ANÁLISE PEST: entenda os benefícios para sua empresa

Análise PEST: entenda os benefícios para sua empresa

 A análise PEST é uma ferramenta utilizada para entender os fatores externos que podem impactar as operações da sua empresa. Os fatores analisados na análise PEST são os políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. A partir dessa análise, é possível tomar decisões mais assertivas para o seu negócio, de acordo com as condições que o ambiente oferece.

Quer saber mais? Então entenda agora como e porque fazer a análise PEST! 

 POR QUE FAZER A ANÁLISE PEST?

 Em primeiro lugar, para que as atividades operacionais da sua empresa gerem bons resultados, é necessário traçar um bom planejamento estratégico alinhado.E para isso, é necessário conhecer o contexto no qual a sua empresa está inserida. Dessa forma, você consegue considerar as mudanças no mercado para a definição dos objetivos organizacionais.

COMO FAZER?

Antes de mais nada, para realizar a análise, é preciso seguir algumas etapas:

1ª etapa: Analisar cada um dos fatores externos

Dentre esses fatores externos estão:

POLÍTICO:

Desde as relações internacionais, até a atual situação do governo de cada país, são pontos a serem considerados antes de tomar qualquer decisão no seu negócio. Afinal, o contexto político de um país também pode influenciar as oportunidades que são geradas para o mercado.

Exemplo de empresa que transformou elementos políticos em oportunidade: Sem Parar

 É possível relacionar a empresa “Sem Parar” com as questões políticas do país por ser uma organização do setor privado que trabalha em conjunto com uma iniciativa do poder público, o pedágio. Sendo o pedágio uma parada obrigatória, a empresa, por sua vez, oferta a proposta de pagar uma mensalidade para aqueles que optam por mais praticidade durante o percurso. Os clientes então, não precisam parar e podem seguir seu trajeto normalmente.

 ECONÔMICO:

 O PIB (Produto Interno Bruto) e as taxas de inflação, desemprego, juros e consumo são exemplos de fatores que influenciam a economia de um país e que devem ser analisados para a definição dos objetivos do seu negócio. 

 Exemplo de empresas que optaram por um modelo de negócio à base de economia colaborativa: Uber e Airbnb

 Essas empresas fazem parte de uma proposta econômica de consumo consciente, que visa proporcionar redução de custos e de consumo excessivo, que colabora para a economia como um todo, oferecendo oportunidades de emprego, por exemplo.

SOCIAL:

 Você precisa saber quem são os seus clientes, para conseguir conquistá-los, não é? Por isso, é fundamental compreender fatores culturais e demográficos do macroambiente no qual não apenas a sua empresa, mas também os seus clientes estão inseridos. 

Exemplo de empresa que se adaptou às necessidades da sociedade: Meta

 As pessoas estão cada vez mais próximas do mundo digital, e para as empresas, reconhecer isso como uma oportunidade pode contribuir significativamente para seu futuro. A exemplo da Meta (empresa responsável por aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp), que procurou entender as necessidades do seu público e a partir disso criou um novo ecossistema virtual: o metaverso. 

TECNOLÓGICO:

 A evolução tecnológica que ocorreu nos últimos anos, fez com que as empresas tivessem que se adaptar a essas mudanças para poderem sobreviver no mercado e criou um alerta: você precisa estar atualizado sobre o que está acontecendo no mundo para que o seu negócio não fique para trás.  

Exemplo de empresa que se desenvolveu a partir da tecnologia: Pfizer

 Um grande exemplo de oportunidade para o crescimento da empresa centenária de biotecnologia foi a Pandemia da Covid-19. Como há anos a Pfizer vinha investindo na tecnologia de RNA mensageiro, o maior desafio foi a produção em massa de vacinas de forma global, e que acabou sendo uma operação bem sucedida. Com 95% de eficácia, a vacina foi um marco no combate ao coronavírus.

 

ANÁLISE “PESTAL”

 Existem, ainda, mais duas letras que podem compor a sigla: “A” de fatores Ambientais, e “L” de fatores Legais.

AMBIENTAL:

 Todas as ações das organizações impactam de alguma forma o meio ambiente, seja positivamente, como a  reciclagem e utilização de fontes de energia renovável, ou negativamente, como a emissão de gases poluentes. Além disso, essas ações também afetam a visão externa, dos clientes, por exemplo, sobre a organização, e consequentemente os seus resultados. Por isso, é muito importante considerar os fatores ambientais para a definição dos objetivos da organização. 

Exemplo de empresa que colabora com o meio ambiente: Faber Castell

 A empresa atua na redução do uso de plásticos e na sua substituição por alternativas recicladas. Suas florestas absorvem toneladas de gás carbônico e neutralizam as emissões de suas fábricas. Além disso, 82% da energia utilizada é proveniente de fontes renováveis. Esses pontos fazem parte de uma iniciativa sustentável que só têm a contribuir com a natureza.

JURÍDICO:

 Estar de acordo com os fatores legais do local onde a empresa está inserida, desde o princípio, é necessário para os negócios manterem a sua existência ao longo do tempo. Desde o planejamento tributário, até as questões burocráticas, compõem uma série de necessidades tanto da organização quanto do público, para assim ambos concordarem com as condições propostas.

 Exemplo de empresa que possui responsabilidade social: Coca-Cola

 A política de gestão da própria empresa, além de prezar pela excelência de seus produtos, garante respeito às leis e regulamentações dos países nos quais a Coca-Cola está inserida. Também fazem parte de sua cultura organizacional o compromisso com a gestão sustentável de seus recursos, o respeito aos direitos humanos e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e diverso.

 

2ª etapa: identificar as oportunidades

 Após a análise detalhada dos fatores externos, deve-se identificar os fatores que impactam a empresa para a tomada de decisões. Suponha que  tenha um crescimento econômico significativo no seu país, o que aumentou a capacidade de consumo da população. Este pode ser um cenário favorável para você começar um novo negócio ou aumentar os investimentos na sua empresa.

 

 

3ª etapa: identificar as ameaças

 Além de oportunidades, a análise de fatores externos permite identificar ameaças que podem comprometer os resultados da sua empresa. Um exemplo, é buscar entender o que os seus concorrentes estão fazendo, para descobrir o que o seu negócio pode fazer diferente para se destacar no mercado. 

 

4ª etapa: elaborar nova estratégia com base nos dados coletados

 Ao se concluir o estudo de cada fator externo, cabe à empresa traçar planos de curto, médio e longo prazo, a fim de otimizar seu crescimento no mercado de acordo com seus objetivos. Assim, as chances de tomar decisões assertivas são maiores, e o risco de prejuízo é menor.

 

Conclusão

 Por fim, entende-se que a análise PEST pode contribuir muito para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa, auxiliando na  identificação de  oportunidades e ameaças. Desse modo, utilizá-la para a tomada de decisão do seu negócio pode ser a chave do sucesso!

Ficou interessado? A JR Consultoria pode te ajudar!

 

 

 

 

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