IDENTIFIQUE OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO


Realizar uma Pesquisa de Mercado é muito importante para averiguar se é viável abrir um negócio ou inovar no universo comercial. Sem essa análise o seu novo negócio entra de maneira cega no mercado, sem a certeza se foi uma decisão sábia ou um equívoco. Mas você sabe o que é uma Pesquisa de Mercado?


O QUE É PESQUISA DE MERCADO?


A Pesquisa de Mercado é uma investigação aprofundada sobre o mundo dos negócios, em especial, a área em que você está inserido. Imagine que você quer abrir uma loja de roupas. É preciso fazer algumas perguntas antes para saber se é viável ter a loja no local que você quer. Por exemplo: Quais pessoas passam naquela rua? Elas comprariam os seus produtos? A localização está de acordo com o seu público? Quais são as outras lojas de roupa que tem perto? Elas são ameaças para o seu negócio?

A partir dessas perguntas são realizadas outras perguntas para as pessoas que estão frequentando os lugares perto da onde você quer abrir sua loja. Também é possível observar como as outras lojas de roupas da localidade estão gerindo o negócio. Essas são algumas etapas que fazem parte da Pesquisa de Mercado.

Então, para essa análise ser bem detalhada é preciso cumprir mais alguns tópicos importantes para conseguir informações valiosas sobre a concorrência, os consumidores e o mercado, com o objetivo de tomar decisões estratégicas para alcançar o sucesso do negócio.


ALGUNS DESSES TÓPICOS SÃO:


1. Conhecer o público-alvo: 


É essencial para chegar ao sucesso. Com essa informação é possível realizar o marketing de maneira eficaz, se diferenciar dos seus concorrentes e receber feedbacks para melhorias.

A Netflix é um exemplo de empresa que soube como trabalhar a partir das informações sobre o público-alvo. Fazendo uma análise profunda dos dados, ela conseguiu direcionar seus esforços em fazer um conteúdo original da marca e uma personalização de conteúdo para cada usuário. Além de sempre manter contato com o público a partir de pesquisas de satisfação e análise de feedback.  


2. Compreender o mercado: 


É possível entender necessidades que ainda não foram entendidas, criando oportunidade para lançar um novo produto/serviço. Além de que o conhecimento profundo sobre o mercado pode fazer com que a sua empresa desenvolva estratégias eficazes que vão posicioná-la para o sucesso a longo prazo.

Para deixar isso mais visual, vou mencionar a Tesla, liderada por Elon Musk, que entendeu que os consumidores estão cada vez mais à procura de automóveis elétricos por causa de fatores ambientais e eficiência energética. Então, introduziu carros elétricos com o desempenho e alcance comparáveis aos veículos tradicionais, alcançando vários consumidores.


3. Avaliar a viabilidade de produtos ou serviços: 


É importante saber sobre a demanda de serviços ou produtos antes de serem lançados, para a sua empresa diminuir os riscos, aumentar os recursos e tomar decisões mais assertivas.

Imagine que você quer implementar um novo sabor de sorvete na sua sorveteria. A partir de pesquisas que são descobertas algumas informações essenciais, como, por exemplo, se as pessoas vão consumir o novo sabor e se não irá gerar prejuízos. Levando em consideração seus dados, suas decisões serão tomadas com muito mais segurança.


4. Analisar a concorrência: 


Avaliar o ambiente competitivo que sua empresa se encontra, identificando oportunidades e ameaças e podendo desenvolver estratégias eficazes para se destacar no mercado. Observar os preços dos seus concorrentes também é importante para você agir de maneira mais sábia.

O Airbnb foi fundado em 2008 quando o mercado de hospedagem era tomado por pousadas e hotéis super tradicionais. Então, analisando os concorrentes, eles identificaram uma lacuna de oportunidade para conectar os viajantes com a população local. 


5. Desenvolver estratégias de marketing: 


Faz com que sua empresa alcance os objetivos de negócios, aumente a base de clientes e se destaque no mercado competitivo. 

Uma marca estabelecida no mercado por conta de suas estratégias de marketing é a Red Bull, que é conhecida por sua abordagem inovadora com os clientes. Possui a identidade da marca forte por ser associada com esportes radicais e aventura, e não apenas uma vendedora de energéticos. Além de seus eventos e patrocínio, o uso inteligente das mídias sociais e algumas colaborações estratégicas que ampliam seu alcance. Isso tudo só mostra que a Red Bull vai muito mais do que apenas vender um produto; ela oferece uma experiência por ter sua estratégia de marketing bem elaborada. 


6. Identificar oportunidades de crescimento: 


Encontrar as necessidades dos consumidores que ainda não foram atendidas e áreas para inovação. Isso envolve estar atento às mudanças no ambiente de negócios e buscar novas oportunidades.

Uma grande empresa que conseguiu identificar as necessidades dos consumidores foi a Amazon. Ela começou sendo uma livraria online e expandiu se tornando gigante em âmbito global na área de varejo, Se adaptou às mudanças no mercado e conseguiu se consolidar como uma das empresas mais inovadoras e bem-sucedidas do mundo.


Essas são algumas das diversas fases que o estudo do mercado precisa ter. Existem muitos outros estágios cruciais para que seu negócio entre de forma segura e cresça com facilidade, nós sabemos que são uma série de coisas para serem lembradas e efetuadas. É por isso que estou disponibilizando um ebook gratuito só para você que chegou até o final.

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