dificuldades financeiras, por causa da redução do seu faturamento em torno de 70% no ano de 2020. Dessa forma, embora a empresa tivesse um potencial de crescimento grande, pelo setor em alta e pela mentalidade inovadora da Luciane, responsável pela Nutrindo Ideias, estava estagnada. Nesse contexto, a maioria das vendas da empresa eram decorrentes de indicações e o atendimento ocorria apenas presencialmente em Porto Alegre. Consequentemente, com a pandemia, a Nutrindo Ideias perdeu diversos clientes. Por isso, a Luciane percebeu que não poderia depender da indicação de clientes e percebeu a forte necessidade de estruturar o seu marketing, principalmente no formato digital. A Nutrindo Ideias já tinha certa presença nas redes sociais e site. Porém, a Luciane tinha pouco tempo para manter constância e dificuldades de traçar um planejamento mais estratégico para o seu marketing. Tendo-se isso em vista, a empresa precisava melhorar o direcionamento das ações de marketing para gerar uma necessidade em seu cliente de contratar seu serviço e aumentar suas vendas. Porém, para direcionar as suas ações, a Nutrindo Ideias precisava entender melhor quem era o seu público. Resumindo, a empresa precisava: - Entender as tendências do mercado no qual está inserido; - Analisar qual era o posicionamento da concorrência; - Conhecer as características e preferências dos seu cliente ideal; - Otimizar o tempo para a criação de conteúdos e postagens. Pensando nisso, a Nutrindo Ideias contratou a JR Consultoria para traçar estratégias assertivas com o Plano de Marketing.

A solução

Nós, da JR Consultoria, realizamos um projeto com o objetivo de direcionar as ações de marketing, tornando-as mais estratégicas, visando aumentar a atração de clientes e o reconhecimento de marca para os diferenciais competitivos da empresa. Inicialmente, nós analisamos tendências do setor alimentício que seriam oportunidades para a Nutrindo Ideias e realizamos uma análise da concorrência e do marketing deles. Nesta etapa, foi identificado, por meio da análise SWOT, diversas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Seguindo o projeto, realizamos uma pesquisa de mercado para identificar o público alvo e definir a persona da Nutrindo Ideias. Dessa forma, pudemos traçar estratégias de marketing voltadas a atingir o possível cliente de maneira mais assertiva, garantindo que ela conseguisse se posicionar digitalmente, estabelecendo um conceito definido da marca na cabeça do consumidor e induzi-lo à compra. Por fim, foi feita uma análise do site com melhorias para as páginas e em seus conteúdos disponibilizados. Além disso, foi elaborado também um Manual Completo das Redes Sociais 100% personalizado para o público da Nutrindo Ideias. E ainda, desenvolvemos um tutorial para publicação de blog post e um guia com dicas de postagens no LinkedIn que ajudariam a Luciane a elaborar posts com maior agilidade, visto que uma das principais dificuldades de aplicar o marketing era a falta de tempo.

O resultado

“Desses tempos pra cá comecei de fato a aplicar as estratégias do nosso plano estratégico e notei rapidamente uma mudança” Em menos de 6 meses do início do projeto. A Nutrindo Ideias passou de: - Atender unicamente em Porto Alegre → Atender Nacionalmente; - Depender de clientes por indicação → Marketing que atrai clientes constantemente; “Os últimos 3 clientes que fechei me encontraram no insta ou no site, coisa que não era normal, a maioria vinha por indicação” - Faturamento reduzido em 70% com a pandemia → Aumento de 30% do faturamento mesmo em pandemia;

E aí? O que falta pra você construir A SUA história de sucesso? Conte com a JR pra isso, entre em contato com a gente!