A solução
A JR elaborou a precificação dos produtos utilizando a metodologia do markup, que leva em consideração todos os custos da empresa para que nunca saia no prejuízo, adaptamos tudo ao ambiente da atlética, já que se trata de uma instituição sem fins lucrativos e sem algumas modalidades de custo, como tributações.
Para analisar a precificação do pacote de sócio, realizamos uma pesquisa de mercado entre os sócios com o intuito de mensurar os benefícios utilizados e conseguir calcular o custo médio que cada sócio trazia para a atlética e concluir se o preço cobrado pelo pacote estava justo.
A parte do patrocínio foi o maior desafio da parte da precificação, no Brasil não existe nada estruturado sobre isso, até mesmo grandes times de futebol não usam uma metodologia, o valor depende basicamente de negociações, não existe um cálculo geral que é utilizado pelos clubes.
A equipe do projeto se especializou por conteúdos internacionais e conseguiu oferecer algo inédito: uma precificação exclusiva de patrocínio. Ela é baseada no impacto que a atlética gerava em cada campeonato e evento frequentado, redes sociais, ou resumindo, em qualquer exposição da marca, assim chegamos ao valor não só que eles cobrariam do patrocinador, mas um valor consistente que eles poderiam explicar o porquê.
Também oferecemos um plano de marketing, e, para isso, foram necessárias diversas pesquisas de mercado. Uma delas, com quase 500 estudantes do campus onde a atlética atua, para saber qual imagem estava sendo passada aos alunos, o porquê de alguns não participarem, o quê os alunos esperavam da AC7, e perguntas para definir o público-alvo e as personas.
Fizemos entrevistas qualitativas com alguns atletas e ex-sócios deles, analisando aspectos relacionados à valorização dos membros. Depois de muitos cruzamentos e análises, conseguimos definir o público-alvo e, o mais importante, 4 personas e a melhor forma de atingir cada uma delas.