Não há dúvidas de que uma boa precificação é fundamental para manter a saúde financeira de sua empresa. Portanto, ter conhecimento sobre seu funcionamento é indispensável para evitar problemas em seu fluxo de caixa, além de refletir em maior controle de gastos e também melhor análise dos resultados financeiros ao final do mês. Desse modo, aprender a executar essa técnica de maneira correta e mantê-la atualizada, aumenta suas chances de sucesso no mercado.
Ficou curioso? Então entenda agora como fazer uma boa precificação!
Precificação é a definição de um preço para determinado produto ou serviço. Para realizar esse cálculo, é necessário considerar algumas variáveis, como:
A partir disso, é importante entender que a definição de um preço é flexível, podendo variar de acordo com as situações que uma empresa passa ao longo do tempo. Logo, ela deve ser aplicada a tudo que uma organização comercializa que tem a capacidade de possuir um preço e é variável para diferentes tipos e tamanhos de negócios.
1) Precificação baseada em custo: custo como base e definição do preço para chegar no lucro alvo.
2) Precificação baseada nos consumidores: preço determinado pelo valor percebido pelos clientes, e não pelo custo.
3) Precificação baseada na competição: preços com taxas variáveis e suscetíveis a oferta.
4) Precificação baseada nos concorrentes: preço dos concorrentes como base.
Quanto às estratégias no processo de definição de um preço, o foco pode variar:
Gasto é definido como tudo aquilo que sai do bolso da empresa. Sendo assim, este fator possui diversas classificações, que se dividem entre custo e despesa, fixo ou variável, e depreciação.
Margem de lucro é a porcentagem de lucro de uma empresa em relação a sua receita total. Portanto, esta varia de acordo com o tipo de preço de venda adotado. Além disso, de acordo com o setor de atuação do negócio, pode ser estimado em diferentes taxas, gerando uma variação no preço de seus produtos ou serviços.
Taxa de marcação é também conhecida como “markup”, esta representa um coeficiente aplicado sobre os custos a fim de tornar a precificação mais precisa.
Capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa tem a capacidade de produzir em determinado tempo, considerando os recursos disponíveis e o menor custo possível.
Antes de mais nada, para realizar o cálculo de precificação, é necessário diferenciar os processos e informações utilizadas para produtos e serviços, pois possuem variáveis e funcionamentos diferentes.
Na precificação de produtos, deve-se utilizar o custo de obtenção/fabricação, margem de lucro e os custos fixos da empresa, que, para serem divididos de maneira proporcional, tem-se a aplicação da taxa de marcação. A fórmula para determinação do preço é:
P = CVU * Mk
Sendo:
No processo de precificação de serviços, ao invés da utilização dos custos variáveis unitários, se utiliza o custo total. Este custo engloba os gastos do processo de aplicação do serviço, capacidade produtiva real e o gasto fixo total. Sendo assim, é representada por:
P = CT * Mk
Sendo:
Como visto anteriormente, o preço de um produto ou serviço depende de diversas variáveis e análises. Portanto, o preço tende a mudar por conta de fatores externos e internos do negócio, que são:
E, aqueles que contribuem para o aumento, podem ser:
Por fim, entende-se que o lucro de uma empresa é definido diretamente pelo processo de precificação que ela faz de seus produtos ou serviços, desse modo, a mesma deve ser analisada e calculada corretamente. Enfim, sabemos que este processo não é tão simples, mas, com a ajuda correta pode ser definitivo para o sucesso do seu negócio!
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