Atlética C7

Como a JR Consultoria entendeu a dor específica do cliente e lhe proporcionou o serviço ideal.

Sobre a Atlética C7

A Atlética C7 é uma organização universitária formada por cursos de Arquitetura e Engenharias da UFPR. Foi fundada em 2009 com o objetivo de incentivar a prática esportiva, o companheirismo, coletividade, parceria e a integração entre os alunos dos cursos citados. A AC7 é hoje uma das maiores atléticas de Curitiba, participa de campeonatos tanto entre as atléticas da UFPR (que inclusive é organizado por eles) como no Engenharíadas Paranaense, um campeonato universitário estadual gigantesco. Existem diversas pessoas e papéis por trás de toda a organização, eles precisam adquirir os próprios recursos para lidar com os custos, além de toda a gestão de pessoas. Precisam ter todo um controle dos alunos que participam, da anuidade que os associados pagam para ganhar vantagens, dos atletas que defendem os times nos mais variados esportes, administrar a venda de produtos, a satisfação dos membros, a atração de novas pessoas, fechar parcerias, é como o funcionamento de uma empresa.

O desafio

A AC7 contratou a JR Consultoria porque enfrentavam alguns desafios com precificação e marketing. 1. Eles não utilizavam um método para precificar os produtos que vendiam, estipulavam os preços de acordo com o que achavam adequado. 2. Queriam saber se o valor que cobravam na anuidade dos sócios estava adequado com os benefícios que ofereciam. 3. Passavam por dificuldades quando algumas empresas ofereciam patrocínio e perguntavam quanto cobravam por isso, eles não sabiam quanto pedir. 4. Em relação ao marketing, a atlética sabia que tinha capacidade de atingir mais pessoas dentro dos cursos de Arquitetura e Engenharia, queriam atrair mais atletas para representá-los e entender o seu público, suas necessidades, a imagem que tinham da AC7 e sugestões para melhorar.

A solução

A JR elaborou a precificação dos produtos utilizando a metodologia do markup, que leva em consideração todos os custos da empresa para que nunca saia no prejuízo, adaptamos tudo ao ambiente da atlética, já que se trata de uma instituição sem fins lucrativos e sem algumas modalidades de custo, como tributações. Para analisar a precificação do pacote de sócio, realizamos uma pesquisa de mercado entre os sócios com o intuito de mensurar os benefícios utilizados e conseguir calcular o custo médio que cada sócio trazia para a atlética e concluir se o preço cobrado pelo pacote estava justo. A parte do patrocínio foi o maior desafio da parte da precificação, no Brasil não existe nada estruturado sobre isso, até mesmo grandes times de futebol não usam uma metodologia, o valor depende basicamente de negociações, não existe um cálculo geral que é utilizado pelos clubes. A equipe do projeto se especializou por conteúdos internacionais e conseguiu oferecer algo inédito: uma precificação exclusiva de patrocínio. Ela é baseada no impacto que a atlética gerava em cada campeonato e evento frequentado, redes sociais, ou resumindo, em qualquer exposição da marca, assim chegamos ao valor não só que eles cobrariam do patrocinador, mas um valor consistente que eles poderiam explicar o porquê. Também oferecemos um plano de marketing, e, para isso, foram necessárias diversas pesquisas de mercado. Uma delas, com quase 500 estudantes do campus onde a atlética atua, para saber qual imagem estava sendo passada aos alunos, o porquê de alguns não participarem, o quê os alunos esperavam da AC7, e perguntas para definir o público-alvo e as personas. Fizemos entrevistas qualitativas com alguns atletas e ex-sócios deles, analisando aspectos relacionados à valorização dos membros. Depois de muitos cruzamentos e análises, conseguimos definir o público-alvo e, o mais importante, 4 personas e a melhor forma de atingir cada uma delas.

O resultado

Com tantas pesquisas e tantas respostas, chegamos a muitas sugestões de como a atlética poderia engajar melhor seus membros, atingir mais pessoas e interagir melhor com elas. Conseguimos identificar quais ações, das que eles já faziam, estavam dando certo, do que o público gostava, do que poderia melhorar. Tendo como base todos esses resultados, elaboramos planos de ação, tanto estratégicos como digitais, para cada um dos desafios que a atlética enfrentava em relação ao marketing.

E aí? O que falta pra você construir A SUA história de sucesso? Conte com a JR pra isso, entre em contato com a gente!