Leve vantagem no mercado encontrando o preço ideal para os seus produtos
O que é precificação?
Quando vamos aos estabelecimentos, é comum nos depararmos com diversos produtos a nossa volta e com preços dos mais variados possíveis. No entanto, alguma vez na vida, você já se questionou o porquê daquele produto estar custando certo valor? Ou até mesmo parou para refletir o que foi levado em conta para determinar o preço final do produto desejado?
Essas são algumas perguntas que nos ajudam a entender, e a partir disso começar a dar valor a todo esse processo de precificação.
Para dar início, precificar um produto é entender e mensurar todas as variáveis que estão diretamente ou indiretamente ligadas ao item/serviço em questão. E a partir disso, chegar a um valor que arcará com todos esses custos mensuradas e ainda gerará um lucro ao final da venda, ou seja, o Preço de Venda.
Por que devo fazer a precificação de produtos?
É de conhecimento geral, que ao ingressarmos no mundo do empreendedorismo, um de nossos principais objetivos é ganhar capital ao final de cada atividade/venda realizada. No entanto, será que todas as pessoas precificam de maneira adequada? Essa resposta é simples, NÃO! E um dos motivos pelos quais as pessoas acabam falindo é pelo fato de não saberem medir o preço de venda de seus produtos. Por isso, acabam tendo a falsa impressão que estão lucrando, mas na realidade estão é perdendo dinheiro.
Tendo isso em vista, fazer uma precificação adequada de seu produto é um bom primeiro passo para conseguir atingir o seu objetivo final de lucrar no mercado. Por isso, a precificação bem feita é tão importante para o bom funcionamento da sua empresa.
Como fazer a precificação de produtos?
Para dar início ao processo de encontrar seu Preço de Venda ideal se faz necessário entender o método a ser usado, o da Taxa de Markup, esse que baseia-se numa metodologia que envolve todos os custos ocorridos, da matéria-prima às despesas de comercialização, para conseguir chegar ao preço final, de uma forma que proporcione lucro para a sua empresa.
O multiplicador ou taxa de marcação (mark-up) é o valor encontrado para a formação dos preços e que serve para simplificar as suas contas. Multiplicando-se esse número (TM) pelo valor de aquisição das mercadorias, automaticamente encontra-se o preço de venda do produto em questão.
Como encontrar a (TM)?
A taxa de marcação é encontrada através da divisão do Preço de Venda (PV), sobre o Custo de Aquisição (CA) de determinado produto. Ou seja:
Antes de encontrarmos a TM, primeiro busca-se encontrar o Preço de Venda (PV), que consiste na soma de alguns números:
- Custo de Aquisição (CA): O valor pelo qual você pagou na hora de realizar a compra do seu produto.
- Tributos (Tr): Todos os impostos e taxas que você tem que pagar na hora de realizar a venda.
- Custos Fixos (CF): Todos os custos que você tem todo mês e que você sabe que você terá que pagar. Por exemplo: Aluguel de máquinas e Funcionários.
- Margem de Lucro (ML): O quanto, em porcentagem, que você pretende lucrar com a venda do produto. (Lembrando que é necessário realizar uma pesquisa de mercado para entender os preços do seus concorrentes e não utilizar uma ML absurda comparada à eles.
Como fazer o cálculo de Precificação de Produtos:
O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por 1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.
Ou seja:
Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).
Ou seja:
Exemplo de Precificação de Produtos
Com a pandemia, e a demanda por uma renda alternativa, você decidiu começar a vender doces caseiros na sua região. Para tal, você terá alguns gastos, e uma necessidade de estabelecer o preço de venda de seus doces, a fim de obter o seu lucro desejado.
Primeiramente, será necessário elencar os gastos com a aquisição dos ingredientes. Na hipótese, que você deseja vender brigadeiros gourmets, você terá os seguintes custos:
- Chocolate em pó
- Leite Condensado
- Granulado para brigadeiro
- Manteiga
Supondo que para fazer uma receita, que renda 15 brigadeiros médios/grandes, você gaste em torno de 10 reais.
Em uma semana, você produz 10 receitas.
Totalizando, assim, seu Custo de Aquisição (CA) em 100 reais.
Além disso, é necessário embalar seus brigadeiros, na hipótese que você venda em pacotes com 5 unidades. Serão necessárias 30 embalagens. Que custarão em torno de 1 real cada.
Também, deve-se levar em conta o seu gasto com entrega dos brigadeiros, que podem ser feitos de diferentes formas, mas na hipótese que você entregue de carro, e apenas para os bairros mais próximos, na semana seu gasto com gasolina será de 70 reais.
Totalizando seus custos fixos (CF) em 100 reais.
Como você iniciou agora no ramo e sua quantidade não é elevada, a divulgação não terá gastos e pode ser feita nos grupos das redes sociais ou até por mensagem para conhecidos.
Isso se aplica para a tributação, por se tratar de um comércio ainda informal, no começo, e como uma forma de aumentar a renda, nessa hipótese a tarifa será nula.
Por fim, supondo que você defina querer ter uma margem de lucro de 50% ou 0,50.
Então seu preço de venda será:
Trazendo esse valor para a embalagem com 5 unidades, o Preço de Venda será de 14 reais a embalagem.*
*O valor foi aproximado.
Com essa precificação, será possível arcar com todos os seus gastos, e ainda obter um lucro de 50% sobre seus gastos.
Agora que você entendeu como é o processo de precificação de produtos, tudo fica mais simples para obter a maior vantagem no mercado.
Por fim, ficou com alguma dúvida nesse processo ou quer saber mais de perto como nossos consultores trabalham o processo de precificação? Contate os nossos consultores!
Excelente explicação e didática de ensino. Meus parabéns e obrigado por sua dedicação em ensinar.