Se eu te apresentasse as cores vermelha e amarela e falasse para você pensar em uma loja de fast food, em quem você pensa? Quando você vê o desenho de um papai noel e um urso polar, em qual marca de bebidas você pensa? Qual bebida te dá asas? 

Aposto que você automaticamente pensou no McDonalds, na Coca-Cola e na RedBull. 

E você sabe porque esses gatilhos te fazem rapidamente lembrar de alguma marca em específico? Justamente por causa do branding da marca! Mas, você sabe o que significa o termo branding?  

O que é branding

Branding é o termo da língua inglesa que significa "gestão de marcas". Trata-se de uma estratégia fundamental de marketing para a identificação e reconhecimento da marca no mercado. 

Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, em seu livro "Administração de Marketing": 

"O branding diz respeito a criar estruturas mentais e ajudar o consumidor a organizar seu conhecimento sobre os produtos de modo a tornar sua tomada de decisão mais clara e, nesse processo, gerar valor à empresa."

Resumidamente, o branding trabalha com elementos de identidade visual e brand voice para construir uma imagem clara e objetiva de determinada marca. 

Porque o branding é importante?

Em setores do mercado muito competitivos, o branding é essencial para fazer uma marca se destacar em meio a multidão. Hoje, existem diversas empresas de hambúrguer ou fast food, mas o McDonalds, através da sua gestão de marca, consegue ser a primeira que vem à cabeça das pessoas quando se trata de qualquer um desses dois setores. Sem seu branding forte, o McDonalds seria apenas mais uma marca desse mercado praticamente saturado. 

No entanto, o branding é responsável por criar valor para a empresa e também para os possíveis clientes, a partir da ligação direta entre as necessidades do público com os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. 

Na prática, para implementar estratégias de branding eficazes deve-se primeiramente olhar para seu público alvo. Então, através de uma pesquisa de mercado bem feita, você irá entender o comportamento do consumidor e o que ele mais valoriza. A partir desses dados adquiridos, será possível desenhar um planejamento de marketing alinhado com a sua gestão de marca. 

Benefícios de um branding forte

  • Fidelização dos clientes:

A gestão de marca nos permite construir relacionamentos fortes e duradouros com nossos clientes, pois interliga suas necessidades com os serviços ou produtos oferecidos por sua empresa. 

  • Reconhecimento da marca:

Através de um design único e marcante acompanhado de uma mensagem cativante, a marca permanece na memória das pessoas.

  • Identidade e cultura da empresa:

Além de construir uma identidade forte para os clientes da marca, o branding também define a imagem da empresa para seus próprios funcionários. E, se realizado da maneira adequada, fortalece o endomarketing da empresa, reafirmando seu propósito e motivando a equipe.

  •  Base para o marketing:

O Branding é o passo inicial para construir um plano de marketing forte para sua empresa. É a base para todas as campanhas de publicidade, posts em redes sociais e promoções.  

Elementos essenciais do branding

Identidade visual

Identidade visual é toda a informação visual que define quem é uma marca e a diferencia de todas as outras em um setor do mercado. Em outras palavras, ela representa tudo o que as pessoas conseguem enxergar, desde a logo até o design de interiores de uma loja. 

Ela é composta por elementos como o logotipo (símbolo representativo com design personalizado), uma paleta de cores padronizada e tipografia (estilo da fonte).

No entanto, é importante entender a psicologia das logos e como ela afeta a percepção que o público terá a respeito da sua marca. Ao criar um design, a combinação de formas e cores pode se comunicar com aqueles que as observam criando conexões emocionais e psicológicas. Os círculos, por exemplo, simbolizam a colaboração e infinitude, e a cor azul significa confiança e tranquilidade. 

Tom de voz da marca

O tom e a voz da marca se trata de como você irá se comunicar com o público e qual imagem você quer transmitir para eles. Não se trata apenas das palavras utilizadas, mas também da personalidade que elas transmitem que fortalecem o relacionamento próximo com seus leads ou clientes. 

No caso de um público composto por executivos e empresários, a comunicação deve ser formal e direta, utilizando de termos técnicos e dados mensuráveis. 

Agora, quando se trata de jovens da geração Z, é preferível uma linguagem casual, visual e interativa, utilizando por exemplo gírias, emojis e memes virais. 

Missão e Propósito

Consiste na definição do objetivo da sua empresa além do lucro, ou seja, do impacto que você pretende gerar na sociedade. Além disso, auxilia como um guia estratégico para alinhar a tomada de decisão com as intenções do seu negócio. 

Passo a passo da construção do Branding

  1. Definir o propósito da empresa assim como seus objetivos;
  2. Realizar uma análise interna da empresa por uma visão externa;
  3. Realizar uma análise externa, estudar o mercado;
  4. Definir o público alvo;
  5. Estabelecer uma identidade visual e estilo de comunicação com um plano de marketing

Conclusão

Construir uma marca forte requer tempo e consistência, mas o resultado não se limita apenas em atrair clientes. O branding significa também criar uma conexão com o público e uma imagem positiva a respeito do seu negócio. 

Então, sugiro que você comece a trabalhar na sua marca hoje mesmo! E não se esqueça: "uma marca forte não vende simplesmente produtos ou serviços, ela muda a vida e ajuda pessoas solucionando seus problemas"

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